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Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

POESIA MINEIRA
Coordenação de WILMAR SILVA


CÉSAR GILCEVI

CÉSAR GILCEVI

 

 

Músico e poeta, nasceu e vive em Belo Horizonte, Minas Gerais, desde 1977. Letrista e baterista da banda de rock Carolina Diz, com o qual gravou em 2004 o cd independente se perder.

 

 

     cinzas                                  entre paralelo                           e palavra
     na retina                              uma dívida de imagens
     adestra                                fantasmas
    
o espelho                             retém a herança                       ágrafa
     jazida de lapsos                    passos                                     em falso
     na cicatriz                            urgências desposam                  infernos
     mapas de cilícios                   não silenciam                           as ramagens
     destempos coroando             escuros                                    contra
     fúrias cardíacas                    (in)fartam a estação
     agora                                  do quintal da infância
                                               aparelhada de tentativas
     abril                                    maquina o auge                        céus
                                               sem júbilo                                fecham
     pálpebras                            despojos gratificam                   vermes
    
hospeda                              a contagem                              final
     descerra a limalha                dos ossos
                                               o grito
     em tudo                              o que éramos

 

 

Extraído da obra O ACHAMENTO DE PORTUGAL. Wilmar Silva, org. Belo Horizonte: Anome Livros, 2005.  112 p.

 


DIMENSÃO – REVISTA INTERNACIONAL DE POESIA.         ANO XX – No. 30.  Editor Bilharino.   Capa; Visual de Gabrile -Alfo Bertozzi. Uberaba, Minas Gerais, Brasil: 2000.  200 p.   No. 10 787      Uberaba, MG – Brasil. Capa: Visual de Gabriele-Aldo Bertozzi. Editor: Guido Bilharino 200 p.                 AS x. biblioteca de Antonio Miranda

 

 

                      as febres voltam
                   falantes fissuras
                   atalhando-se nas rugas
                   tecendo andanças entre
                   as janelas incessantes
                   visitadora a ilusão olorosa
                   se esgueira na aragem
                   sagra o triunfo do nome
                   sobre a lápide
                   e já é tarde para
                   substituir-se
                   nas paredes caiadas
                   úmida escritura
                   o cortejo de musgos
                   inicia hinos
                   o verdoso o charco
                   se agiganta nos passos
                   de uma noite soterrada
                   como um rosto sem ângulos
                   nas vozes chuvosas
                   espreitando a casa
                   neblinas se flagelando
                   nas vidraças
                   no fulgor da fuga
                   excitando a poeira
                   da estrada, na sede
                   se inclinando beijo
                   na água que grita
                   ensalivada

* 

   julho sob círios, rincões: rios retornáveis
   um viço de vivendas de vozes maturando mosaicos,
   miasmas      espoliando a polidez dos talheres

   num penhorar de náufragos, espaços, epílogos
   sua silhueta salda as sombras: simulacros, estuários
   de alturas cifradas, labor lento de língua no léu.

   sob o pórtico paira, treva sem leme, à chegada
   ascendo-te ao ludíbrio enluarado (ainda
   pedra-memória rolando sob um acaso de cheiros)

   : ilha habitando-se do precário: redoma de embates
   arquitetura-só-osso imémore no mestrado das margens
   suas subolheiras sibilam senhas narcóticas, sustém

   o périplo das sedes; a véspera do pasto de hastes
   pânicas (galos ensaiando sóis, ponteiros) seguem
   o rastilho movediço de velhas cartas dizendo

   bobagens: o menino sujo de vazios ostenta dédalos
   na ânsia de portos
diadema de estio ubíquo branco
        no branco                      o escrutínio se inscrevendo

   no ver-se em vaia?  Cansados festins entrepernas
    (limos ulceram, gargalham mundo nas coisas)
   
espectador de velames onde lençóis farpam-se

    chapado até o último centavo apascentando
    assombros & a certeza única: a cabeça (monturo
    de árias) restando-se lassa enfeixando-se

                       na própria cilada
                               como um búzio
                        de chumbo

     arquejando ardências
    

 

*
Página ampliada e republicada em abril de 2024

 

 

Página publicada em novembro de 2008



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