Foto e biografia: http://www.bmel.pt/
MANUEL A. DOMINGOS
Manuel A. Domingos nasceu em 1977 na Vila de Manteigas. Aos quinze anos desloca-se para a Guarda para aí frequentar a Escola Secundária Afonso de Albuquerque, concluindo no ano de 2000 o curso de Professores do Ensino Básico, variante português/Inglês, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico da Guarda.
Em novembro de 2000 participou no Ciclo "Lugar aos Novos" promovido pela Câmara Municipal da Guarda. Desenvolveu, na sua terra, a "Hora do Conto", em parceria com as Escolas do 1º ciclo do Ensino Básico do Concelho de Manteigas. É professor do 2º ciclo do Ensino Básico, lecionando as disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa.
Tem colaboração dispersa em várias revistas como "Praça Velha" (Guarda), "Palavra em Mutação" (Porto), "Sulscrito" (Faro), Big Ode (Lisboa), Sítio (Torres Vedras), Piolho (Porto), A Sul de Nenhum Norte (Coimbra), e Enfermaria 6 (Lisboa). Foi colaborador do suplemento literário "Correio das Artes" (João Pessoa, Brasil). Tem participação em várias antologias e fez traduções como "Ártico", "Ham On Rye: Pão com Fiambre", "Que o Fogo recorde os nossos nomes" e "Falta de Ar". Dirige a pequena editora Medula.
Obras:
Entre o silêncio e o fogo (Poesia)(2002)
Mapa (Poesia)(2008)
Eu queria encontrar aqui ainda a Terra (Teatro) (co-autor) (2009)
Teorias (Poesia)(2011)
Penumbra (Poesia)(2012)
Vala Comum (Prosa)(2013)
Interrupção (Poesia)(2014)
Baço (Poesia)(2015)
O PRISMA DE MUITAS CORES. Poesia de Amor portuguesa e brasileira. Organização Victor Oliveira Mateus. Prefácio Antônio Carlos Cortes. Capa Julio Cunha. Fafe: Amarante: Labirinto, 2010 207 p. Ex. bibl. Antonio Miranda
Agora entendo Niemeyer
à Carla Ribeiro
Nunca me canso
do teu corpo
sem ângulos retos
que impedem o avançar
das mãos
Nunca me canso
de o dizer
apesar de tu rires sempre
e eu perguntar
porquê?
porque gosto quando falas
assim
Então volto a repetir
nunca me canso
do teu corpo
sem ângulos retos
que impedem o avançar
das mãos
tu ris
outra vez
e o dia é bom
***
VEJA e LEIA outros poetas de PORTUGAL em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/Iberoamerica/portugal/portugal.html
Página publicada em janeiro de 2021
|