(FOTO: Peterson Azevedo, 2017)
WESLEY CORREIA
Wesley Barbosa Correia ou Wesley Correia (Cruz das Almas-BA, 21 de outubro de 1980) é um poeta, ficcionista, ensaísta e professor brasileiro.
Influências: Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus, Livia Natalia, Rita Santana, José Carlos Limeira, Guimarães Rosa, Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector, Alice Walker, Pepetela, Paulina Chiziane, Sapphire, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gabriel García Márquez
Escola/Tradição: Pós-modernismo Religião: Candomblé.
Wesley Correia graduou-se em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS (2002), onde também cursou Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural (2005). É doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2015), tendo realizado Doutorado Sandwich na Universidade de Lisboa – UL (2014). Como poeta e ficcionista, tem participado de antologias publicadas no país e como ensaísta tem publicado títulos de crítica literária e cultural em revistas especializadas. Foi professor de Literatura Brasileira na Universidade do Estado da Bahia – UNEB e representou o Brasil, ao lado de outros poetas, no XI Festival Latino-americano (Colômbia, 2007).
Em 2009, integrou a coletânea Carlos Drummond de Andrade, produzida pela Fundação SESC, com o poema Estudo sobre café. Participou como convidado das edições de 2017 e 2018 da FLICA - Feira Literária Internacional de Cachoeira e da FLIPELÔ - Feira Literária Internacional do Pelourinho. Atualmente, colabora com o blog O Coletivo, além de ser professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, onde coordena o Curso de Pós-graduação em Estudos Étnicos e Raciais: Identidades e representação – CPgEER.
Seus poemas foram traduzidos para o inglês, espanhol e romeno.
COLETÂNEA DE POESIAS – PRÊMIO SESC DE POESIA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE 2008. Brasília. DF: Serviço Social do Comércio do Distrito Federal SESC DF, 2008. 185 p. Ilus. fotos dos poetas e do júri.
ESTUDO
SOBRE CAFÉ
Entorpecida pelo aroma dos segredos,
Zélia afirma:
— Café purifica a alma!
E a alma,
perfumada de heras francesas,
mergulhada em fragrâncias celestiais,
lê poemas de Mário Quintana.
Página publicada em agosto de 2020
|