|
POESIA BRASILEIRA EM LIVROS DE ARTE, EDIÇÕES ESPECIAIS E ALTERNATIVAS
BREVE BIBLIOGRAFIA
(e muitas obras raras e comerciais de qualidade) [ destaque para livros trazidos a outros idiomas
por Catarina Helena Knychala & Antonio Miranda F (sobrenomes dos autores ou, eventualmente, pelo título...)
Categorização das edições: LA = livros de arte, livro-de-artista. EA = edição alternativa, artesanal, marginal, de autor. EE = edição especial, boa categoria de impressão. Também inclui edições comerciais e obras raras menos comuns, sem especificar categorias.
Ir diretamente para: FA – FE –FER – FI - FO – FRA - FRE
FALEIROS, Álvaro. Amapeando. Fotos de Luciana Capiberibe. São Paulo: Nankin Editorial, 1997. Col. A.M. (EA) Completar dados
FALEIROS, Álvaro. P.A.R.Á.B.O.L.A. Imagens: Paulo Costa. Campinas: Museu de Arte Contemporânea "José Pancetti", 1994. Catálogo. Edição especial, ilustrações em páginas de papel gordura. 14x18 cm. Col. A.M. (EE)
FANTINATO, Antonio. Poemas. Prólogo de José de Souza Rodrigues. Traducción de Carlos German Belli. Lima: Centro de Estudios Brasileños, 1984. 54 p. (Tierra brasileña. Poesía) 10,5x20 cm. Col. A.M. (EA)
FARIA, Álvaro Alves de. Babel. São Paulo: Escrituras, 2007. A.M. (EA)
FARIA, Álvaro Alves de. Domitila: poema-romance para a Marquesa de Santos. São Paulo: Nova Alexandria, 2012. 190 p. 17x18,5 cm. capa dura ISBN 978-85-7492-339-0 Col. A.M.
FARIA, Álvaro Alves de. Mulheres do shopping. São Paulo: Global, 1988. ISBN 85-260-0208-2. Edição alternativa de uma editora comercial..., esgotada. Col. A.M. (EA) FARIA, Álvaro Alves de. Motivos alheios. Capa de Guilherme de Faria. São Paulo: Massao Ohno Editor, 1983. s.p. 15x22,5 cm. Inclui ensaio de Carlos Felipe Moisés. Foto do autor por Jopsé Moura, na contracapa. Col. A.M. (EA)
FARIA, Álvaro Alves de. Trajetória poética. São Paulo: Escrituras, 2003. A.M. (EA)
FARIA, Álvaro Alves de. Os rouxinóis dos beirais (relato quase poético sobre antologia de poesia brasileira publica em Portugal). São Paulo: Edições Alumbramento, 2001. 71 p. formato 11,5x20 cm. Inclui também textos de Alexei Bueno, Graça Capinha, Renata Pallottini. Orelha do livro por Neide Archanjo. Impresso pelo sistema digital pela Linear B. Não informa o número de exemplares, mas não deve ter siso grande, em virtude do tema e do público-alvo: sobre os critérios e os lançamentos de “Brasil 2000 – Antologia de Poesia Contemporânea Brasileira”, em Portugal, organizada por Álvaro Alves de Faria, pela Editora Alma Azul, celebrando os 500 anos do Brasil. Inclui alguns poemas (Manuel Bandeira, Miguel Jorge, Álvaro Alves de Faria, Adelia Prado, Carlos Nejar, Celso de Alencar, José Nêumane Pinto, Bruno Tolentino, Mario Chamie, e versos avulsos de Hilda Hilst, Ilka Brunhildo Laurito, Col. A. M. (EA) . [ FARIA, Álvaro Alves de ] Vagas lembranças. Xilogravuras de Valdir Rocha poemas de Álvaro Alves de Faria. São Paulo: quaisquer, 2001. s.p. 12x21 cm. Poemas criados a partir das sugestões das gravuras, conforme informação do autor. Plaquete Impressa por Linear B. Col. A.M. (EA)
FARIA, Hamilton. Cidades do ser. São Paulo: Masso Ohno Editor, 1988. 93 p 16x21 cm. Ilus. Capa e ilustrações de Fernando Fernandes. Tiragem de 100 exs. Col. A.M. (EA) [ Hamilton Faria ]
FARIA, Ivone Pedro. Porta entreaberta. São Paulo: Massao Ohno Editor,1986. (Coleção Prata, vol. 18) s.p. 15x22 cm. Capa: óleo de Carlos Furtado. Ilustrações de Henri Matisse. Col. A.M.. (EA)
FARIA, José Cláudio. Silêncio entre pássaros poesia para fim de semana. Ilhéus, Bahia: Editora da UESC, 2006. 121 p. ilus. col. 20x17 cm. Projeto gráfico e capa: Alencar Júnior. Ilustrações da capa e miolo: Samanta Rosa. ISBN 85-7455-109-0 Edição da Imprensa Universitária da Universidade Estadual de Santa Cruz pela Diretoria da Editus. Col. A.M. (EA) FARIAS, Elson. Balada de Mira-anhamga e outras aparições. Manaus: Edição da Livraria Brasileira, 1993. 88 p. 19,5x19,5 cm. Capa e ilustrações Jair Jacquemont. Col. A.M. FARIAS, Elson. Made in Amazonas. Manaus: Edições Pixiru, 1978. 28 folhas soltas em cartolina. 42,5x23,5 cm. Xilogravura se Zuazo. Programação gráfica: Roberto Evangelista. Álbum envolvido com embalagem de juta. Apoio S.Monteiro Ltda. Col. A.M. (LA) FARIAS, Elson. Romanceiro. 2ª. edição aumentada. Rio de Janeiro: José Olympio Editor, 1999. 100 p. 14x21 cm. Col. A.M.
FARIAS, Pedro Américo de. LINGUARAZ. Desenhos de Victor Zalma. Recife: Edição do autor, 2009. 46 p. ISBN 978-85-909152-0-1. formato x . capa dura. Projeto gráfico de Gilmar Rodrigues, ilus. em p&b, coordenação editorial Edições Língua de Poeta, com o apoio da FUNCULTURA/ FUNDARPE, Secretaria de Educação do Governo de Pernambuco. Tipologia Hitchcock e Myriad, papel Póle bold 90 g. FEFFER, Betty. Haicais. São Paulo: Massao Ohno Editor, 1995. 143 p. 15x23 cm. capa dura, sobrecapa. Capa: pintura em tampo de caixa laqueada, Korin Ogata, 1690. Foto da autor na orelha, texto de apresentaçõ de Riberto Gambini. Tiragem: 500 exs. Col. A.M. (EE)
FEITOSA, Soares. Psi, a penúltima: Heróica, teúrica & lírica. Salvador: Papel Branco, 1997. 250 p. ilus. formato 15x21,5 cm. Col. A.M. (EA)
FELDMAN, Cláudio. Aprendiz de bufão. Epigramário. Capa de Bruno Feldman. 1997. 16 p. Edição do autor? Impresso pela Innovation Graphic Services, Santo André, SP. Formato 21x15 cm. (EA) FELDMAN, Cláudio. Campos de algodão. Haikais 2006. [São Paulo] Editora taturana, 2006? 30 p. 10x18 cm. Ilus. Col. A. M. (EA)
FELDMAN, Cláudio. De rebus pluribus. Poemas (1998-2001). São Paulo: Estúdio Madrugada Adentro, 2003. 61 p. Impresso na Bartira Gráfica. Col. A.M. (EA)
FELDMAN, Cláudio. Espelhos da chuva. Haicais. São Paulo: Editora Taurana, 2011. 18 p. ilus Concepção gráfica: Ideografia. Formato 12x19 cm. Col. A.M. (EA)
FELDMAN, Claudio. O esquivo silêncio (poemas). São Paulo: 1976. 63 p. 13x21 cm. Foto da capa: Aron Feldman. Col. A.M. (EA)
FELDMAN, Cláudio. Gaveta de sementes. Haikais. 2ª ed. [São Paulo] Editora taturana, 1998. ]16] p. Capa impressa sobe papel craft. formato 10,5x15 cm. autogr. Col. A.M. (EA). FELDMAN, Cláudio. Navio na garrafa (1966-1986). São Paulo: João Scortecci, 1986. 44 p. formato 14,5x20,5 cm. Col. A.M. (EA)
FELDMAN, Cláudio. Photoprovíncias. São Paulo: Editora Taturana, 2011. 82 p. Capa: foto de Heitor M. Moreira. Projeto gráfica: Ideografia. Impresso pela Bartira Gráfica. Col. A.M. (EA)
FELIX, Moacyr. Canção do Exílio Aqui. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1977. 113 p. 14x21 cm. (Coleção Vera Cruz (Literatura Brasileira) Volume 251). Capa: Dounê. Orelha escrita por Antonio Houais. Col. A.M. (EA)
FELIX, Moacyr. Canto para as transformações do homem. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1964. 84 p. Ilustrações de Poty. Produção gráfica: Theobldo de Nigris e Rubens de Barros Lima. Impresso pela São Paulo Editora. Col. A.M. (EE)
FELIX, Moacyr. Invenção de Crença e Descrença. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978. 208 p. Capa de Eugêio Hirsch. 14x20,7 cm. Col. A.M. FELIX, Moacyr. O Pão e o Vinho (poesia). Rio de Janeiro: Antunes & Cia.Ltda, 1959. XVI, 162 + 2 p. formato 16x23,5 cm. Capa de Vera Tormenta. Inclui uma retrato de Moacyr Felix por KAJ. Col. A.M. (EA)
FELIX, Moacyr. Um Poeta na Cidade e no Tempo. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1966. 235 p. (Coleção Poesia Hoje, v. 6) 14x21 cm. “Orelha” do livro por Ênio Silveira. Desenho da capa: inspirado num lançamento de Lerici Editori KAJ. Col. A.M.
