TRAJETÓRIA DE UM PESQUISADOR EMINENTE: ANTONIO LISBOA CARVALHO DE MIRANDA
A pesquisadora Liliane Bernardes Carneiro*, doutoranda de Psicologia na Universidade de Brasília, apresentou o trabalho “Trajetória de um pesquisador eminente: Antonio Lisboa Carvalho de Miranda” (centrado na infância e juventude, e um resumo da trajetória do acadêmico, pesquisador e poeta). Estudo realizado no Curso sobre Altas Habilidades / Superdotação, parte de sua pesquisa para a tese de doutorado. O trabalho foi inicialmente apresentado no SEMINÁRIO SOBRE ALTAS HABILIDADES DE SUPERDOTAÇÃO, realizado no dia 19;04;2013, no Auditório do Campus da UnB, dentro do seguinte programa:
Um vídeo com a apresentação da autora está sendo preparado para publicação em breve.
Posteriormente, LILIANE BERNARDES apresentou uma outra versão do trabalho na 20th WORLD CONFERENCE – Louisville, KY, USA 10-13 August 2013 - WORLD COUNCIL FOR GIFTED AND TALENTED CHILDRENS, cujo texto e imagens estão disponíveis no repositório Prezi:
20th WORLD CONFERENCE – Louisville, KY, USA 10-13 August 2013 - WORLD COUNCIL FOR GIFTED AND TALENTED CHILDRENS:
http://prezi.com/eh9i5hynaffp/untitled-prezi/
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Veja também textos em Português e Inglês (em PDF):
PESQUISADOR BRASILEIRO EMINENTE:
TRAJETÓRIA DE DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÕES
EMINENT BRAZILIAN RESEARCHER: CAREER DEVELOPMENT AND ACHIEVEMENTS
Liliane Bernardes Carneiro e Denise de Souza Fleith
O TEXTO TAMBÉM FOI PUBLICADO EM 2016 NA REVISTA ANEIS, VEJA:
http://www.aneis.org/wp-content/uploads/2017/01/sobredotacao_2016.pdf
A seguir, um resumo biográfico da autora:
Liliane Bernardes Carneiro é graduada em Pedagogia, mestre em Ciência da Informação e doutoranda em Psicologia - Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, pela Universidade de Brasília. É professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e atuou em sala de recursos no Atendimento Especializado a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação.
Os estudos realizados no doutorado sobre pessoas com altas habilidades/superdotação, sob a orientação da Profa. Dra. Denise de Souza Fleith, resultou no trabalho intitulado Pesquisador Brasileiro Eminente: Trajetória de Desenvolvimento e Realizações. Trata-se de um estudo de caso com o objetivo de apresentar a trajetória de vida de Antonio Miranda – infância, adolescência e juventude – buscando na literatura da área de superdotação evidências de como suas características cognitivas, criativas e de personalidade interagiram com o ambiente, de forma a contribuir para que ele se tornasse eminente em distintas áreas do conhecimento.
Para a realização do estudo de caso, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com Antonio Miranda; trocas de correspondências por correio eletrônico; pesquisa documental na internet, no portal de poesia que abriga páginas do arquivo pessoal do poeta; e investigação em suas publicações, principalmente, no livro autobiográfico - Manucho e o Labirinto (Miranda, 2001) - que relata o período da sua juventude. Os roteiros para as entrevistas foram elaborados com duas intenções: a primeira para averiguar dados das relações sociais e familiares, características pessoais e motivacionais do investigado durante a sua infância, adolescência e juventude. A segunda, para complementar as informações retiradas do portal de poesia e dos livros consultados.
Nas páginas virtuais do portal de poesia foram publicadas cartas, fotografias, poemas, relatos e reportagens do arquivo pessoal de Antonio Miranda. As cartas são dirigidas aos amigos argentinos, a ativista política Cecília Vaquero e o escritor Manuel Mujica Láinez, apelidado de Manucho. Foram escritas no Rio de Janeiro quando o autor tinha 21 e 25 anos de idade, respectivamente. As primeiras cartas dirigidas à Cecília Vaquero tratam de suas experiências iniciais com a escrita e trazem além dos versos, a crítica literária e a explicação dos textos. A segunda, dirigida a Manucho em forma de carta poema, revela um período de sofrimento do jovem pesquisador. Os relatos, poemas e fotos, denominados Inventário de Da Nirham Eros - pseudônimo usado à época - trazem os registros relativos ao período dos 11 aos 25 anos de idade.
