Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TRAJETÓRIA DE UM PESQUISADOR EMINENTE: ANTONIO LISBOA CARVALHO DE MIRANDA


A pesquisadora Liliane Bernardes Carneiro*, doutoranda de Psicologia na Universidade de Brasília, apresentou o trabalho “Trajetória de um pesquisador eminente: Antonio Lisboa Carvalho de Miranda” (centrado na infância e juventude, e um resumo da trajetória do acadêmico, pesquisador e poeta). Estudo realizado no Curso sobre Altas Habilidades / Superdotação, parte de sua pesquisa para a tese de doutorado. O trabalho foi inicialmente apresentado no SEMINÁRIO SOBRE ALTAS HABILIDADES DE SUPERDOTAÇÃO, realizado no dia 19;04;2013, no Auditório do Campus da UnB, dentro do seguinte programa:

 

Um vídeo com a apresentação da autora está sendo preparado para publicação em breve.

Posteriormente, LILIANE BERNARDES apresentou uma outra versão do trabalho na 20th WORLD CONFERENCE – Louisville, KY, USA  10-13 August 2013 - WORLD COUNCIL FOR GIFTED AND TALENTED CHILDRENS, cujo texto e imagens estão disponíveis no repositório Prezi:

20th WORLD CONFERENCE – Louisville, KY, USA  10-13 August 2013   - WORLD COUNCIL FOR GIFTED AND TALENTED CHILDRENS:

http://prezi.com/eh9i5hynaffp/untitled-prezi/

 

POSTER (CONTEÚDO) EM INGLÊS>>>

Veja também textos em Português e Inglês  (em PDF):
PESQUISADOR BRASILEIRO EMINENTE:

TRAJETÓRIA DE DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÕES

EMINENT BRAZILIAN RESEARCHER: CAREER DEVELOPMENT AND ACHIEVEMENTS
Liliane Bernardes Carneiro   e   Denise de Souza Fleith

 

 

A seguir, um resumo biográfico da autora: 

 

Liliane Bernardes Carneiro é graduada em Pedagogia, mestre em Ciência da Informação e doutoranda em Psicologia - Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, pela Universidade de Brasília. É professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e atuou em sala de recursos no Atendimento Especializado a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação.

Os estudos realizados no doutorado sobre pessoas com altas habilidades/superdotação, sob a orientação da Profa. Dra. Denise de Souza Fleith, resultou no trabalho intitulado Pesquisador Brasileiro Eminente: Trajetória de Desenvolvimento e Realizações. Trata-se de um estudo de caso com o objetivo de apresentar a trajetória de vida de Antonio Miranda – infância, adolescência e juventude – buscando na literatura da área de superdotação evidências de como suas características cognitivas, criativas e de personalidade interagiram com o ambiente, de forma a contribuir para que ele se tornasse eminente em distintas áreas do conhecimento.

Para a realização do estudo de caso, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com Antonio Miranda; trocas de correspondências por correio eletrônico; pesquisa documental na internet, no portal de poesia que abriga páginas do arquivo pessoal do poeta; e investigação em suas publicações, principalmente, no livro autobiográfico - Manucho e o Labirinto (Miranda, 2001) - que relata o período da sua juventude. Os roteiros para as entrevistas foram elaborados com duas intenções: a primeira para averiguar dados das relações sociais e familiares, características pessoais e motivacionais do investigado durante a sua infância, adolescência e juventude. A segunda, para complementar as informações retiradas do portal de poesia e dos livros consultados.

Nas páginas virtuais do portal de poesia foram publicadas cartas, fotografias, poemas, relatos e reportagens do arquivo pessoal de Antonio Miranda. As cartas são dirigidas aos amigos argentinos, a ativista política Cecília Vaquero e o escritor Manuel Mujica Láinez, apelidado de Manucho. Foram escritas no Rio de Janeiro quando o autor tinha 21 e 25 anos de idade, respectivamente. As primeiras cartas dirigidas à Cecília Vaquero tratam de suas experiências iniciais com a escrita e trazem além dos versos, a crítica literária e a explicação dos textos. A segunda, dirigida a Manucho em forma de carta poema, revela um período de sofrimento do jovem pesquisador. Os relatos, poemas e fotos, denominados Inventário de Da Nirham Eros - pseudônimo usado à época - trazem os registros relativos ao período dos 11 aos 25 anos de idade.