FERNANDES, José. Ponto X. Goiânia: Kelpes, 2007 Col. A.M. (EA) FERNANDES, José ver tb: TELES, GILBERTO MENDONÇA ]
(F)ERNANDES, (J)osé (P)edro. Cantata ao faustissimo anniversario natalício de sua magestade imperial a Imperatriz do Brazil. Rio de Janeiro, Silva Porto, 1824. 7 p. (20.5cm x 12.5cm). Coleção Oto Dias Becker Reifschneider.
FERNANDES, Magali Oliveira. Olho nu. São Paulo: Ateliê; Com-Arte -ECA-USP, 2000. ISBN 85-85851-91-0 Col. A.M. (EA)
FERNANDES, Magali Oliveira. Sins (poemas para não ler) São Paulo: Annablume, 2006. ISBN 85-7419-664-9 Col. A.M. (EA)
FERNANDES, Milton. Gotas. Belo Horizonte: Crisálida, 2011. 64 p. 12x18 cm. Contracapa com apresentação de Bruno Brum. ISBN 978-85-87961-81-5
FERNANDES, Ronaldo Costa. A máquina das mãos. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009. ISBN 978 857577 5639 Col. A.M. (EA) FERNANDES, Ronaldo Costa. Considerações sobre um poeta: Lêdo Ivo. Revista Brasileira, Fase VII, Julho-Agosto-Setembro 2008. Ano XV, N. 56. Separata. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 2008. 39 p. 16x23 cm. Brochura, grampeada. Col. A.M. FERNANDES NETO, Otoniel. Viagem pictórica pelo Rio Parnaíba – a picturesque journey along Paraiba River. Projeto e pinturas- Otoniel Fernandes Neto; fotografias Euardo Rodrigues Peixosto; introdução: Manoel Paulo Nunes. 2ª edição. Brasília: Ed. do Autor, 2006. Xii, 120 p. ilus. col., mapas. 120 p. 27,5x27,5 cm. ISBN 85-905834-2-2 Arte final e projeto gráfico: Diógenes Tavarfes Rossi Junior; tradução ao inglês: Dorcas Lúcia Tenório e Rachael Anneliese Radhay. Apoio Fundação Nanco do Brasil. Inclui poemas de Carvalho Neto, Da Costa e Silva, Clovis Moura, H. Dobal, Odylo Costa, filho, Edvaldo Guerreiro, Marcos Freitas, Olympio Vaz, Luiz Torres Raposo, Luiz Amaral, Nelson Nunes, Clovis Steiger de Assis Moura, Clodoaldo Freitas, Antonio Chaves, Vidal de Freitas, Felix Aires, Torquato Neto, Julio Antonio Martins Vieira, Catulo da Paixão Cearense, Antonio Augusto de Melo Mousinho, Jonas da Silva, R. Petit, Israel Correia, Alcenor Candeira Filho,Antoio Dias Ribeiro Júnior, Edson da Paz Cunha. Luis Amaral e outros. Col. A.M. FERRAZ, Ben-Hur. Olho da solidão. São Paulo: Massao Ohno – Ismael Guarnelli Editores, 1984. 61 p. 15x23 cm. capa dura e sobrecapa. Capa: óleo de Manabu Mabe. Col. A.M. (EA)
FERRAZ, Dicéa. Precanto. Rio de Janeiro: Livraria São José, 1967. 158 p. Capa e ilustrações de Eduardo Bicudo de Castro. 16x23,5 cm. Col. A.M. (EE)
FERRAZ, Dicéa. Poesia no varal. Rio de Janeiro: Atelier de Arte, 1964. 74 p. ilus. 23x31 cm. sobrecapa. Ilustrações de Luis Jasmim. Tiragem: 700 exs. numerados, os 40 primeiros com dedicatórias. Exemplar n. 230 Col. A.M. (EE)
FERRAZ, Eucanaã. Bicho de sete cabeças e outros seres fantásticos. Ilustrações André da Loba. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2009. 64 p. ilus. ISBN 978-85-7406-400-0 Col. A.M.
FERRAZ, Eucanaã. Cinemateca. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.ISBN 978-85-359-1187-9 Col. A.M.
FERRAZ, Eucanaã. Cinemateca. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Edições Quasi, 2009. 107 p. (Biblioteca “Arranjos para Assobio”) 13,5x20,5 cm. ISBN 978-552-276-7 Col. A.M. FERRAZ, Eucanaã. Rua do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. ISBN 85-359-0588-5 Col. A.M.
FERRAZ, Eucanaã. Sentimental. Poemas. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. ISBN 978-85-359-2167-0 Col. A.M.
FERRAZ, Roberta. As plêiades sobre o labirinto ou Jornada de um desejo ou Dionisio e Ariadne. Ilustrações de Isabella Lotufo. São Paulo: Edição da Autora, 2010. (Selo agua-ardente) ilus. col. 10x18 cm. ISBN 978-85-911465-1-2 Col. A.M. (EA)
[ FERRAZ, Roberta ] ZÍNGANO, Érica; BEBER, Renata; FERRAZ, Roberta. Fio, fenda, falésia. São Paulo: 2009. 112 p.13x20 cm. Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Estado da Cultura, Programa de Ação Cultura. Três livros em um. Tiragem: 1000. Exemplar n. 820 na Col. A.M.
FERREIRA, Ascenso. Poemas: 1922-1949. Pref. de Manuel Bandeira; desenhos de Augusto Rodrigues, Cícero Dias, Lula Cardoso Ayres, Luís Jardim e Rosa Maria. Recife, 1951. 191p. + 6 ff s.n. 24x32. Brochura em papel pardo fosco, encorpado, tipo Fabriano, com orelhas em branco. Divide-se em 3 partes – “Catimbó”, “Cana caiana” e “Xenhenhém” – cada uma precedida por uma folha de título, este centralizado na parte inf. da página, apresentando um pequeno desenho no alto, à esq. alusivo ao tema principal dos poemas daquela parte. Os poemas iniciam-se em página ímpar, com o título centralizado e a capitular vermelha. Além de uma caricatura de Ascenso Ferreira, desenhada por Augusto Rodrigues, impressa em papel acetinado, há 4 desenhos de Lula Cardoso Ayres e um de Cícero Dias ilustrando “Catimbó” e “Cana caiana” , 3 desenhos em “Xenhenhém” e desenho da capa e das folhas de títulos dos três livros por Luís Jardim, e um desenho de Rosa Maria, fora de texto. Tiragem de 600 exemplares, os de número 1 a 200 em papel Conqueror e os de 201 a 600 em papel Bouffant, sueco, com a assinatura do autor. Foram tirados, ainda, fora do comércio, 10 exemplares numerados de I a X, em papel especial Conqueror. Acompanham cada exemplar dois discos com poemas de temas melódicos de mais difícil interpretação, na própria voz do autor. Exemplares examinados: no 168, de Edson Nery da Fonseca, e no 205, de Ricardo Xavier da Silveira, este comprado pela BCeUnB.
FERREIRA, Climério. Alguns pensames. Brasília: Tao Livr. Editora, 1979. 117 p Col. A.M. (EA) FERREIRA, Izacyl Guimarães. Altamira e Alexandria. Apresentação de Antonio Carlos Secchin. São Paulo: Scortecci, 2013. 66 p. 14x20,5 cm. ISBN 978-95-366-3089-2 Col. A.M.
