IV SEMINÁRIO HISPANO-AMERICANO DE PESQUISA EM INFORMAÇÃO, DOCUMENTAÇÃO E SOCIEDADE
e IV SEMINÁRIO DE COMPETÊNCIA INFORMACIONAL
UNESP – Câmpus de Marília- SP, 24 a 26 de junho de 2015.
Aconteceu na cidade Marília, São Paulo, o evento que reúne especialistas em Ciência da Informação, Comunicação e Tecnologia da Informação, e pesquisadores em Literacia e Competência em Informação do Brasil, Espanha, México e da Austrália. A Biblioteca Nacional de Brasília esteve representada pelo seu diretor, o professor emérito ANTONIO Lisboa Carvalho de MIRANDA que participou em três sessões nos três dias no auditório principal:
- como relator da palestra “Sete Faces da competência em informação no ensino superior”, responsável pelo resumo (abaixo) que deverá constar dos Anais do evento;
- apresentou, com a Dra. Elmira Simeão, diretora da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília, a palestra “Competência em Informação e acervamento: a biblioteca universitária na tríade da educação superior”, elaborada por Mônica Regina Peres, Antonio Lisboa Carvalho de Miranda e Elmira Simeão. A palestra parte da apresentação do projeto de capacitação de professores e alunos da UnB, em curso desde 2014, a partir do ALFIN-BRASIL, desenvolvido pela equipe de pesquisa da UnB, Universidade de Brasília e Biblioteca Nacional do Conjunto Cultural de Brasília, com os embasamentos teóricos e tecnológicos do referido projeto.
- participação na mesa de clausura do evento com a apresentação de resultados e recomendações dos Grupos de Pesquisa.
RESUMO DA PALESTRA
“Sete faces da competência em informação no ensino superior” (apresentada em inglês pela Dra. Christine Susan Bruce, da Austrália), com resumo realizado por Antonio Miranda para os Anais do Simpósio:
Parte do princípio pedagógico do “Aprender a aprender”, originário da educação brasileira, formulado por Paulo Freire, conceito recorrente e ainda plenamente atual, agora empoderado pelas TICs e redes sociais: partindo do professor que ensina para o que desenvolve a prática da inteligência coletiva.
Apresenta as experiências de pessoas participantes de programas e projetos de alfabetização digital, evoluindo para o conceito de “competência em informação pela abordagem fenomenológica” / competência reflexiva (Barnett, 1994).
Parte para análises dos modelos teóricos: colaboração social/interdependência = conscientização dos prescritos: experiências com as fontes de informação (bibliografia humana e internacional, a assistência de intermediários e as habilidades individuais e os valores ligados à solução de problemas); reconhecer e gerir a informação pertinente na perspectiva pessoal mas dependente do sentido crítico; ação em benefício de outros, em sentido transinformacional.
Finalmente, apresenta as “seis facetas”: o conteúdo; a competência referida da instrução sequencial mediante instrumentos adequados; promover a motivação pessoal a partir do problema eleito; perseguir o ideal do impacto social; projetando experiências; e a questão relacional experienciada de forma objetiva, subjetiva e transformacional.
Resumindo: enquanto aprende/apreende o conteúdo, trabalhar com a informação; que seja uma ação crítica, criativa, reflexiva e ética; deixando claro, pela etimologia que informa “dar forma”, animar, moldar, figurar...
Os alunos devem ter maneiras próprias e diferentes de buscar dados e informar e de gerar conhecimentos.
Vale dizer: enquanto prática de ensino-aprendizagem, atingir a relação equilibrada entre o uso da informação e a aprendizagem permanente.
VEJA O POWERPOINT DA APRESENTAÇÃO:
COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E ACERVAMENTO: Produção coletiva e em aniverbivocovisualidade – AV3. PorMônica Peres ; Antonio Miranda; Elmira Simeão
Antonio Miranda e Elmira Simeão durante a apresentação do trabalho no Seminário.
Antonio Miranda e seu amigo José Antonio Frías, da Universidade de Salamanca.
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