OZIEL SOARES DE ALBUQUERQUE
VENCEDOR DO CONCURSO NACIONAL DE POESIA / I BIENAL INTERNACIONAL DE POESIA DE BRASILIA, SETEMBRO DE 2008 – SEGUNDO LUGAR.
Nasceu em 11 de agosto de 1990. Escreve poemas românticos, de cordel e contos. É atualmente (em 2008) estudante do 3º ano do Ensino Médio.
Contato: oziel.poeta@hotmail.com
TEXTO EM PORTUGUÊS / TEXTO EN ESPAÑOL
|
O texto é um monólogo que expressa uma crítica e um projeto, um desejo de mudança. Por não haver mais artistas que falem do belo, do amor, do carinho, do humano, Oziel perde em força expressiva, mas logo é compensado pelo tom sacrificial que aplica a si mesmo, como qual dialogo, como se fosse seu duplo. Levando em consideração a idiossincrasia do autor, digo que estamos diante de um belo texto. A conexão das frases reflete um encadeamento simbólico lógico: “que não queria nascer de novo”. O melhor seria conversar com o autor e com ele trocar idéias. Assim, descobriria outras metáforas guardadas no seu inconsciente.O texto, enfim, é um desabafo. Um grito. Um lamento. O grande complicador é a postura do autor diante da vida, diante de si mesmo.Ele é, aparentemente, o emissor e o receptor. Parece escrever para si mesmo. É de um lirismo cujas palavras falam o que está escrito. Um texto que nos coloca contra a parede da indecisão, do imobilismo. Muito bom! Professor Clodomir.
|
O projeto “POESIA EM SUPERDOTAÇÃO” foi empreendido, em 2008, como parte integrante da programação da I BIENAL INTERNACIONAL DE POESIA DE BRASÍLIA, que aconteceu em setembro do mesmo ano e que trouxe a Brasília, por concurso, jovens poetas superdotados de todo o Brasil. Organizado por Olzeni Leite Costa Ribeiro, Andréa Coelho de Andrade Azevedo, Elizete Fernandes Queiroz e Josué de Sousa Mendes, membros do NAAH/S – Núcleo de Atividades de Altas Habilidades /Superdotação do Distrito Federal, em parceria com a Biblioteca Nacional de Brasil e o co-patrocínio da Embaixada da Espanha. Como resultado, os vencedores foram trazidos para a cerimônia de premiação em Brasilia e os textos publicados em livro bilíngüe português-espanhol (ver capa)., editado pela EME EDITORA – ISBN 978-85-89464-19-2.
|