FERREIRA, Izacyl Guimarães. Antologia poética. São Paulo: Topbooks, 2009. ISBN978-85-7475-177-1 Col. A.M. (EA)
FERREIRA, Izacyl Guimarães. Iniciação. Poesia. Capa e uma ilustração de Aldemir Martins. Ilustrações de Tossan. São Paulo: dezembro 1972. Col. A.M. (EA) FERREIRA, J S. Apocaliptico. Poesia. Mariana, MG: Editora Aldrava Letras e Artes, 2013. 78 p. ISBN 978-85-89269-61-2 Col. A.M. FERREIRA, Jerusa Pires. Notícias de Martim Cererê de Cassiano Ricardo. São Paulo: Quatro Artes Editora, 148 p. 14x21 cm. Apoio do Conselho Estadual de Cultura, Fundo Estadual de Cultura de SP. Col. A.M. FERREIRA, Jussara Moraes Nunes. Fruteira. Óleo da capa e ilustrações de Henri Matisse. São Paulo: Massao Ohno editor, 1987. s.p. formato 18x20 cm. Tiragem: 1000 exs. formato 18x20 cm. Col. A.M. (EA)
FERREIRA, Kiko. Cio em setembro. 2ª ed. Cartuns de Nilson. Belo Horizonte: Rona Editora, 1999. Col. A.M. (EA)
FERREIRA, Kiko. Musikaligrafia. Belo Horizonte: Scriptum, 2009. 88 p. ISBN 978-85-89044-26-8 Nas página ímpares pentagrama sugerindo que os leitores façam composições a partir dos textos... Col. A.M. (EA)
FERREIRA, Kiko. Solo de Kalimba. Capa e projeto gráfico de Ricardo Aleixo. 2ª ed. Belo Horizonte: Scriptum Livros, 2006. ISBN 85-80044-04-1 Col. A.M. (EA)
FERREIRA, Kiko. Stet. Belo Horizonte: Scriptum, 2007. 46 p. ISBN 978-85-89044-17-2 formato 16x19 cm. Apresentação, na contrapa, de Antonio Barreto. Capa, projeto gráfico e editoração de Fernanda Moraes. Bela edição gráfica, composta em Letter Gothic 10pts, em papel couchê 115 g, produzido pela gráfica SEGRAC, e impressões de páginas em cores, capa prateada e uma foto do poeta colada na área do colofão. Col. A.M. (EE)
FERREIRA, Léo. Lavra engenho palavra. Poemas. Rio de Janeiro: Ibis Libris, 2007. 78 p. 15x15 cm. “Encartado o CD O Lado Mau com canções do autor. Editores: Thereza Christina ROQUE DA Motta e João José de Melo Franco. Col. A.M. (EE)
FERREIRA, Maria. Traços & Trechos. Traços de Thomaz Perina. Trechos de Maria Ferreira. s.d.: edição dos autores, 1989? s.p formato 15,5x21,5 cm. Poemas ilustrados, papel acartonado de diferentes cores, impressão somente numa das faces do papel. Col. A.M. (EE) FIGUEIREDO, Ciro. Como se fôssemos os primeiros. Capa de Acácio Assunção. São Paulo: Massao Ohno editor, 1981. s.p. Apresentação por Thiago de Mello. Formato 15x22,5 cm. autografado. Col. A.M. (EA)
FIGUEIREDO, Flora. Chão de vento. Poesias. São Paulo: Geração Editorial, 2005. 95 p. 16X21,6 cm. Capa e projeto gráfico: Alan Maia. Inclui CD, com gravação e mixagem de Frederico Kesselring (Viro). ISBN 85-7509-123-9 Col. A.M. (EE)
FIGUEIREDO, Guilherme. Pássaro quebrado. Rio de Janeiro: . Rio de Janeiro: Livraria Editora Cátedra; Brasília: Instituto Nacional do Livro, Ministério da Educação e Cultura, 1983. 93 p. 14x21 cm. Col. A.M.
FIGUEIREDO, Guilherme. Pequeno romanceiro. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1957. 109 p. 14x19 cm. Tiragem: 1200 exs. numerados. “Os desenhos são de Gomide; as letras, de Abigail.” Col. A.M. FIGUEIREDO, Guilherme. Ração de abandono. Rio de Janeiro: Livraria Editora Cátedra, 1973. 82 p. 14x21 cm. Capa: Guy Joseph. Impresso na Impressora Brasileira. Col. A.M.
FIGUEIREDO, Guilherme. Ração de abandono e outros poemas. 2ª. edição. Rio de Janeiro: Livraria Editora Cátedra; Brasília: Instituto Nacional do Livro, Ministério da Educação e Cultura, 1978. 127 p. 14x21 cm. Capa: Studio Cátedra. Col. A.M.
FIGUEIREDO, Jair. Poesia alfa bética. Natal, RN: edição do autor, 1987. 87 p. 15x22 cm. Capa: Falves Silva. Prefácio de Anchieta Fernandes. Col. A.M. (EA)
FIGUEIREDO, José Edmilson Gomes. Dores perfuradas. 2ª. ed. Brasília: André Quicé Editor, 1981. 81 p. ilus. (Coleção Setestrelo, 1) 16,5x20,5 cm. Ilustração da capa: Maria Auxiliadora. Ilustração: Alexandre Guimarães. Col. A.M. (EA) FIGUEIREDO, Luiz Antonio de; FONDA, Ênio Aloísio. epi gramática marcial. Pirajuí, SP : nomuque edições, 1978. 6 folhas formato 22x27 cm impressas no verso guardadas em envelope, contendo textos em latim (do poeta Marcial – Marcus Valerius Martialis (Espanha, anos 40-1040), poeta latino) e versos de Luiz Antonio Figueiredo e Ênio Aloísio Fonda, com imagens icônicas “que acoplam ao texto intersemioticamente”, informam os autores. E acrescentam: “trabalho de 1975 mini-amostragem – 11 epigramas entre as 1500 & tantas peças do poeta”. Poemas libidinosos ou “pornoeufônicos” com se diz na apresentação de desta obra. Col. A.M. (LA) FIGUEIREDO, Wilson de. Poemas Narrativos. Ilustrações e capa de Aldemir Martins. Belo Horizonte: Edifício, 1948. 102 p.
FILGUEIRAS, Aldísio. Ararinha azul – o sumiço. Manaus: Editora Valer, 2011. 42 p. (Col. Florescer da Leitura) ilus. col. 17x23 cm. (Série Renascer da Leitura) Editor Isaac Maciel. Capa e projeto gráfico Bruno Raphael. Ilustração Otoni Mesquita. ISBN 978-85-7512-489-3 Col. A.M. (EE) FILGUEIRAS, Aldisio. a república muda. Manaus: Edição do autor, 1989. 131 p, Col. A.M. (EA)
FINCAPÉ – Coletivo de Poetas. Org. Menezes y Moraes. Brasília: Thesaurus Editora, 2011. 280 p. 12,5x22,45 cm. ISBN 978-85-7052-969-2. Capa e projeto gráfico: Thiago Sarandy. Imagens da capa e contracapa: óleo de Luiz de Alcântara. Antologia incluindo os seguintes poetas do Distrito Federal: Aloisio Brandão, Antonio Miranda, Adão Paulo Oliveira, Alceu Brito Corrêa, Ariosto Teixeira, Almira Rodrigues, Anabe Lopes, Basilina Pereira, Carlos Augusto Cacá, Carla Andrade, Chico Porto, Cristina Bastos, Chico Castro, Donne Pitalung, Edmilson Figueiredo, Ézio Pires, Francisco K, Geisa Gonzaga, Herbert Lago Castelo Branco, Hilan Benusan, Hélvidio Nunes de Barros Neto, Ivan Braga, Isolda Marinho, Jorge Amâncio, José Roberto da Silva, José Edson dos Santos, Jorge Antunes, Lourdes Teodoro, Marcos Freitas, Mariana Matias, Menezes y Morais, Marta Peres, Nicolas Behr, Noélia Ribeiro, Nonato Véras, Nando Potyguara, Paulo Roberto Miranda, Reginaldo Gontijo, Salomão Sousa, Solymar Lacerda Cunha, Sids Oliveira, Wélcio de Toledo e Yonaré Flávio. Inclui biografias e fotos de todos os poetas. Col. A.M.
