Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://espalhafactos.com/

 

DANIEL GONÇALVES

 

 

 

 

Daniel da Silva Gonçalves (Wetzikon, Zurique, 20 de abril de 1975) é um poeta e professor português.

Veio para Portugal aos 8 anos de idade, tendo a família se radicado em Santo Tirso. Estudou no Seminário do Bom Pastor (Ermesinde) e na Universidade do Minho (Braga), onde concluiu a Licenciatura em Ensino de Português (1999). No ano em que se licenciou, foi para a ilha de Santa Maria [1] como Docente na Escola Básica e Secundária de Vila do Porto (atual Escola Básica e Secundária de Santa Maria).

Foi coordenador do Grupo de Ação Local de Santa Maria no âmbito do "Projecto Raízes II" entre 2005 e 2007. Exerceu o cargo de presidente da Associação Juvenil da Ilha de Santa Maria (AJISM) (2007-2012) e fundou a "Ovo Criativo" (2013) da qual é presidente da Direcção.

No plano político foi militante do Partido Ecologista Os Verdes (PEV), e encabeçou a lista da CDU em Santa Maria às eleições regionais em outubro de 2012.[2] Nas eleições autárquicas de 2013 encabeçou a lista da CDU à Assembleia Municipal,[3] para a qual foi eleito como deputado, tendo deixado o cargo um ano depois.

Iniciou a sua atividade literária ainda na adolescência: aos 17 anos de idade, obteve o 1.º prémio do Concurso Internacional de Poesia do Centro Internazionale Amici Scuola (CIAS) promovido pela UNESCO (Itália, 1993). Um ano depois obteve o 3.º prémio no Concurso Nacional de Poesia, integrado nas comemorações do Ano Internacional da Família (Portugal, 1994). Ambos prémios contemplaram unicamente um poema sujeito aos temas propostos.

Em 1996 vieram a público as primeiras publicações dos seus textos, na "Antologia de Poesia dos Alunos das Residências Universitárias da Universidade do Minho" e na "Antologia de Novos Autores de Braga – Somos a Água que Corre, Não a que Passa".

No ano de 1997 a sua obra "a respiração dos gestos" venceu o Prémio de Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores/Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (APE/IPLB ), que veio a ser publicada pela Difel em 2000, sob o nome "daniel s. g.".

Em 2003 foi editada pela Labirinto a obra "um lugar onde supor o silêncio", que recebeu o Prémio Cesário Verde 2003 e, no ano seguinte (2004), a obra "afectos das palavras", pela mesma editora.

Participou nas antologias "Isto é Poesia" (Labirinto, 2004) e "afectos I", "afectos II", "afectos III" e "afectos IV" (Labirinto), nas revistas literárias "neo" (Universidade dos Açores2002) e "Saudade" (Amarante – Fundação Teixeira de Pascoaes2006).

Como coordenador, foi responsável por uma recolha do património literário da ilha de Santa Maria, intitulada "a memória é uma pedra que arde por dentro", que ascende atualmente a 4 volumes.

Em 2007 publicou "Dez anos de solidão", uma antologia de 10 anos de poesia.

Em 2009 as suas poesias complementaram o livro de fotografias de Pepe Brix, "Rumores para a transparência do silêncio". No mesmo ano, venceu a 1.ª edição do Prémio de Poesia Manuel Alegre com a obra "um Coração Simples", sob o pseudónimo "Inês Finisterra". A premiação, criada em 2008 para estimular a criação literária e o aparecimento de novos autores, é entregue bianualmente pelo Instituto Politécnico de Leiria.

Ainda em 2009 o projeto de sua autoria "poemas do tempo claro das coisas (sussurrados de novo)" foi selecionado para integrar a Mostra Labjovem, promovida pela Direcção Regional da Juventude, sendo-lhe atribuída uma bolsa de estudos na Universidade de Manchester.

Em maio de 2012 lançou o livro de poesia "a tua luz costurou-me uma bainha no coração",[4] e, em março de 2013, "o amor é um instante que demora".

Com a obra poética "ensaio sobre o comprimento do silêncio" recebeu o "Prémio Literário António Cabral", outorgado pela Câmara Municipal de Vila Real (13 de setembro de 2013) e o "Prémio Literário Cidade de Almada" (19 de setembro de 2013), este último por unanimidade do júri, tendo recebido um prémio pecuniário no valor de 5 mil euros.[5]

Em 2014 lançou a obra "poesia reanimada" pela editora Artes e Letras, uma antologia que revisitou os últimos oito anos de atividade literária, incluindo vários poemas inéditos.

Em 2015 publicou a obra "poemas vestidos" sob a chancela da Labirinto, obra que integra o Plano Regional de Leitura dos Açores e que venceu o Prémio de Poesia Manuel Alegre 2010.

 

Veja a bibliografia e prêmios do Autor na wikipedia.

 

 

 

 

O PRISMA DE MUITAS CORES. Poesia de Amor portuguesa e brasileira.    Organização Victor Oliveira Mateus. Prefácio  Antônio Carlos Cortes.  Capa Julio Cunha.  Fafe: Amarante: Labirinto, 2010  207 p.      Ex. bibl. Antonio Miranda

 

 

 

 

o amor é esta estrela este poema inconfessado é esta noite esta porção de sentidos sem morada é esta distância
é este pássaro de fogo o amor é este pássaro de fogo
é este descaminho é esta vida o amor é esta respiração

 

e sabemos como as palavras se pressentem com os gestos como ardem as mãos se caímos na luz do poema como caímos nesse lugar onde deixamos de supor o silêncio nesse instante onde tudo é possível por dentro do amor: o pássaro de fogo

 

se te digo que és todo o cântico se te digo que não há espera
e tu me vês por trás de outro movimento que te ame também como queimam as asas de luz! como cresço dentro destas
rosas! como ficas perto de mim! como o amor é esta estrela: este poema

 

 

 

***

 

 

VEJA e LEIA outros poetas de PORTUGAL em nosso Portal:

 

http://www.antoniomiranda.com.br/Iberoamerica/portugal/portugal.html

 

 

 

 

 

Página publicada em janeiro de 2021

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar