GRAFITE E POESIA - JUNTOS NUM SARAU BEM LEGAL
PROMOVENDO A LEITURA E A CRIAÇÃO LITERÁRIA
NA BIBLIOTECA INFANTIL
O Sarau acontece na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato no bairro de Nazaré, em Salvador com o apoio do grupo Blacktude, sob a coordenação do poeta e professor Nelson Maca. Tudo começou com um grupo de crianças numa ação que permitiu ler, escolher poetas e poemas, ensaiar e depois montar o sarau para o público. Descobriram a obra de grandes nomes como Paulo Leminisksy, Helena Kolody, Ferreira Gullar, Alice Ruiz, José Carlos Limeira, Arnaldo Antunes, Sérgio Vaz, Solano Trinade e Manuel Bandeira. Depois vieram os grafiteitos – Fernando Gomes, Fael 1º , Finho, Lee 27, Marcos Costa e Neuro , que deixaram os muros e vieram gravar em telas as imagens do poetas homenageados, e depois montaram uma exposição e publicaram cartões postais. Registros fotográficos de Fernando Gomes.
Uma das entradas da exposição-instalação com os grafites dos poetas homenageados. Além de lerem poemas, algumas crianças passaram a apresentar poemas em jogral e alguns até começaram a escrever os próprios poemas.
Os bibliotecários Antonio Miranda e Rosane Rubim, diretora da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, parte do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia. É vinculada à Secretaria de Cultura do Estado. Na foto aparecem crianças de uma das ações programadas de promoção da leitura. Salvador, Bahia, 13 de maio de 2011.
|