FINGERMAN, Sergio. Fragmentos de um dia extenso. São Paulo: Bei Comunicação, 2001. s.p. ilus. col. capa dura. ISBN 85-86518-20-4 Maurice Touchon, tradução pra o francês. Owen Beith e Isa Maria Lando, traduções para o inglês. Projeto gráfico de Kiko Farkas. Em caixa dura contendo também o livro “Cronologia – Fragmentos de uma obra”, 83 p. ilus. col. formato 22x26,5 cm. ISBN 85-86518-21-2 Patrocínio Unibando. Col. A.M. (EE)
FINKEL, Margarida. No tear dos ventos. São Paulo: Massao Ohno – Roswitha Kempf editores, 1980. ilus. 18x27 cm. Apresentação de Oswaldino Marques. Oito ilustrações de Raoul Dufy (1886-1948) coloridas, coladas na capa e no miolo do livro. Tiragem: 1500 exs. Col. A.M. (EA)
FIO, FENA, FALÉSIA: ÉRICA ZÍNGANO, RENATA HUBER, ROBERTA FERRAZ. São Paulo: 2010. 3 livros em um só. Tiragem: 1500 exs. Projeto com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Estado da Cultura, Programa de Ação Cultural 2009. Projeto gráfico de Fernando Falcon. ISBN 978-85-911465-0-5 Col. A.M. (EA)
FLECHA, Mário. Estações de Lúcio, dito o Moço. Belo Horizonte, 1987. s.p. grampeado. 15x23 cm. Produção gráfica: Mazza Edições. Projeto gráfico: Paulo Schmidt. Apoio cultural: upsi informática. Col. A.M. (EA)
FLEMING, Alex. Estado de coma. São Paulo: Roswitha Kempf Editores, 1984. 125 p. Apresentação de Marina Colsanti. Prosa poética. N 21x14 cm.. 04 813 Col. A.M. (EA)
FLEMMING, Alex. Poemas numéricos. São Paulo: Massao Ohno, s.d. A.M. (EA) completar dados
FLORESTA, Nísia. Cintilações de uma alma brasileira. Introdução de Constância Lima Duarte. Tradução de Michele A. Vartulli. Florianópolis, SC? Editora Mulheres, 1997. 207 p. Texto bilingue português e italiano. 14x21 p. Col. A.M. (EA)
FLORIANO, Antonio Carlos. Cadernos do Japão. São Paulo: Massao Ohno Editor, 1999. 84 p. 14x21 cm. Col. A.M. (EA)
FOMES DE FORMAS: Paulo Scott, Thiago Ponce de Moraes, Luis Venegas, Antonio Vicente Seraphim Pietroforte, Delmo Montenegro, Marcelo Sahea, Caco Pontes, Marcelo Montenegro. São Paulo: Demônio Negro, 2008. 110 p. ISBN 978-859039337-5 14X20,5 cm. Editor: Vanderley Mendonça. Edição original de 150 exs, impressos nas oficinas Fastprint Gráfica e Editora, numerados e vendidos sob encomenda. Exemplar n. 013. Col. A.M. (EA)
FONSECA, Ana Luíza. Luas de papel. São Paulo: Massao Ohno Editor, 2004. s.p. Ilustrações: xilografias de Thiago Mori. Capa: Narciso, foto-criação de Marjorie Rose Sonnenschein. Capa e sobrecapa ilustradas. Col. A.M. (EA) FONSECA, Cristina. A poesia do acaso (na transversal da cidade). São Paulo: T. A. Queiroz, Editor, 1982? 118 p. ISBN 85-85008-43-1 Fotografia: Virgínia Fonseca. Aborda a questão da evolução do grafismo, sua etimologia, e sua aparição ostensiva a partir de Paris, em Maio de 68. Inclui também o grafismo poético no metrô de Nova Iorque e os grafites no Brasil (1979-1982), e entrevista com Décio Pignatari sobre a sprayação, a pichação e sua relação com a poesia concreta e a poesia marginal. Col. A.M.
FONSECA, Edson Nery da Fonseca ver [ BANDEIRA, Manuel ] O Recife de Manuel Bandeira
FONSECA, José Paulo Moreira da. Cores e palavras. Diário de Viagem. 2 ed. Rio de Janeiro: Léo Christiano Editorial, 1983. Col. A.M. (EE) FONSECA, José Paulo Moreira da. Poemas do mar. Ilustrações de Aldemir Martins. Separata do quarto número de Colégio. Rio de Janeiro, julho-agosto, 1948. 16 p. ilus. (EE) FONSECA, José Paulo Moreira da. Poemas do mar. Ilustrações de Aldemir Martins. s.l.: 1948. 16 p. (EE)
FONSECA, José Paulo Moreira da. Raizes. Poemas José Paulo Moreira da Fonseca. Desenhos Cândido Portinari. Rio de Janeiro: José Olympio, 1957. 58 p. Col. A.M. (EE) [ FONTELA, Orides ] BUCIOLI, Cleri Aparecida Biotto. Entretecer e tramar uma teia poética: a poesia de Orides Fontela. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2003. 144 p. 11,5x20 cm. ISBN 85-7419-365-8 Texto originário de dissertação de mestrado, Universidade Estadual Paulista. Col. A.M. (EA)
FONTELA, Orides. Rosácea. São Paulo: Roswitha Kempf Editores, 1986. 71 p. Capa: Rosa Rosae de Roswitha Kempf (1964). Orelha do livro por Nogueira Moutinho. Col. Catarina Knychala. (EA)
FONTELA, Orides. Teia: poemas. São Paulo: Geração Editorial, 1996. 82 p. 16x223 cm. Capa: Susana Kacowicz. Col. A.M.
FONTENELLE, Diogo. O aquário do sonho. Sudário da infância. Poemas. Fortaleza: Secretaria de Cultura e Desporto, 1982. 93 p. capa de Marcus Junior. Formato 14x21 cm. Col. A.M. (EA)
FONTENELLE, Diogo. O Camelô das ruas. Desenhos de Mateus. Fortaleza: Edições Comboio, 1984. Cartela com 16 cartões-postais. Projeto gráfico Oscar Bezerra. Formato 15x11 cm Imprensa universitária. Col. A.M. (EA)
FONTENELLE, Diogo. Lapidário do lápis. Fortaleza: Edições Espiral, 1999. 60 p. Capa e ilustrações: Carmelita Fontenelle. Quarta capa: retrato do poeta por Ronaldo Cavalcante. Diagramação: Ilton Bezerra. Impresso pela Destak Gráfica e editora. Formato 21x 15,5 cm Col. A.M. (EA)
FONTENELLE, Manoel Benicio. Satanópolis – poema. Rio de Janeiro: Imprensa Industrial, 1878. 318 p. Longo poema com 15 cantos. Precedido por uma dedicatória à cidade de São Luis do Maranhão. Col. Biblioteca Nacional de Brasília, exemplar doado por Aricy Curvello. (OR
FONTES, Luis Olavo. Livro do príncipe. Espantosos escritos de um príncipe no exílio. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2007. 104 p. ISBN 978-85-86579-95-0 Col. A.M. (EA)
FONTES, Hermes. Apotheoses. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1915. 261 p. 13x19 cm. capa dura, revestida de tecido. Col. Espaço Cassiano Nunes/BCE/UNB. FONTES, Martins. Brasil Terra Verdeal! Antologia de poesia épicas de Martins Fontes com um prefácio e elucidário de Jaime Franco. São Paulo: Industria Gráfica José Ortiz Junior, s.d. 309 p. 15,5x22,5 cm Col. A.M. (EA) FONTES, Martins. Calendário positivista. Obra póstuma. Edição da Commissão glorificadora de Martins Fontes. São Paulo: 1938. 114 p. ilus. Capa: Alex Rossato. Impresso na Officina tipográfica Elvino Pocai junho 1938. 16,5x24 cm Inclui a reprodução de uma foto do autor colada na abetura do livro. O livro inclui poemas sobre autores e personagens históricos da Humanidade – da Teocracia Inicial, DA Poesia Antiga e da Philosophia Antiga: Moysés, Ulysses, Budha, Homero, Hesíodo, Aristóteles, Anaximandro, etc. Col. A.M. (EE)
FONTES, Martins. Canções do meu vergel: Os pomos de outro a amizade - Sob o loureiro em flor – Romances rimados. São Paulo: 1937. 186 p. ilus. Impresso nas oficina da Empreza Graphica da “Revista dos Tribunaes”. 19x24,5 cm. Col. A.M. (EA)
FONTES, Martins. Escarlate. São Paulo: Elvino Pocai, 1928. 52 p. 14,5x20,5 cm. Capa: Paim. (EE) [ José Martins Fontes ]
FONTES, Martins. A Flauta Encantada. Rio de Janeiro: Rebello & Magalhães, 1931. 99 p.
