THIAGO DE MELLO TRADUZ POETAS HISPANOAMERICANOS
Nota bibliográfica
POETAS DA AMÉRICA DE CANTO CASTELHANO.
Seleção, tradução e notas THIAGO DE MELLO.
São Paulo: Global Editora, 2011. 495 p.
isbn 978-85-260-1561-6
Vem de longe a vocação de Thiago de Mello pela tradução e sua relação com a poesia em língua espanhola. Ele viveu no Chile, conviveu com Neruda, promove encontros amazônicos com os poetas de cá e de lá da região em nasceu e mora, e até publicou traduções dos poetas convidados*.
Acaba de sair a antologia POETAS DA AMÉRICA DE CANTO CASTELHANO pela Global, um alentado volume de 495 páginas, bela edição, capa reforçada, para aproximar-nos da poesia do continente. Inclui 119 poetas de 19 países, com os nomes mais conhecidos e consagrados. Autores clássicos como José Martí (Cuba), Leopoldo Lugones (Argentina), Rubén Darío (Nicarágua), César Vallejo (Peru), Juana de Ibarbourrou (Uruguai) e José Asunción Silva (Colômbia). A maioria é constituída pelos mais notáveis do século 20 como sejam Pablo Neruda e Vicente Huidobro, Gabriela Mistral e Nicanor Parra (Chile) , Alfonsina Storni e Juan Gelman (Argentina), José Lezama Lima, Nicolás Guillén, Fina García Marruz (Cuba), José Emílio Pacheco (México), Mário Benedetti (Uruguai), Rafael Cadenas e muitos outros. Inclusive autores menos conhecidos como Luís Alberto Crespo (Venezuela) e Margarito Cuéllar, poetas de minhas relações, para minha alegria. E até a venezuelana Ida Gramko, que conheci quando era jovem e que nos deixou há muito tempo e que é pouco lembrada.
Sem dúvida, uma seleção da melhor, mais variada e representativa poesia de nossa América espanhola. Uma obra para ficar e estar na prateleira dos amantes da poesia, de nossas bibliotecas e no acervos de poetas e pesquisadores. Uma contribuição exponencial para a aproximação com a poesia do continente, pela voz de suas melhores expressões literárias. E com as versões de um poeta continental e universal como Thiago de Mello.
*A POESIA SE ENCONTRA NA FLORESTA. I Encontro Amazônico de Poetas da América Latina. Trad. Thiago de Mello. Manaus: Editora Valer e Governo do Estado do Amazonas, 2001. 384 p.
|