Os estudos retrospectivos, baseados em biografias, autorrelatos, diários, registros históricos e evidências de outros documentos, revelam que muitos adultos eminentes não foram percebidos como talentosos na infância ou adolescência (Keating, 2009; Moltzen, 2009). O mesmo ocorreu com Antonio Miranda, que manteve alta produção criativa ao longo da vida, alcançou a eminência na fase adulta, mas não teve o reconhecimento da sua superdotação no decorrer de sua história. A sua referência profissional é a Ciência da Informação, na qual tem se destacado em atividades de gerenciamento, consultoria, docência e pesquisa. Por meio de concurso, chegou ao nível mais alto da carreira universitária ao receber a referência de professor titular da Universidade de Brasília. Tem vários livros e artigos publicados no campo da sua formação acadêmica e, entre muitas atuações profissionais, foi chefe do Centro Bibliográfico da Biblioteca Nacional de Caracas - Venezuela, assessor da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa e diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), organizador e primeiro diretor da Biblioteca Nacional de Brasília.
Paralelo à sua atuação profissional, Antônio Miranda vem construindo um legado dedicado especialmente à poesia, dramaturgia e artes plásticas. Foi agraciado com vários prêmios, homenagens e condecorações nacionais e internacionais. Tem mais de 30 títulos de livros publicados em diversos países, entre eles romances, poesias, contos, peças para teatro e, ainda, dezenas de participações em antologias e obras coletivas. Um dos seus textos foi transformado em espetáculo poético musical e representado em mais de 20 países. É pesquisador, tradutor e crítico de poesia. Mantém na internet o maior site de poesia em língua portuguesa, onde registra seus trabalhos e páginas de mais de 2.500 poetas de todo o mundo. Ainda, aventura-se ao colecionismo de bromélias – bromeliofilia – atividade lhe rendeu uma homenagem quando ao descobrir uma nova espécie no Brasil, uma organização internacional nos Estados Unidos a catalogou dando-lhe o nome de Dyckia Mirandiana.
As suas inúmeras produções em áreas distintas são indicadores de superdotação e nos instiga ao estudo de sua trajetória de vida, de como o ambiente e as primeiras experiências contribuíram para que ele se tornasse um pesquisador eminente - especialmente no campo da poesia. Ressalta-se que ele nunca foi submetido a avaliações que comprovem a sua superdotação, tendo ele, inclusive, afirmado não se considerar um superdotado.
Inicialmente, para embasar o estudo, buscou-se na literatura as evidências que apontam para o comportamento de superdotação de Antonio Miranda. Segundo Ambrose (2009) e Horowitz (2009), os estudos na área requerem uma ampla abordagem interdisciplinar devido às múltiplas dimensões que o fenômeno abarca, o que exige também, múltiplos níveis de análise. A investigação pode, por exemplo, focar apenas os aspectos cognitivos, motivacionais, afetivos e dinâmicas de desempenho. Pode abranger as estruturas e funções do cérebro, as operações das redes neurais ou a herança genética. Ainda, no contexto de aprendizagem, verificar as influências parentais e formas de instruções escolares. Neste estudo, ressaltam-se as pesquisas sobre superdotação, talento e criatividade, que contribuem para o específico caso, privilegiando alguns aspectos cognitivos, afetivos, de personalidade, bem como a influência de fatores sociais, culturais e históricos.
Esse trabalho foi apresentado no Seminário sobre Altas Habilidades/Superdotação - Instituto Federal de Brasília (IFB), em 19 de abril de 2013; no IV Colóquio de Psicologia Escolar, que ocorreu na Universidade de Brasília nos dias 27 e 28 de junho de 2013; e no formato de pôster durante o World Council for Gifted and Talented Children (WCGTC) - Louisville, Kentucky – USA, no período de 10 a 14 de agosto de 2013. Em breve, esse trabalho estará disponível no formato de artigo.
Referências
Ambrose, D. (2009). Large-scale socioeconomic, political, and cultural influences on giftedness and talent. In L. Shavinina (Ed.), The international handbook on giftedness (pp. 885-903). New York: Springer.
Horowitz, F. D. (2009). Introduction: A developmental understanding of giftedness and talent. In F. D. Horowitz, R. F. Subotnik, & D. J. Matthews (Eds), The development of giftedness and talent across the life span (pp. 3-19). Washington, DC: American Psychological Association.
Keating D. P. (2009). Developmental science and giftedness: An integrated life-span framework. In F. D. Horowitz, Subotnik R. F., & Matthews D. J. (Eds.), The development of giftedness and talent across the life span (pp. 189-208). Washington, DC: American Psychological Association.
Moltzen, R. (2009). Talent development across the lifespan. In L. V. Shavinina (Ed.), International handbook on giftedness (pp. 353-379). New York: Springer.
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