FONTES, Martins. Indaiá. Livro posthumo. São Paulo: 1937. 53 p 16,5x24 cm. Impressão e composiçãode Elvino Pocai. (EE)
FONTES, Martins. O mar. São Paulo: Nova Era – Emprêsa Editôra Paulino Vieira & Comp., 1922. 48 p. Prosa e poesia. Col. A.M.
FONTES, Martins. Nós, as abelhas. ( Reminiscencias da epocha de Bilac. ) São Paulo Empreza Editora J. Fagundes, s.d. 292 p poemas, exemplar assinado em 1943. Col. A.M. FONTES, Martins. Nos Jardins de August Comte. (Livro posthumo). Mater. O Beijo mystico. Humanitas. Subjectivismo. São Paulo: Edição da Commissão Glorificadora de Martins Fontes, 1938. 190 p. 14,5x19 cm. Col. A.M. (EA) FONTES, Martins. Paulistania. São Pauio: 1934. 127 p. ilus. col. No colofão: “Esta edição feita em São Paulo – com material exclusivamente paulista – foi composta e impressa por Elvino Pocai e com papel fabricado por Gordinho Braune S/A 1934. Alex Rossato decorou as páginas do texto”. Formato 23,5 30 cm. Capa dura. "Desta edição foram tirados mil exemplares, dos quaes os primeiros cem numerados e rubricados pelo autor". Exemplar autografado. Col. A.M. (LA). FONTES, Martins. Sombra, Silêncio e Sonho. Sâ Paulo: 1933. Ilus. 17x22 cm. Inclui 3 ilustrações em cores de Paim, colada na folha e coberta por papel transparente. “Composição e impressão de Elvino Pocai.” Col. A.M. (EE) FONTES, Martins. Sombra, silencio e sonho... São Paulo: 164 p. Ilustrações: Paim. Composição e impressão: Elvino Pocai. 17x21,5 cm. (EA) [ Martins Fontes ] FONTES, Martins. Volupia. São Paulo: 1925.172 p. 13,5x18,5 cm. Col. A.M. [ Martins Fontes ] FONTES, Martins. Vulcão. Santos: Typ. Do Instituto D. Escholastica Rosa, 1926. 209 p. capa dura Col. A.M. 14x19,5 cm (EA)
[ FONTES, Martins ] DUTRA, Osorio. O gênio poético de Martins Fontes. São Paulo: Edição da Commissão Glorificadora de Martins Fontes, 1938. 47 p. 14,5x19 cm. Col. A.M. (EA) [ FONTES, Martins ] FERREIRA, Waldemar Kneese. Martins Fontes: O Coração. A Poesia. A Prosa. A Morte do Poeta. São Paulo: Edição do Autor, 194?. 127 p. Capa: desenho de Paim. Col. A.M. (EA) [ FONTES, MARTINS] JORGE, Salomão. Martins Fontes e a Poesia Franciscana. São Paulo:: 1938. “Edição da Comissão Glorificador de Martins Fontes”. Formato 17x24 cm. Col. A.M. (EE)
[ FONTES, Martins ] MENEZES, Raimundo. Martins Fontes. São Paulo: Edições Melhoramentos, s.d. 62 p. (Grandes vultos das letras, n. 11) 14x10 cm. Foto do autor no frontispício. No interior do livro, em papel especial, inclui um retrato a creiom do poeta pelo artista santista Humberto Buongermino, o exlibris, o facsimíle da de uma prova do índice de “A flauta encantada” com as emendas feitas pelo autor e i fac-símile de um autógrafo. Col. A.M.
[ FONTES, Martins ] MORAES, Heitor de. Uma hora com Martins Fontes (“Sobolas asas inclytas...”). São Paulo: Edição da Commissão Glorificadora de Martins Fontes, 1938. 62 p. 14,5x19 cm. Col. A.M. (EA)
[ FONTES, Martins ] PENTEADO, Jacob. Martins Fontes: uma alma livre. São Paulo: Livrria Martins Editora, 1868. 230 p. 14x21 p. Capa de Francisco Décio Bravo. Col. A.M.
FÓRCEPS. Araxá, MG: Coletivo Anfisbena, 2013. 15,5x25 cm. s.p. Inclui poemas de Cássio Amaral, Flávio Offer, Heleno Álvares e L. Rafael Nolli. Capa dura revestida com colagem de folhas de um dicionário pintadas. Edição artesanal. Col. A.M. (EA)
FORMAS / ESPAÇOS. Rio de Janeiro: Alumbramento/Livroarte, 1977. Compõe-se de quatro gravuras originais, em cores, criadas para a edição, numeradas e assinadas pelas artistas: uma gravura em metal de Anna Letycia, uma serigrafia de Fayga Ostrower, uma xilogravura de Maria Bonomi, uma litografia de Renina Katz. Sete poemas extraídos da obra de Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Ferreira Gullar, João Cabral de Melo Neto, Jorge Guillén, José Paulo Moreira da Fonseca e Ricardo Reis (Fernando Pessoa), assinados à lápis pelos autores (autógrafos de Cecília Meireles e Fernando Pessoa reproduzidos em relevo tipográfico). Gravuras tiradas em papel Clássico Fabriano de 350 gramas, em papel Arches de 300 gramas e em papel arroz. Textos dos poemas foto- compostos em tipo Optima, claro, corpo 28, impressos em serigrafia e relevo tipográfico, sobre papel Fabriano Clássico de 220 gramas, por José Medeiros, nas oficinas de Arte Manual, dirigida por Arcindo Madeira. Molduras múltiplas executadas por Virgílio Facádio. Planejamento editorial e direção gráfica de Salvador Monteiro e Leonel Kaz. Tiragem de 90 exemplares para comércio (das gravuras foram tiradas dez provas de artista, fora de edição) e de 13 exemplares de A a M, destinadas aos poetas, artistas e editora, numerados e rubricados pelos editores. Exemplar examinado: no 20/90, da col. Guita e José Mindlin. (LA)
FORTUNA, Felipe. Atrito. Poemas. [Brasília]: Alarme Editora, 1991. Col. A.M. (EA) FRAGA, A(ntonio) B(ernardes). Accordes. Juiz de Fora, Becker & Winter, 1915. 2a. edição. 90 p. (15cm x 10.5cm). Coleção Oto Dias Becker Reifschneider.
FRAGA, Myriam. A Cidade. Poemas. Salvador, Bahia: Edições Macunamia, 1979. Ilus. pb; formato 22x31,5 cm. 4 cadernos com 3 xilogravuras especialmente feitas para a edição por Calasans Neto, numeração em algarismos romanos , foi composto e impresso em Artes Gráficas e Indústria Ltda, no mês de outubro de 1979. Planejamento gráfico de Myriam Fraga e Calsans Neto. Edição de 500 exs.. Trabalharam na impressão Antonio Lôbo e Celestino dos Anjos. Col. A.M. (LA).
FRAGA, Myriam. Os Deuses Lares. Monotipias de Calasans Neto. Salvador: Edições Macunaíma / Artes Gráficas, 1991; Autografado. formato 29x21 cm. Não informa sobre o número de exemplares da tiragem, nem dá outras informações sobre a edição.
FRAGA, Myriam. Die Stadt. / A Cidade. Trad. Curt Myer-Clason. Salvador: Edições Macunaima, 1985. S.p. formato 13,5 x 20,5 cm. Capa de Calasans Neto. Edição bilíngue. Col. A. M. (EA)
FRAGA, Myriam. Flor do Sertão. Breve notícia do amor infeliz da moça Leonídia pelo poeta Castro Alves. Salvador: Edições Macunaima, 1986 p. 26 p. formato 14 x 19 cm. Capa e vinhetas com xilogravuras de Calasans Neto. Retrato de Leonídia Fraga por Octávio Torres. Tiragem de 1000 exs. Col. A. M. (EA)
FRAGA, Myriam. A Ilha. Xilogravuras de Calasans Neto. Salvador: Edições Macunaíma, 1975. estojo lustrado com xilogravuras; capas soltas ilustradas com relevo; 4 cadernos de 4 folhas com o poema; 5 folhas em papel encorpado com xilogravuras especiais para esta edição; páginas não numeradas. Exemplar de Catarina Helena Knychala. Col. A. M. exemplar n. 055 com assinaturas da poeta e do ilustrador. (LA)
FRAGA, Myriam. A Lenda do pássaro que roubou o fogo. Ilustrações:Calasans Neto Salvador: Edições Macunaíma, 1983. s.p. Formato xxx A edição, de 2000 exs,inclui um disco LP em separado, com poemas de Myriam Fraga usicalizados por Carlos Pita..
FRAGA, Myrian. Leonídia, a musa infeliz do poeta Castro Alves. Salvador, Bahia: Fundação Casa de Jorge Amado; Brasken, 2002. 274 p. ilus. 17x25,5 cm. ISBN 85-7278-061-0 Capa de Humberto Vellame. Col. A.M. FRAGA, Myriam. As purificações ou O sinal de Talião. Poesia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. Brasília: Instituto Nacional do Livro – INL, 1981. 91 p. (Coleção Poesia Hoje, v. 44) 14x21cm. Capa: Eduardo Francisco Alves. Col.. A.M. FRAGA, Myriam. O risco da pele. Poesia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Brasília: Instituto Nacional do Livro – INL, 1979. 91 p. (Coleção Poesia Hoje, v. 27) 14x21cm 155 p. Capa: Eugenio Hirsch sobre pintura de Amedeo Modigliani. “Orelha” por Mário da Silva Brito. Col.. A.M. FRAGA, Myriam. Sesmaria. Poemas. Salvador: Imprensa Oficial da Bahia, 1969. 119 p. 16x23 cm Capa: Floriano Teixeira. Col. A.M.
FRAGA, Myriam. Sesmaria. Gravuras de Calasans Neto. 2ª. ed. Salvador: Edições Macunaima, 2000. 104 p. ilus. formato 15x30 cm. Gravuras (originalmente) realizadas em ponta seca, capa e planejamento gráfico de Humberto Vellame, revisão de Vera Rollemberg, e editoração eletrônica de Bete Capinan, sendo esta segunda edição em homenagem aos 450 anos da Cidade de Salvador da Baía de Todos os Santos, transcorridos no dia 29 de março de 1999, e à chegada de Pedro Álvares Caabral em terra do Novo Mundo, no dia 22 de abril de 1500. Editado com o apoio da Fundação Gregório de Mattos, Governo da Bahia. Col. A.M. (EE).
FRAGA, Myriam. Sete poemas, de amor e desespero, de Maria de Póvoas, também chamada Maria dos Povos, à partida do poeta Gregório de Mattos para o degredo em Angola. Salvador: Edições Macunaima, 1995. Formato 30x11 cm Impresso em papel color plus de 120 grs./m2 e cartão krafft de 280grs/m2, em tipo Garamont. Projeto gráfico: Humberto Vellame. Editoração eletrônica: Bete Capinan & Manoel Boullosa. Impressão e Acabamemto: Canogra. os poemas foram utilizados, juntamente com textos de outros autores, na peça Gregório de Mattos de Guerras. levada à cena em 1987, na cidade do Salvador da Bahia de Todos os Santos, com roteiro e direção de Márcio Meirelles. Esta plaquette foi impressa quando do Ciclo de Palestras sobre Gregório de Mattos, de 16 a 19 de outubro de 1995, no Museu de Arte da Bahia, comemorativo dos 300 anos da morte do poeta em Recife.Ilustração da capa: Cidade de S. Salvador, Bahia, século XVII: seu porto e seu perfil, vendo-se as cidades Baixa e Alta.
FRAGA, Myriam. Six Poemas by Myriam Fraga. Traslated by Richard O´Connell. Ilustração de Calasans Neto. Impresso por Artes Gráficas e Ind. Ltda. Salvador: Edições Macunamia, 1985. 16 p. Col. A. M. (EA)
[ FRAGA, Myriam ] POESIA E MEMÓRIA: a poética de Myriam Fraga. Org. Evelina Hoisel e Cássia Lopes. Salvador: EDUFBA, 2011. 326 p. 16x22,5 cm. ISBN 978-85-232-0809-7 Inclui textos do Seminário Myriam Fraga, dos autores: Boris Schnaiderman, Angélica Soares, Antonia Torreão Herrera, Cássia Lopes, Cleise Mendes, Evelina Hoisel, Helena Parente Cunha, Claudius Portugal, Florisvaldo Mattos, Jerusa Pires Ferreira, José Carlos Capinam; também “Outros ensaios”, de João Carlos Teixeira Gomes, Jorge de Souza Araújo, Judith Grossmann, Kátia da Costa Bezerra, Lígia Telles, Ligia Vasallo, Ricardo Nonato Almeida de Abreu Silva, Antonella Rita Roscilli; “Resenhas” de Jorge Amado, Hélio Pólvora, Ildásio Tavares, Adonias Filho, David Salles, Cid Seixas, Manuel da Costa Pinte uma “Entrevista” por Giovanni Ricciardi. Col. A.M.
FRAGA, Ylo Barroso. Tris. Fortaleza: Editora Corsário, 2008. ISBN 978.85.7563.397-7 Col. A.M. (EA)
FRAGA, Whisner. O livro da carne. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010. 80 p. 13x20 cm. Capa: Larissa Salomé. ISBN 978-85-75787-655-1 Col. A.M.
FRAGA, Whisner. O Livros dos verbos. Poesia. São Paulo: Dulcineia Catadora, 2007. 32 p. 15x22 cm capa cartão pintado a mão. Col. A.M. (EA)
FRANÇA, Evandro. Cavalos tempos. Brasília: Edições Reprint, 1979. s.p. 13,5x20,5 cm. Col. A.M. (EA)
FRANÇA FILHO, Marcos. Ângulos. Niterói, RJ: Muiraquitã, 1995. 72 p. ISBN 85-85483-15-6 Col. A.M. (EA)
FRANCESCHI, Antonio Fernando de. Caminho das águas. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987. 84 p, 14x21 cm. Col. A.M.
FRANCESCHI, Antonio Fernando de. Fractais. Poemas. São Paulo: Editora Brasiliense, 1990. Capa dura, revestida de tecido negro. Formato 22x22 cm. Col. A. M. (EE) FRANCHESCHI, Antonio Fernando de. Sal. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. 161 p. 12,5x18,5 cm....Projeto gráfico e capa: Hélio de Almeida. Col. A.M.
FRANCHESCHI, Antonio Fernando de. Sete suítes. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. 86 p. ISBN 978-85-359-1731-4 Capa: Kiko Farkas/ Máquina Estúdio. Impresso em papel Pólen Bold. Col. A.M.
FRANCHETTI, Paulo. Alguns aspectos da Teoria da Poesia Concreta.3a. ed. Campinas: Ed. Unicamp, 1993. 136 p. (Série Teses) 14X21 cm. ISBN 85-268-0098-1 Col. A.M. (EA)
FRANCHETTI, Paulo. alguns aspectos da teoria da poesia concreta. 4ª. edição ampliada. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2012. 197 P. 14X21 cm. ISBN 978-85-268-0988-8 Obs.: Inclui principalmente o texto da dissertação de mestrado do autor, de 1981, publicada somente em 1989. As duas edições seguintes apresentam apenas pequenas alterações ortográficas. Esta 4ª. edição inclui um apêndice “Poesia e técnica –poesia concreta”, p. 177-197. Col. A.M.
FRANCHETTI, Paulo. Memória futura. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2010. 57 p Col. A.M. (EA)
[ FRANCO, Francisco de Melo ] Poema comico da estupidez. Devedido em quatro Cantos. s.l.: s.d. 16,5x21,4 Contém página de rosto com frontispício e quatro ilustrações coloridas, uma delas na abertura de cada canto. Aparece como sendo o Manuscrito da obra na Col. Guita e José Mindlin. (OR)
[ FRANCO, Francisco de Melo ] O Reino da Estupidez poema em quatro cantos por I.P.E.E.R.R.N. Coimbra: 1785. 48 p. 15,9x22,3 cm. Col. Guita e José Mindlin. (OR) FRANCO, R. F. Nossas pálpebras. Fotos de Maycon Lima. São Paulo: Iluminuras; Museu Lasar Segall, 2010, s.p. ilus. col. ISBN 978-85-7521-316-4 Poemas e imagens do livro resultantes das oficinas de escritas e de fotografia do Museu Lasar Segall. Col. A.M. (EA)
FREIRE, Alipio. Estação Paraíso. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2007. 128 p. 21x21 cm. ISBN 978-85-7743-021-5 Projeto gráfico, diagramação e capa de Silvana Panzoldo e Alipio Freire. Ilustração de Alipio Freire. Impresso em papel cuchê. Livro em memória de Lola (Aurora Maria Nascimento Furtado), vítima de tortura e assassinato em 1972, durante a repressão do movimento militar. (Col. A.M.)
FREIRE, Junqueira. Inspirações do claustro. Por Junqueira-Freire. Bahia: Typographia de Camilol de Lellis Masson & C., 1855. Lx, 234 p. 14x21 cm. Col. Guida e José Mindlin. (OR) FREIRE, Junqueira. Poesia. Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, 1962. 87 p. 11,5x16 cm. (Nossos clássicos, 66. Apresentação de Antonio Carlos Villaça, seguida de uma seleção de poemas do poeta baiano. Col. A.M.
FREIRE, Laudelino, org. ver SONETOS BRASILEIROS SÉCULO XVII - XX. FRElRE, Silva. Águas de Visitação. Cuiabá / MT - Adu/mat, 1999. Col. A.M. (EA)
FREITAS, Barbosa de. Poesias; pubiicação auctorisada com o fim de erigir um pequeno mausol[eo em memoria do autor. Fortaleza: Typ. Universal – Cunha, Ferro & Co. , 1802. Reprodução de um fac-símile da 1ª. edição da obra. (OR)
FREITAS, Barbosa de. Poesias. Organização e introdução de Sânzio de Azevedo. Fortaleza: Edições Poetaria; Dimas Macedo Editor; Prêmium Editora, 2004. 144 p. 14x21 cm. ISBN 85-7564-169-7 Col. A.M. FREITAS, Iacyr Anderson. Ar de arestas. Fotografias de Ozias Filho. São Paulo: Escrituras Editora, 2013. 79 p. ilus. p&b. 23x16,5 cm. capa dura ISBN 978-85-7351-467-8 Capa e projeto gráfico: Edna Batista. Diretor editorial: Raimundo Gadelha. Col. A.M. FREITAS, Iacyr Anderson. Messe. Juiz de Fora, MG: D´Lira, 1995. 42 p. formato 11x21 cm. Poemas escritos em 1990. Prêmio Nacional de Literatura Cidade de Belo Horizonte. Capa do Autor. Revisão: Edimilson A. Pereira. Fotografia da quarta capa: Marta Freitas. Coordenação gráfica: Cavil. Composição e impressão: Régis/Cave Editora. Ex. autogr. pelo autor.Col. A.M. (EA)
FREITAS, Iacyr Anderson. Primeiras letras. São Paulo: Nankin; Juiz Fora: FUNALFA, 2007 Col. A.M. (EA)
FREITAS, Iacyr Anderson. Primeiro livro de chuvas. Juiz de Fora, MG: Edições D´Lira, 1991. 71 p. Apresentação de Carlos Nejar. Capa: ilustração – Maria Freitas. Revisão Edimilson A. Pereira. Diagramação/projeto gráfico: Knorr. Impressão: Cave Editora. Exemplar autografado pelo autor. Col. A.M. (EA).
FREITAS, Iacyr Anderson. Quaradouro. São Paulo: Nankin; Juiz Fora: FUNALFA, 2007. Col. A.M. (EA)
FREITAS, Iacyr Anderson. Viavária. Juiz de Fora: Funalfa edições, 2010. 134 p. ISBN 978-85-7751-057-3 Col. A.M. (EA)
FREITAS, Lenilde. A corça do campo: coletânea poética. Recife: Ed. da autora, 2010. 184 p. ISBN 859105270-7 Col. A.M. (EA)
FREITAS, Luciene. Mil flores. Poesias. São Paulo: Editora Scortecci, 1999. 81 p. 14x21 cm. ISBN 85-7372-295-9 Col. A.M.
FREITAS, Luciene. Que não me roubem os sonhos. Poemas. Recife: 2008. Col. A.M. (EA) Luciene Freitas
FREITAS, Marcos. Quase um dia. Rio de Janeiro: Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 2006. 95 p. Col. A.M. (EA) [ Marcos Freitas ]
FREITAS, Marcos. Urdidura de sonhos e assombros. (Poemas Escolhidos 2003-2007). Apresentação de Antonio Miranda. Rio de Janeiro: Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 2010. 280 p. (Com apoio de FAC/DF) Col. A.M. (EA) FREITAS, Oliveira. Mural de estibordo. Rio de Janeiro: Irmãos Pongetti – Editores, 1958. 91 p. 13x19 cm. Nome completo do autor: Elias Moaci de Oliveira Freitas. Col. A.M.
FREITAS FILHO, Armando. À mão livre. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1979. 112 p. (Coleção Poiesis) 14x21 cm. Apresentação: José Guilherme Merquior. Ùltima capa: texto de Heloísa Buarque de Hollanda. Col. A.M.
FREITAS FILHO, Armando. Cabeça de Homem (1987-1990). Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 116 p. 16x23 cm. Capa: Victor Burton sobre desenho de Milton Machado: Homem de cabeça cheia. Orelha do livro por João Gilberto Noll. Col. A.M.
FREITAS FILHO, Armando. De Cor (1983-1987). Prefácio de José Miguel Wisnik. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1988. 96 p. (Poesia brasileira) Orelha do livro por Silviano Santiago. Capa: Victor Burtons sobre desenho de Rubens Gerchman. Col. A.M.
FREITAS FILHO, Armando. De Corpo Presente (1970-1978). Rio de Janeiro: Praxis, 1978. 60 p. 14x21 cm. Capa de Cildo Meirelles. Conta-capa: Mário Chamie. Col. A.M. (EA)
FREITAS FILHO, Armando. Dever (2007-2013). São Paulo: Companhia das Letras, 2013. 166p. 14x21cm. Capa: Kiko Farkas. ISBN 978-85-359-2254-7 Col. A.M. FREITAS FILHO, Armando. Dual. Capa de Rubens Gerchman. Rio de Janeiro: Edição Praxis, 1966. 76 p formato 14,5x22 cm (EA)
FREITAS FILHO, Armando. Duplo Cego 91994-1997). Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1997. 99 p. 10,5x17,5 cm. ISBN 85-209-0886-1 Col. A.M.
FREITAS FILHO, Armando. Entre cielo y suelo - una antologia. Selección Teresa Arijón - Camila do Valle. Presentación Camila do Valle – Gunter Pressler – Lucía Vogelfang. Texto crítico Viviana Bosi. Traducción Teresa Arijón. Buenos Aires: Corregidor, 2010. 368 p. 20x13 cm. ISBN 978-950-05-1890-1 Col. A.M.
FREITAS FILHO, Armando. Fio Terra (1996-2000). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. 96 p. 19,5X17,5 CM. ISBN 85.209.1112-9 Col. A.M.
FREITAS FILHO, Antonio. Lar, São Paulo: Companhia das Letras, 2009. ISBN 978-85-359-1466-5 Col. A.M. (EA) [ Antonio Freitas Filho ]
FREITAS FILHO, Armando. Longa vida (1970-1981). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982. 128 p. (Coleção Poiesis) “Orelha”: texto de Sebastião Uchoa Leite. Capa: colagem de Rubens Gerchman, a partir de duas fotos de Cristina Lessar de Barros Barreto: uma de Armando Freitas Filho , outra de um quadro de autoria de Alimozin Balas. 4ª. mostra uma marca de gravador do sécl XVI e poema manuscrito. Col. A.M.
FREITAS FILHO, Armando. Mademoiselle Furta-Cor. Florianópolis: Editora Noa Noa, 1077. 24 p. 12,5x17,5 cm Composto e impresso manualmente na oficina da Noa Noa. Ilustrado com litografias originais de Rubens Gerchman, também autor da capa. Tiragem: 200 exemplares. (LA)
FREITAS FILHO, Armando. Mademoiselle Furta-Cor – oito poemas eróticos ... ilustrados por Rubens Gerchman. Florianópolis: Editora Noa Noa, 1977. Esta edição faz parte do livro Mademoiselle Furta-Cor impresso em off-set sobre papel-jornal pelo impressor Dagoberto, sob a supervisão de de Luiz Fernando Gerhardt, com um poema inédito. Tiragem de 1.000 exs. Impresso no Rio de Janeiro. Col. A.M. (EA)
FREITAS FILHO, Armando. Máquina de Escrever: poesia reunida e revista. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2003. 608 p. 16x23 cm. ISBN 85-209-1585-X Apresentação de Sebastião Uchoa Leite. Capa: Moana Mayall, Cristina Barros Barreto e Carlos Freitas. Col. A.M.
FREITAS FILHO, Armando. Marca registrada: 1966-1969 ( poemas – práxis ). Rio de Janeiro: Editora Pongetti, 1970. 71 p. Capa: Emilie Chamie. Apresentação de Mário Chamie na última capa. 13x19 cm. Col. A.M.
FREITAS FILHO, Armando. Números Anônimos (1990-1993). Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1994. 96 p. 16x22,5 cm. ISBN 85-209-0571-4 Capa: Victor Burton, sobre desenho (1978?) a máquina de escrever mecânica Remington, de Carlos Sussekind. Composição no computador: Sérgio Liuzzi. Foto do poeta na 4ª. capa: Cristina Bastos Barreto. Col. A.M.
FREITAS FILHO, Armando. Palavra. Rio de Janeiro: 1963. 62 p. 14x21 cm. Capa: Rubens Gerchman. Col. A.M. (EA)
FREITAS FILHO, Armando. Raro mar (2002-2006). Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2006. 90 p. 14x21 cm. Capa: Sergio Luzzi, sobre gravura de Anna Letycia. ISBN 85-359-0894-3 Col. A.M.
FREITAS FILHO, Armando. Sol e Carroceria. Serigrafias de ANNA LETYCIA. Rio de Janeiro: Lithos Edições de Arte, 2001. Edição artesanal de 130 exs. com as assinaturas dos autores. Formato grande ( x c), carpeta de cartolina grossa com folhas duplas com imagens e textos. Todos os exemplares numerados e assinados pelo poeta e pelo artista, de 1/100 a 100/100; 1/10 a10/10 PI; 1/10 a 10/10 PA; 1/10 a 10/10 HC. Impresso em papel Print Max 240g. Coordenação editorial de Guilherme Rodrigues, projeto gráfico e seleção de cores por processo manual de Gláucia Altmann. Confeccionado em processo artesanal, acabou-se de imprimir no atelier da Lithos Edições de Arte, no Ri de Janeiro, em setembro de 2001. Exemplar IV/X na coleção A.M. (LA)
FREITAS FILHO, Antonio. Toma de tierra. Prólogo y traducción de Adolfo Montejo Navas. Barcelona: DVD ediciones, 2000. ISBN 84-95007-62-2 Col. A.M. (EA)
FREITAS FILHO, Armando. Uma antologia. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Edições Quasi, 167 p. (Biblioteca “Arranjos para Assobio”) 13,5x20,5 cm. ISBN 978-552-201-0 Col. A.M.
FREYRE, Gilberto. Gilberto, poeta: algumas confissões. Serigrafias de Aldemir Martins, Jenner Augusto, Lula Cardoso Ayres, Reynaldo Fonseca e Wellington Virgolino. Posfácio de José Paulo Moreira da Fonseca. Recife: Ranulpho Editora de Arte, 1980. 52x73cm. Caixa com folhas soltas. 5 gravuras e 6 poemas: Velhas janelas de Recife e de Olinda (il. por W Virgolino); Agosto azul (il. por Reynaldo); Bahia de Todos os Santos e de quase todos os pecados (il. por Jenner); Amadá; Silêncio em Apicucos (ambos il. por Lula Cardoso Ayres); Formas e cores do sertão e do agreste (il. por Aldemir Martins). Tiragem de 110 exemplares, sendo 100 carimbados de 001 a 100 e 10 exemplares, fora de comércio, numerados de 101 a 110. As serigrafias foram assinadas pelos artistas e os exemplares pelo autor. Exemplar examinado: no 063, com dedicatória do autor à Biblioteca do Senado Federal, na Seção de Obras Raras da Biblioteca do Senado Federal.
FREYRE, Gilberto. Gilberto, poeta: algumas confissões. Serigrafias de Aldemir Martins, Jenner Augusto, Lula Cardoso Ayres, Reynaldo Fonseca e Wellington Virgolino. Posfácio de José Paulo Moreira da Fonseca. Recife: Ranulpho Editora de Arte, 1980. 52x73cm. Caixa com folhas soltas. 6 poemas e 5 gravuras. Poemas: Velhas janelas de Recife e de Olinda (il. por W Virgolino); Agosto azul (il. por Reynaldo); Bahia de Todos os Santos e de quase todos os pecados (il. porJenner); Amadá; Silêncio em Apicucos (ambos il. por Lula Cardoso Ayres); Formas e cores do sertão e do agreste (il. por Aldemir Martins). Exemplar no 063, com dedicatória do autor à Biblioteca do Senado Federal, na Seção de Obras Raras da Biblioteca do Senado Federal.
FREYRE, Gilberto. Poesia reunida. Jaboatão dos Guararapes, PE: Editora Guararapes - EGM, 2000. 191 p. ilus. col. Edilção feita por Edson Guedes de Morais, artesanalmente, poucos exemplares, para celebrar o "Centenário de Nascimento de Gilberto Freyre". Quase todos os exemplares foram destruídos pelo editor, por causa da reação dos herdeiros que estariam exigindo compensação pelos direitos autorais. Col. A. M. (EA)
FREYRE, Gilberto. Talvez poesia. Prefácio Mário Mota. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1962. 97 p Col. A.M. (EA) [ Gilberto Freyre ]
FRÓES, Heitor P. Cara e coroa. Sátiras sociais. Rio de Janeiro: Philobiblion, 1957. Sete cadernos costurados com linha,contendo as sátiras e mais dois menores com os dados da folha de rosto e o Sumário e colofão, destacando-se: “(...) foi feita uma única edição de quatrocentos e vinte exemplares, estampada sobre papel marca CANSON, na prensa manual A VERÔNICA, por Manuel Segalá, impressor-editor da PHILOBIBLION, na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.” Capa dura envolvendo os cadernos, em que se lê “HEITOR P. FRÓES / SÁTIRAS SOCIAIS LIVRARIA SÃO JOSÉ e “Cara e Coroa” em diversas partes da superfiicie da capa. Acondicionada em caixa de papelão. Formato 24x17 cm. Col. A. M. (LA)
FRÓES, Leonardo. Os Irreais. Poemas. Rio de Janeiro: Impressões do Brasil; Leonardo da Vinci Livraria, 1997. Edição especial de 100 exemplares. Col. A.M. (EE)
FRÓES, Leonardo. Vertigens. Obra reunida (1968-1998). Rio de Janeiro: Rocco, 1998. Col. A.M.
FROTA, Etel. Artigo oitavo - poesia escrita, falada e cantada. Curitiba: edição do autor, 2002. 152 p. ilus. col. Inclui CD. 18x27 cm. Capa (dura, de cartão cru): Paola Faoro. Col. A.M. (EE
FROTA, Lelia. Alados idílios. São Paulo: 1958. s.p. 12,8x20 cm. “Primeiro prêmio no IV Concurso Feminino de Poesia de “A Gazeta”. Col. A.M. (EA)
FROTA, Lélia Coelho. Brio. Prefácio: Benedito Nunes. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1996. 100 p. Ilustrações: Maria Leontina. ISBN 85-85625-42-2 Col. A.M. FROTA, Lelia Coelho. Menino deitado em ALFA. São Pauo: Edições Quiron,/ Brasilia, INL, 1978, 63 p. autografado. Formato 14x21 cm. Col. A.M. (EA)
FROTA, Leila Coelho. Poema. Relevos Liuba. São Paulo: Jaime Pachello, s.d. Acondicionadas as esculturas de papel numa caixa revestida de pano. Col. Brasiliajna Itaú. (LA) FROTA, Leila Coelho. Poesia reunida 1956-2006. Rio de Janeiro: Bem-te-vi, 2012. 522 p. 14x22,5 cm. Capa dura, revestida de tecido vermelho. Apresentação, Henriqueta Lisboa. Apresentação gera, por Heloisa Buarque de Holanda. Inclui os poemas dos livros: Quinze poemas; Alados bichos; Caprichoso desacerto; Romance de Dom Beltrão; Menino deitado em alfa; Alma e pétalas (1972-1974), Brio; A pétala trincada; Dois até breves; Veneza de vista e ouvido. Posfácio, por Armando Freitas Filho. Bibliografia. Col. A.M. FUENTES, Viviane. A língua do tamanduá. São Paulo: Massao Ohno editor, 1999. s .p. 14x21 cm. Capa: Tânia Valéria Peçanha. C Tiragem: 1000 exs. Col. A.M. (EA) FUENTES, Viviane. O pescoço da girafa. São Paulo: Massao Ohno Editgor, 1996 48 p.. 14x21 cm. Capa: Tânia Valéria Peçanha. Inclui partitura para piana da valsa Aurora Nascente de autoria de Mané Silveira. Col. A.M. (EA)
FUENTES, Viviane. A tromba do elefante. São Paulo: Massao Ohno editor, 1998. s.p. 14x21 cm. Capa: Tânia Valéria Peçanha. CTiragem: 1000 exs. Col. A.M. (EA)
FURTADO, Fernando Fábio Fiorese. Corpo portátil. São Paulo: Escrituras, 2002. 185 p. Col. A.M. (EA)
FURTADO, Fernando Fábio Fiorese. Um dia, o trem. São Paulo: Nankin; Juiz de Fora: Funalfa, 2008. Col. A.M. (EA)
FUYAMA, Y. A manhã e seus deuses. São Paulo: Clube de Poesia, 1958. 49 p. 14x22 p. (EA)
.
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|