“POEMAÇÃO” HOMENAGEIA ANTONIO MIRANDA NO “BEIJÓDROMO”
O ciclo de saraus líteromusicais “Poemação!” teve início no auditório da Biblioteca Nacional há quatro anos atrás, quando esta instituição localizada no Eixo Monumental de Brasília ainda estava sendo organizada no prédio projetado por Oscar Niemeyer. Jorge Amâncio e Marcos Freitas, poetas da cidade, assumiram o projeto e por lá passaram muitos dos nomes da cultura brasiliense, do Plano Piloto e das regiões administrativas, em noitadas muito concorridas e alegres, tornando-se lugar de encontro e de conhecimento da produção artística e literária local. Com a saída de Antonio Miranda da BNB e a redução do horário de funcionamento da biblioteca — que fechava às 9 da noite, quando o sarau ultrapassava o horário... Sob a nova administração, em vez de ampliar o horário para as 11.30, como estava previsto para atender a demanda, o horário reduziu-se para as 18.30 h, inviabilizando o projeto e prejudicando a população que frequenta o local.
Agora o Poemação acontece uma vez por mês no Memorial Darcy Ribeiro, apelidado de “Beijódromo” pela população. No ambiente de café literário, foi reformulado e está se transformando num dos eventos tradicionais da Capital Federal.
A sessão dia 4 de junho de 2013 foi dedicada ao poeta Antonio Miranda, com a participação do cantor George Durand, de Sandra Fayad, Fernanda Freire e os poetas do Poeme-se. Jorge Amâncio e Marcos Freitas, seguindo o formato já tradicional da Poemação, apresentaram o poeta e leram poemas de sua autoria, no caso do homenageado, focalizando sua infância e juventude até a estreia de “Tu País está Feliz” na Venezuela, em 1971 e seus desdobramentos em anos seguintes, em vários países. Nicolas Behr ficou encarregado de entrevistar Antonio Miranda e a noite, no café do Beijódromo, continuou com música e poesia da programação e de quem quisesse participar. Uma bela experiência para um público de amigos e amantes da poesia e das artes.
A Poemação acontece sempre na primeira terça-feira de cada mês no bar do Beijódromo, no campus da Universidade de Brasília, na Asa Norte. Entrada livre.
|