Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ALTAMIRANDO REQUIÃO

 

Altamirando Alves da Silva Requião (Salvador, 27 de agosto de 1893 — Salvador, 22 de outubro de 1989) foi um intelectual e político brasileiro. Exerceu o mandato de deputado federal constituinte pela Bahia em 1946.

Graduado em Direito, também atuou como professor, poeta, ensaísta e jornalista. Fez parte da Academia de Letras da Bahia e foi proprietário do jornal Diário de Notícias, entre os anos de 1919 e 1939.

No campo das artes, Altamirando Requião foi um nome importante na expressão de uma literatura regional baiana, especialmente por meio de romances históricos. Ainda que dividisse seu tempo entre a carreira artística e a de jornalista, nunca precisou se afastar das redações de jornais para conseguir conciliar as duas coisa. Ao contrário disso, ele se beneficiava desse caminho facilitado aos veículos de comunicação para garantir um espaço cativo de publicação de suas obras.

Requião também foi membro da Academia de Letras da Bahia. Ingressou para a instituição em 1941, quando substituiu a cadeira de número 10, antes ocupada por Muniz Sodré. Contribuiu para que a Academia Baiana de Letras fosse fundada, em 1910, quando Altamirando tinha apenas 17 anos de idade. Ele também era um contribuinte e correspondente frequente das Academias de Letras de Minas Gerais e Alagoas

Como poeta, tinha influência autores como os britânicos William Shakespeare e Lord Byron, além do brasileiro Álvares de Azevedo. Publicou suas produções em veículos de comunicação como a revista Via Láctea e a Revista Brasil.

Em 1918, lançou “Luz: Poesias de Duas Épocas”, uma coletânea de poemas que recebeu críticas favoráveis de importantes nomes da época, como os autores Monteiro Lobato e João Grave. Dividida em sete partes, a obra engloba temas como sentimentos amorosos, perfeição formal, questões do sertão e até mesmo homenagens a familiares e personalidades próximas. Essa indefinição estética literária o aproxima da corrente pré-modernista brasileira. Ao mesmo tempo, flerta com características do Romantismo, quando demonstra preocupação com a forma, as rimas e o lirismo presente nos versos.

Faleceu em 22 de outubro de 1989, na cidade de Salvador.

Fonte: /pt.wikipedia.org/wiki

 

Extraído de

ALBUM DE POESIAS.  Supplemento d´O MALHO.   RJ: s.d.   117 p.  ilus. col.  Ex. Antonio Miranda

 

 

 

Página publicada em março de 2019


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar