ANTONIO TEOFILO
[ Antônio Teófilo B. Morão de Oliveira ]
“Nascido a 26 de Dezembro de 1946 em Lisboa. Passa, todavia, a infância e parte da adolescência nas planícies tórridas do sul de Portugal.
Em 1963 retorna a Lisboa e aí escreve até 1966 este primeiro livro.
O exército colonialista de Salazar incorpora-o em suas fileiras e envia-o a Angola, onde, devido à sua especialidade em Comunicações, presta serviço no Q.G. de Luanda.
Regressa a Portugal em 1970 e após malogradas tentativas de conseguir um passaporte decide alcançar a França tal qual um camponês fugitivo da miséria que a guerra colonial instalara no seu país.
Atingida Paris onde fica apenas de passagem decide subir até Amsterdam, que nesse tempo (1970) o fascina e onde se fixa durante dois anos e convive com os pintores das margens de Amstel.
Em 1974, de volta a Portugal é surpreendido pela viragem inesperada da política portuguesa. Como poeta, canta os momentos de graça do povo português libertado. Mas o seu entusiasmo expira ao verificar que, mais uma vez, não são os interesses desse Portugal inspirado e inspirador o que motiva a politicagem de tanta lateralidade.
Um grande sonho habita há tanto a alma do poeta, circulando na pulsação de seu sangue: Conhecer o Brasil! Topar os imensos e desconhecidos horizontes onde a língua fértil tão bem se instalou. E em novembro de 1975 ruma ao Brasil trazendo desde logo a lume este pedaço de sua matéria poética.”
MASSAO OHNO, editor
TEOFILO, Antonio. Elegiada. São Paulo: Massao Ohno Editor, 1976. s.p. 15 x 27 cm. “ Antonio Teofilo “ Ex. bibl. Antonio Miranda
Um fragmento:
Página publicada em junho de 2015
|