SYLVIA CYNTRÃO
Graduada em Letras pela UFRJ/Brasil;.Mestre e Doutora em Literatura brasileira pela Universidade de Brasília/Brasil com tese sobre a poética da canção de Chico Buarque e Renato Russo entre outros autores. Professora do Departamento de Teoria Literária e Literaturas na Universidade de Brasília-UnB. Editora da Revista Cerrados de Literatura (de 2004 a 2007) do Programa de Pós-graduação em literatura da UnB. Membro do Conselho Consultivo da Revista Humanidades da mesma instituição.
Publicações: a)Livros publicados com uma visão teórica da poesia contemporânea e das letras de canções: Da paulicéia à centopéia desvairada: a MPB e as vanguardas. Com Xico Chaves, pela Elo Editora, RJ, 1999. A forma da festa: Tropicalismo,a explosão e seus estilhaços (org.) pela Editora da UNB, 2000. Como ler o texto poético: caminhos contemporâneos. Pela Editora Plano, Brasília, 2004.
Livros de poesia: Sopros e Mordidas. Elo Editora, RJ, 1999. Coração em III Atos. Elo editora, RJ, 2001. O quarto e o ato. Editora Esquina da palavra, 2007, com apoio do FAC (Fundo de Arte e cultura do GDF) .
Sua poesia , caprichadamente (às vezes até hermeticamente) erótica, tem uma força e beleza incomuns. Suas imagens (e você deve lembrar no princípio de Marinetti: “o sangue da poesia são as imagens” são de uma beleza e originalidade fora de série. Rinaldo de Fernandes
Cara Sylvia: me gustaron mucho sus poemas. Sucintos, sensuales, intensos. Sutiles dentro de um marco tan vital. Incluso sebntí hambre, aromas, ganas. Y encontre cierto parenteso conmigo (perdón). En la concentration , en la irradiación. Y, al mismo tiempo, en lo vital. Gracias, sons abrosos. Son hondos. Rodolfo Alonso
MONTEMEZZO, Luciana Ferrari. Federico García Lorca. Trilogia da terra espanhola. Traduzido por Luciana Ferrrari Montemezzo. Porto Alegre: Bestiário Class, 2022. 352 p. ilus. 24 x 21 cm. ISBN 978-65-84571-12-6 Ex. bibl. Antonio Miranda
[As peças teatrais de García Lorca, representadas pelo mundo, além dos diálogos tradicionais e constantes, também incluíam, como cabe a um dramaturgo que era um dos maiores poetas de sua geração, também incluir poemas... Alguns deste exemplos lírico, escolhemos e vão a seguir: /nota de Antonio Miranda, não da autora das excelentes traduções...]
veja e leia o texto do ensaio: aqui
The Selected Poems of Miguel Hemández:
O QUARTO E O ATO
Brasília: FAC/ Esquina da Palavra, 2007
“Sylvia é pura combustão. Sua poesia consegue alimentar-se ao mesmo tempo na tradição literária e num mergulho personalíssimo nas águas mais dolorosamente turvas do sentimento amoroso, na contabilidade de doídas perdas afetivas que, ainda assim, não impedem a aposta numa difícil alegria, tecida pela esperança de renascimento a partir dos escombros da paixão”. Antonio Carlos Secchin
rosa medidativa
(à moda de Gala)
era uma vez uma rosa suspensa
que era sombra
e também gramado
... em vez de Dali
era você sobre o meu cerrado
O IVquarto e o 2. ato
(em feitio de Ronato Russo)
se eu tivesse voado
como passarinho
se eu tivesse brigado
como gato
se eu tivesse falado
a língua dos anjos
criado
como mãe
pregado
como santa
amado como fêmea...
se eu tivesse lutado como palavras e atos
não teria sido a luta mais vã
eu só precisava ter te amado
como se não houvesse amanhã
OUTROS POEMAS
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memória de Tróia
( lembrando Enéas)
revogo minha história que não faz inveja a outra Helena
-aquela de Tróia
sou obrigada a descriminalizar minha morte
que ninguém viu você entrar nem sair
assim como certos crimes jamais serão resolvidos
assim o seu
suas mãos bem lavadas
redimem o dolo
de empunhar um punhal de prata
( como disse Cecília poeta,
o problema não é morrer
mas saber quem te mata...)
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a verdadeira leveza do ser
essa mania de focos
melhor fossem
f
l o
c
O s
elogio às coisas
(como em Borges)
ou claro ou escuro
ou água ou fogo
a retidão do provável grita
e dói
por entre sombras e sedes
reflexos e semitons
a alma voyeur sussura
e sorri
frações do tempo
entrelaçadas na ante-sala do acervo
encaminham cores
e matizes
só eu sei que
as coisas que me cercam
sigilosamente são você
(Finalista do prêmio SESC Carlos Drummond de Andrade 2005)
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marco zero
ouvi aqui e ali
a crítica
-por que fazer poesia hoje?
ouvi até a palavra indecente
e , é claro, a ouvi esteticamente
então filosoficamente pensei
na lucidez de Maiacovsky...
-sua anatomia, poeta, não ficou louca
loucos são aqueles que desdenham pensar com o coração
eu não
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...epur si muove
( ou...assim também em Galileu)
o esplendor da manhã não se abre com faca
diz manoel de barros
nem que haja tiroteio cerrado de
silêncios e pausas
não entendo de armas mas
entendo de música
tons, semi-tons,propagação de sons
faço escuta clandestina
preparo a pele para o sol
( não há como impedir o calor... a queimadura sim!)
nua nem surda nem cega
apuro o paladar
a manhã é reordenada geografia
ultrapassado o canto das sereias
afino minha palavra
especiaria
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Sylva Cyntrao e Antonio Miranda (maio 2015)
Página republicada em fevereiro de 2008.
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