Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GABRIEL GUIRÁ

 

Gabriel Guirá (Gabriel Araújo de Aguiar) nasceu em Brasília em 1993. Começou escrevendo dramaturgia para grupos de teatro de Sobradinho – nos quais também iniciou o seu trabalho de ator – até encontrar em seus processos musicais a paixão pela poesia. Em 2008 venceu com a poesia “Flores Químicas” o I Concurso Nacional de Poesia em Superdotação – empreendido pela NAAH/S (Núcleo de Atividades de Altas Habilidades / Superdotação) em parceria com a Biblioteca Nacional de Brasília e com o copatrocínio da Embaixada da Espanha em ocasião da I Bienal Internacional de Poesia de Brasília – e esteve entre os finalistas do I Prêmio Nacional de Redação Assis Chateaubriand. Em 2010 foi expositor do seu trabalho literário no I Congresso Internacional Sobre Altas Habilidades, em Curitiba. Em 2014 venceu o IV Concurso de Microcontos de Humor de Piracicaba com o microconto “Homens Não Choram”, exposto no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, o qual inaugurou o seu trabalho com a micro poesia, publicado periodicamente em sua página no Facebook: www.facebook.com/poetagabrielguira. Contato: gabrielguira@outlook.com.

 


GABRIEL ARAÚJO DE AGUIAR

 

Premiação do I Concurso Nacional de Poesia em Superdotação durante a I Bienal Internacional de Poesia de Brasília, 2008:


GABRIEL ARAUJO

 

 

VENCEDOR DO CONCURSO  NACIONAL DE POESIA / I BIENAL INTERNACIONAL DE POESIA DE BRASILIA, SETEMBRO DE 2008. PRIMEIRO LUGAR.

 

“Flores Químicas”, publicada no livro bilíngue português-espanhol “Poesia em Superdotação” com as demais poesias classificadas no concurso.

 

 

TEXTO EM PORTUGUÊS    /   TEXTO EN ESPAÑOL

GABRIEL ARAÚJO DE AGUIAR

 

Em “Flores Químicas”, o eu-lírico pinta, com a “tinta mofada” do pessimismo característico da adolescência, a sua revolta e o seu desencanto com a realidade ameaçadora e cruel dos nossos dias e com a hipocrisia  dos valores impostos. Ou seja, abomina tudo isso, pois quer outra pátria, outro mundo sem tanto desassossego, sem tanto sofrimento.  Outro mundo, onde o viver não seja tão perigoso. Há momentos em que o eu-lírico  mostra sentimentos contraditórios, ao mesmo tempo é compassivo com os que pecam, erram, nascem e morrem.  Mas ele prega a destruição daqueles que caminham sem rumo, sem objetivos. Aos idealistas, às pessoas do bem, aos que lutam por uma sociedade mais justa, mais fraterna, menos violenta, ele devota admiração e apreço. Transparece ainda a crença de que nosso mundo é um vale de lágrimas; lugar só de sofrimento e dor. Vestido com a túnica dessa visão de mundo, o eu-lírico encerra o seu desabafo com um pessimismo que precisa ser trabalhado na família, na igreja e na escola,  a fim de não se tornar uma filosofia de vida: “aos que sequer nascem / Eu dou os meus parabéns / Esses, pelo menos, nunca sofrerão.” Eurípedes Rodrigues da Costa, professor-escritor). 

GABRIEL ARAÚJO DE AGUIAR

O projeto “POESIA EM SUPERDOTAÇÃO” foi empreendido, em 2008, como parte integrante da programação da I BIENAL INTERNACIONAL DE POESIA DE BRASÍLIA, que aconteceu em setembro do mesmo ano e que trouxe a Brasília, por concurso, jovens poetas superdotados de todo o Brasil. Organizado por Olzeni Leite Costa Ribeiro, Andréa Coelho de Andrade Azevedo, Elizete Fernandes Queiroz e Josué de Sousa Mendes, membros do NAAH/S – Núcleo de Atividades de Altas Habilidades /Superdotação do Distrito Federal, em parceria com a Biblioteca Nacional de Brasil e o co-patrocínio da Embaixada da Espanha.  Como resultado, os vencedores foram trazidos para a cerimônia de premiação em Brasilia e os textos publicados em livro bilíngüe português-espanhol (ver capa)., editado pela EME EDITORA – ISBN 978-85-89464-19-2.

 

“Homens Não Choram”, Microconto vencedor do IV Prêmio de Microcontos de Humor exposto no Museu da Língua Portuguesa (São Paulo).

Micro poesias publicadas na página do Facebook www.facebook.com/poetagabrielguira:







Página ampliada e republicada em maio de 2016.

 




Voltar para a  página do Distrito Federal Voltar ao topo da página

 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar