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CORDEL CANDANGO

 

 

Extraído de:

 

 

MIRANDA, Antonio.  Brasília, Capital da Utopia (visão e revisão).  Brasília, DF: Thesaurus Editora, 1985.  200+28 p.  ilus.  15x21,5 cm.  Inclui o capítulo “Cordel candango” sobre o poema tipo cordel do candango (nascido na Paraíba) Sebastião Varela.  “ Antonio Miranda “

 

 

 

"No mundo não sei porque

quem mais faz menos merece

quem nada fez tudo tem

e pouco se interessa

a gente olhando bem

esta vida é um baser

aquele fumo pacalho

que na feira ninguém quer".

             SEBASTIÃO VARELA

 

          O autor desses versos de desabafo é um candango de origem nordestina que decidiu contar a saga brasiliense em poesia popular. Tião (Sebastião Varela) é de Campina Grande e a sua história é a mesma de muitos outros companheiros daquele período heroico da construção de Brasília.

 

          De garimpeiro em sua terra natal passou a soldado da borracha, na Amazônia, no final da guerra. Em 1958 migrou para Brasília já como mestre na confecção de ladrilhos e mosaicos, ofício que aprendera em suas andanças pelo Ceará. Mas foi como um humilde servente de pedreiro que iniciou a sua vida na Nova Capital, cuja experiência decidiu transcrever em versos e que, em boa hora, o Departamento de Cultura da SEC/GDF decidiu publicar (97).

 

          Em competente e bem estruturado prefácio o escritor Cassiano Nunes louva a importância da poesia popular brasileira em seus devidos termos e dimensões, reconhecendo o extraordinário valor documental da poesia de cordel de Sebastião Varela mas não o isentando do pecado de uma certa imprecisão quanto ao metro, uma certa licensiosidade quanto à estrofação e alguns deslizes quanto à rima própria desse tipo tradicional de versejar. Nada disso, no entanto, desmerece a força, o lirismo e o sentido épico da obra de Tião, acrescenta seu ilustre crítico.

 

          É, fundamentalmente, deste testemunho que se ocupa o presente capítulo.

 

A sequência dos versos não é rigorosamente cronológica e muito material se repete em variações e versões às vezes laudatórias às vezes reivindicativas da obra dantesca dos peões e pioneiros que construíram Brasília, em uma linguagem ingénua e de expressivo sentido descritivo e narrativo.     "O Presidente da República / abriu uma concorrência para esta construção / vieram muitos engenheiros de várias opiniões / entre eles Lúcio Costa o maior dos urbanistas / desenhou um avião". (97 : 29)

 

          Assim resumiu Tião, em simplicidade ou síntese magistral, a escolha do plano urbanístico através de concurso público nacional instituído pelo Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.

 

          A fase inicial de construção da Cidade Livre foi descrita em termos bíblicos e com a simbologia apropriada:

 

"... eram milhares de homens / construindo a Cidade Livre

hoje o Núcleo Bandeirante / a cidade primitiva.

não tem quem diga mas é / legítima mãe de Brasília". (97 : 34)

"Foi de onde começou / o comércio de Brasília

não se pagava imposto / de qualquer mercadoria

viesse de onde fosse / não precisava de guia

foi um negócio à vontade / na construção de Brasília".

Se não fosse desta forma / ninguém se sujeitava

este céu que se vê hoje / era barro que voava

          tudo aqui era vermelho / só do pó que levantava". (97 : 35).

 

          O homem, solitário e solidário, exposto à natureza virgem do

Planalto Central.

 

"Grandes trovões estrondava / para o lado do poente

era sinal de mais água / ventando a todo momento

as telhas se despregavam / deixando tudo a relento" (97 :44)

 

         Chuva e vento, lama e poeira nó dia a dia do desconforto do

candango:

 

"... virava tudo pró ar / os grandes lençóis de poeira

fazia nuvem nos ares / tudo era vermelhinho

mesmo da cor da tauá / até mesmo a comida / na hora de almo-

çar" (97:64).

 

A atração mágica de Brasília era responsável pela chegada cons-

tante de novos contingentes humanos:

 

"E todo dia chegava / gente de todos estados

de toda federação / aqui tudo misturado

a raça já é mestiça / aqui ficou mais Ara/actos (97 : 59).

 

Na confluência dos vários "brasis", o candango se extasiava com

a própria imagem:

 

"No começo isto tudo / era muito diferente

nem mesmo a fala do povo / não era como a da gente

e todo dia chegava / cada qual mais diferente" (97 : 67).

"Quanto povo misturado / cada um era um geito

amarelo, preto, branco / tudo ficava vermelho

tudo molhado de suor / no meio do véu de poeira" (97 : 75).

 

Sebastião faz o registro — justo — da empresa transportadora

pioneira na região:

 

"A primeira empresa de ônibus / foi a grande Araguarina

transportou os primeiros candangos / de Goiás, Bahia e Minas"

(97:39).

 

Gente humilde, muitos indocumentados, alguns analfabetos, gen-

te inteligente, intuitiva, disposta a tudo:

 

"Enquanto isto o serviço / em sua dura faceta

em toda parte uma obra / na base da empleita

tiosco funcionando / vendendo café e leite

Marta Rocha era um bolo / que aqui mais se vendeu" (97 :60).

 

"Duzentas máquinas no campo / que aqui funcionavam

três quartos Camargo Correia / outras da Nacional

trabalhavam dia e noite / revirando este planalto

botando onde não tinha / tirando onde sobrava"

 

"Com tudo isso que disse / o serviço não parava

quando se encostava uma / outra vinha começava

de seis as seis da manhã / motor nunca calava

fosse lá que hora fosse / o barulho se escutava" (97 :62)

 

          A marcha para Brasília começou por esses seres seminômades atraídos pela notícia de trabalho garantido e uma nova oportunidade na vida:

 

"Enquanto isto chegava / carradas de pau de arara

chegava toda semana / gente para trabalhar

serviço tinha pra tudo / só não tinha onde morar" (97 : 65).

 

"Na Cidade Livre não coube / só tinha que se espalhar

nestas alturas invasão / se deu logo a começar

foi gente que ninguém conta / sem ter onde morar

tudo era trabalhador / sem lugar para acampar" (97 : 59).

 

          A solidariedade dos desvalidos teve lances de esperteza e de grandeza, conforme Tião relata em forma precisa e sem toques melodramáticos:

 

"A polícia proibia / feitio de barracão

quando ela dava costa / começava a construção

era oito, dez candangos / na mais perfeita união

bem cedinho uma família debaixo / era assim as invasões (97 :65).

 

          Cenário típico do neorealismo italiano (lembra-se de // Teto?) que o Cinema Novo brasileiro, apaixonado pelas favelas cariocas e os dramas urbanos, certamente desperdiçou...

 

"formaram uma invasão / por nome de Vila Amauri

barraco por toda parte / foi gente como formiga

ali moraram três anos / no fim as águas cobriram".

"Juscelino quando soube / tratou de organizar

formou logo Taguatinga / e tratou de lotear

o Gama e Sobradinho / e tudo veio melhorar" (97 : 67).

 

          Um final feliz mas a história se repete. Brasília incha, extravasa os seus limites de acomodação, está para explodir.

 

"Formaram outra invasão / por nome de Vila Planalto

que era para ir para o Gama / deu trabalho danado

trinta caminhões, seis meses / foi o tempo que gastaram"

 

"Tinha outra invasão / por nome de Vila IAPI

somente de habitante / tinha mais de oitenta mil

          foram levados para a Ceilândia / meio quarto de Brasília" (97 :75).

 

          As soluções dos governantes não tinham a celeridade e a premura das necessidades daqueles migrantes sem teto. Novas invasões se impuseram como solução transitória, sob os olhos complacentes das autoridades que reprimiam mais a título protelatório que impeditivo, por quanto não existia outra alternativa. Assim foi o episódio da Vila Matias, onde um Robin Hood candango fez a repartição das glebas aos necessitados.

 

"Matias se encarregou / para medir os terrenos

a cada um o seu lote..." (97 :116).

 

"Porém quando descobriram / foi enorme a confusão

pegaram logo Matias / levaram para a prisão

como chefe responsável / por esta grande invasão"

 

"Enquanto Matias preso / mais barracos levantaram

a união dos candangos" (97 :117).

 

"E assim foi doze vezes / levado para detenção

por causa da moradia / sofrendo perseguição" (97 :118).

 

"Não puderam acabar / deixaram tudo de mão

pois não tinha onde botar / toda aquela multidão

o jeito foi o Governo / lotear a invasão" (97 : 119).

 

          As condições de trabalho eram desumanas, apenas superadas pelo entusiasmo e o heroísmo que não faltavam àqueles migrantes sem teto mas agigantados pela esperança.

 

"deste serviço acochado / não se tinha dias santo

muito menos feriado" (97 : 81).

 

"Um serviço violento / tudo aqui era pesado

14 e 16 horas / fazia a gente enfadado" (97 :49).

 

"O trabalho violento / em si já nem se falava

porém com a nova ordem / os expedientes dobravam

em vinte e um de abril / Brasília se inaugurava" (97 :155).

 

          No Rio de Janeiro, Juscelino enfrentava a oposição à sua obra. Muitos apostavam em que ele não consiguiria inaugurar a cidade na época prevista.

 

"Em meados de 59 / apareceu um boato

disseram que isto tudo / ainda virava mato"

"Quando Juscelino chegava / todos mudavam a feição" (97 : 76).

 

          A segurança de trabalho era mínima, em condições improvisadas e precárias. A alimentação era escassa e de má qualidade. A organização do trabalho dificultava o sindicalismo, a fiscalização, os movimentos reivindicativos.

 

"Ninguém sabe os acidentes / por dia quantos se davam

pois os canteiros de obras / tudo era separado

um vigia no portão / e era tudo trancado" (97 : 85).

 

"Um dia na Companhia / Pacheco Fernandes Dantas

bem na hora do almoço / veja aí a ignorância

por um prato de comida / teve ali uma matança" (97 :107).

 

"Até hoje não se sabe / quantos candangos morreram

sabe-se que foram enterrados / no meio dos arvoredos

quem não morreu nos disparos / entraram todos na peia" (97 :109).

 

"ficou o crime suspenso / sem nada se concretizar"

"Juscelino quando soube / daquela cena passada

mandou punir quem devia / os valentões da pesada

não deixaram nem vestígio / para não serem processados" (97 : 110).

 

          A verdadeira história da construção de Brasília ainda não foi devidamente contada. Os relatos conhecidos são excessivamente prosaicos, enaltecem prioritariamente o aspecto heroico e o pacifismo dos primeiros povoadores mas — mesmo sem desmerecer esse aspecto ordeiro e o paternalismo — haveria que investigar a violência e as injustiças a que se submeteram sob a ação repressiva do Estado e de sua polícia.

 

          O confinamento daquela multidão era um território propício à agitação, ao vício e à insubordinação. A polícia tomou as providências preventivas e coercitivas ao seu alcance, com os excessos costumeiros, para reprimir a desordem ou para manter a ordem.

 

"Aguardente por aqui / não podia se vender

ia preso o que bebia / e também quem a vendeu" (97:103).

 

          Em uma sociedade autoritária onde o indivíduo pobre é indefeso e nem tem consciência de seus direitos, havia lugar para a ingenuidade, o moralismo e a autoflagelação, o ufanismo e o apego aos símbolos nacionais como tábua de salvação.

 

"Muitos candangos daqui / saíram arremediados

seguravam seu dinheiro / com jeito e muito cuidado

só ele mesmo sabia / como ganhava suado."

 

"Outros não davam valor / bebia igual um pato

chegava no mulheril / bebia cachorro e gato

terminavam ébrios e a polícia / levava dando sopapo" (97 : 47).

 

"Chegou vinte e um de abril / que dia maravilhoso

aquele dia esperado / parece que madrugou

na praça dos três poderes l só se via era doutor" (97 :159).

 

"Leitores vejam a esquadra l de aviões de fumaça

nos ares com muita orgia / escreveram no espaço

vinte e um de abril / e escreveram também

mil novecentos e sessenta /JK, Brasília, Brasil" (97 : 169).

 

          O versejar de Tião não tem a consistência, nem a coerência e muito menos a grandiloquência de um Martin Pierrô. Pode até ser criticado pelo seu tom nostálgico e desalinhavado, mas seria justo reconhecer o tom didático, memorialista e descritivo do nosso poeta. Ele tentou ser fiel aos fatos que narrou ou descreveu, munido das informações que seu limitado mundo de candango lhe permitia, com a visão de mundo e de realidade própria de sua condição humilde. Aliás, a condição de seus companheiros, conterrâneos, contemporâneos pelos quais testemunhou, na mesma ótica e expressão popular que o ressaltam como um ser plural, como uma voz coletiva, enfim, como um autêntico poeta de

cordel.

 

"E assim foi o candango

na Fundação de Brasília:

esta cidade custou

o que ninguém avalia                              

poeira lama e saudade

também levou muitas vidas"

 

"Hoje o candango é esquecido / e vive sem proteção

perderam a mocidade / nesta grande construção

vivem nas Cidades Satélites / porém sem satisfação" (97 :123)

 

 

 

 

 


 

 

 
 
 
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