Os estudos retrospectivos, baseados em biografias, autorrelatos, diários, registros históricos e evidências de outros documentos, revelam que muitos adultos eminentes não foram percebidos como talentosos na infância ou adolescência (Keating, 2009; Moltzen, 2009). O mesmo ocorreu com Antonio Miranda, que manteve alta produção criativa ao longo da vida, alcançou a eminência na fase adulta, mas não teve o reconhecimento da sua superdotação no decorrer de sua história. A sua referência profissional é a Ciência da Informação, na qual tem se destacado em atividades de gerenciamento, consultoria, docência e pesquisa. Por meio de concurso, chegou ao nível mais alto da carreira universitária ao receber a referência de professor titular da Universidade de Brasília. Tem vários livros e artigos publicados no campo da sua formação acadêmica e, entre muitas atuações profissionais, foi chefe do Centro Bibliográfico da Biblioteca Nacional de Caracas - Venezuela, assessor da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa e diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), organizador e primeiro diretor da Biblioteca Nacional de Brasília.

Paralelo à sua atuação profissional, Antônio Miranda vem construindo um legado dedicado especialmente à poesia, dramaturgia e artes plásticas. Foi agraciado com vários prêmios, homenagens e condecorações nacionais e internacionais. Tem mais de 30 títulos de livros publicados em diversos países, entre eles romances, poesias, contos, peças para teatro e, ainda, dezenas de participações em antologias e obras coletivas. Um dos seus textos foi transformado em espetáculo poético musical e representado em mais de 20 países. É pesquisador, tradutor e crítico de poesia. Mantém na internet o maior site de poesia em língua portuguesa, onde registra seus trabalhos e páginas de mais de 2.500 poetas de todo o mundo. Ainda, aventura-se ao colecionismo de bromélias – bromeliofilia – atividade lhe rendeu uma homenagem quando ao descobrir uma nova espécie no Brasil, uma organização internacional nos Estados Unidos a catalogou dando-lhe o nome de Dyckia Mirandiana.

As suas inúmeras produções em áreas distintas são indicadores de superdotação e nos instiga ao estudo de sua trajetória de vida, de como o ambiente e as primeiras experiências contribuíram para que ele se tornasse um pesquisador eminente - especialmente no campo da poesia. Ressalta-se que ele nunca foi submetido a avaliações que comprovem a sua superdotação, tendo ele, inclusive, afirmado não se considerar um superdotado.

Inicialmente, para embasar o estudo, buscou-se na literatura as evidências que apontam para o comportamento de superdotação de Antonio Miranda. Segundo Ambrose (2009) e Horowitz (2009), os estudos na área requerem uma ampla abordagem interdisciplinar devido às múltiplas dimensões que o fenômeno abarca, o que exige também, múltiplos níveis de análise. A investigação pode, por exemplo, focar apenas os aspectos cognitivos, motivacionais, afetivos e dinâmicas de desempenho. Pode abranger as estruturas e funções do cérebro, as operações das redes neurais ou a herança genética. Ainda, no contexto de aprendizagem, verificar as influências parentais e formas de instruções escolares. Neste estudo, ressaltam-se as pesquisas sobre superdotação, talento e criatividade, que contribuem para o específico caso, privilegiando alguns aspectos cognitivos, afetivos, de personalidade, bem como a influência de fatores sociais, culturais e históricos.

Esse trabalho foi apresentado no Seminário sobre Altas Habilidades/Superdotação - Instituto Federal de Brasília (IFB), em 19 de abril de 2013; no IV Colóquio de Psicologia Escolar, que ocorreu na Universidade de Brasília nos dias 27 e 28 de junho de 2013; e no formato de pôster durante o World Council for Gifted and Talented Children (WCGTC) - Louisville, Kentucky – USA, no período de 10 a 14 de agosto de 2013. Em breve, esse trabalho estará disponível no formato de artigo.

 

 

Referências

 

Ambrose, D. (2009). Large-scale socioeconomic, political, and cultural influences on giftedness and talent. In L. Shavinina (Ed.), The international handbook on giftedness (pp. 885-903). New York: Springer.

 

Horowitz, F. D. (2009). Introduction: A developmental understanding of giftedness and talent. In F. D. Horowitz, R. F. Subotnik, & D. J. Matthews (Eds), The development of giftedness and talent across the life span (pp. 3-19). Washington, DC: American Psychological Association.

 

Keating D. P. (2009). Developmental science and giftedness: An integrated life-span framework. In F. D. Horowitz, Subotnik R. F., & Matthews D. J. (Eds.), The development of giftedness and talent across the life span (pp. 189-208). Washington, DC: American Psychological Association.

 

Moltzen, R. (2009). Talent development across the lifespan. In L. V. Shavinina (Ed.), International handbook on giftedness (pp. 353-379). New York: Springer.

 

 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar