“JÚLIO CORTÁZAR, POETA” EM PALESTRA E LEITURA DE POEMAS POR ANTONIO MIRANDA, NA UNB QUARTA-FEIRA 8 OUTUBRO – ENTRADA FRANCA
Para celebrar o centenário do escritor argentino Júlio Cortázar (1914-1984), a capital federal recebeu, de 7 a 12 de outubro, dois eventos especiais. A UnB (Universidade de Brasília) realizou um seminário de literatura e o Cine Brasília foi palco de uma mostra de cinema dedicada ao autor.
A programação do “Territórios de Cortázar – 100 Anos aconteceu nos dias 7 e 8, na UnB, onde foram debatidos por escritores e professores universitários, brasileiros e argentinos, as diversas vertentes da obra de Cortázar: romance, conto, poesia. O autor de “O Jogo da Amarelinha” também inspirou vários cineastas. Na mostra “Cortázar na Tela Grande”, no Cine Brasília, foram exibidos sete filmes que abordam essa relação da obra Cortázar com a sétima arte. As sessões vão de 9 a 12 de outubro.
Dia 8 outubro 2014 - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LITERATURA “TERRITÓRIOS DE CORTAZAR”
Local: Auditório do Direito
ANTONIO MIRANDA dissertou sobre a POESIA DE JULIO CORTAZAR, com leitura de poemas em português e espanhol. Os professores José Luis Martinez (TEL/UNB) e o escritor argentino Jaime Correas, sob a coordenação do Prof. Erivelton da Rocha Carvalho (UnB), apresentaram também seus pronunciamentos sobre a poética de Julio Cortazar para professores, estudantes e público em geral.
Na foto, da esquerda para a direita: o coordenador da sessão Prof. Erivelton, o crítico argentino Jaimes Correas, o poeta Antonio Miranda e o professor uruguaio radicado em Brasília Dr. José Luis Martínez.
Os textos das apresentações estão sendo preparados para uma edição especial com dos anais do SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LITERATURA “TERRITÓRIOS DE CORTÁZAR”. Aguardem.
|