Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

XII ENCUENTRO UNIVERSAL DE ESCRITORES VUELVEN LOS COMUNEROS
Colômbia   2018

 

      A viagem de avião entre Brasília e Bucaramanga, com escalas em São Paulo e Bogotá, foi longa e cansativa, com avisos de passagens por áreas de turbulência. O trajeto mais longo é em território brasileiro, na direção oeste, com pouca visibilidade, que aproveitamos para leituras de um livro e revisões dos textos e poemas que programamos para as apresentações.
A chegada a Bucaramanga revelou uma cidade imensa, bem diferente daquela que havíamos atravessado de ônibus, vária vezes entre Cúcuta e Bogotá, no final dos anos 60 do século passado, em viagens de férias, quando estudávamos na Venezuela.


O aeroporto fica na parte alta da montanha e o percurso de taxi revelou uma extensa urbe moderna, com edifícios altos e zonas residenciais a perder de vista.


As atividades do XII Encontro Universal de Escritores Vuelven los Comuneros começou nos espaços monumentais da Cajasan (Caja Santandereana de Subsídio Familiar), clube e hotel nos arredores da cidade, com um Taller de Literatura com poetas e educadores — com destaque para os cubanos Virgílio López e Jesus Barquet, sob a coordenação de Hernando Ardila González, concluindo com uma entrevista a uma emissora de rádio no centro da cidade.


As atividades foram programadas do dia 21 a 29 de setembro de 2018, em várias cidades da região como San Gil, Barichara e El Socorro, algumas simultaneamente por diferentes grupos em bibliotecas, escolas primarias e secundárias, universidades, livrarias para jovens e adultos, e até em um presídio, com participação do público através de perguntas e até de apresentação de jovens selecionados em oficinas de criação poética. Viagens em ônibus e taxis fretados para os traslados por estradas montanhosas e cidades coloniais pelo Cañón del Chicamocha, em altitudes que às vezes superavam os 3.000 m de altitude!


Uma das visitas incluía as instalações de Biblioteca Total, em duas cidades, com instalações modernas, com serviços de um repositório de arquivos digitais de última geração tecnológica, inclusive pela internet.

Cabe ressaltar também as apresentações na Universidad Libre de Colombia, em El Socorro, e também no campus de Bogotá,  com recitais e “conversatórios” com alunos e professores de Filosofia e Letras, além de atividades musicais, danças folclóricas e exposições de arte e literatura. Exposições itinerantes da Editorial UNIEDICIONES, com as antologias dos eventos anteriores e obras dos poetas e escritores selecionados, além das entregas de certificados de participação em diversas oportunidades, pelas instituições promotoras durante o longo percurso. Além de sucessivas reuniões dos organizadores do evento  com os poetas convidados, durantes as noites nos hotéis, para o planejamento das atividades dos dias seguinte, que geralmente começavam no café às 7 da manhã e se prolongavam durante todo o dia, com interrupções para as refeições e alguns passeios turísticos durante os translados.   No meu caso, fui programado para uma palestra para bibliotecários e escritores locais — que publicamos antes no PREZI:

https://prezi.com/yasivcmqu7rj/a-comunicacao-extensiva-e-o-advento-da-animaverbivocovisuali/ 

além de leituras dos nossos poemas que foram publicados na antologia organizada por Hernando Ardila:  

 

e demais poemas da edição artesanal e bilíngue Espanhol e Português,  em homenagem ao poeta grego Konstantinos Kávafis, que publicamos especialmente para as apresentações em diversas oportunidades durante a viagem:

https://www.amazon.com.br/EU-KONSTANTINOS-KAV%C3%81FIS-ALEXANDRIA-ALEJANDR%C3%8DA-ebook/dp/B07GJM9XYL

VIDEO de Antonio Miranda, gravado por Juvenildo Barbosa Moreira (NIldo) lendo poema do livro YO, KONSTANTINOS KAVÁVIS DE ALEJANDRIA:

Antonio Miranda e Khédija  Gaudhom (Tunísia).

 

A clausura do evento foi numa livraria no centro de Bogotá, com leitura de poemas, seguida de uma visita breve à Praça Bolívar e à Catedral, para as fotos e despedidas.


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar