FESTIVAL INTERNACIONAL DE POESIA EM QUITO 2010
convocado pela Casa de Cultura del Ecuador e Casa del Poeta Peruano aconteceu na cidade de Quito - Patrimônio Cultural da Humanidade, de 14 a 16 de maio de 2010, com representantes do Brasil, Colômbia, Equador e Perú, sob a liderança de José Guillermo Vargas, Ruth Bazante Chiriboga e Etza Jara León. As leituras e palestras tiveram lugar na Casa da Cultura e no salão do Ministério da Cultura sempre com um público de acadêmicos, jornalistas, escritores e estudantes, seguidas de lançamentos de livros, homenagens, apresentação de videos e música nacional e a adesão de autores que quisessem ler seus textos. Oportunidade para confraternização e socialização, troca de experiências, para novas amizades, intercâmbio de obras e convites para realizações conjuntas. Um evento deste tipo sempre se desdobra de forma imprevisível. No oportunidade foi lançado um exemplar do Boletin Revista Internacional de Literatura OLANDINA incluindo poemas e ensaios de alguns autores presentes. Alguns dos participantes: Brasil: Antonio Miranda; Colômbia: Bella Clara Ventura; Equador: Gonzalo Zurita H.; Marcela Almeida C.; Mariana Falconi Samaniego; Ruth Bazante Chiriboga; Simón Zavala Guzmán; Peru: Fernando León; Guillermo A. Bazán Becerra; Guillermo Manuel Torres Ruiz; Luiz G. Castillo Sánchez, quase todos da cidade de Cajamarca, no altiplano andino.
|
Músicos ecuatorianos.
Jovens estudantes militares com Antonio Miranda depois da leitura de poemas na Casa de Cultura Ecuatoriana.
Ao Prof. Antonio Miranda coube ainda uma visita oficial à Biblioteca Nacional del Ecuador, programada pelo Embaixador Eduardo Mora-Anda do país no Brasil, para promover a trocar de experiência com a escritora Soledad Córdoba, diretora da Instituição e discutir sobre a possibilidade de linhas de cooperação. A BN equatoriana é depositária de uma valiosíssima coleção de manuscritos e outras princips depositadas depois da expulsão dos Jesuítas no período colonial, além das preciosidades da bibliografia nacional e regional ingressadas nos períodos republicano e contemporâneo. E também uma visita ao Centro de Investigación e Información Cultural "Leonidas Proanõ" do Ministério de Cultura, recepcionado po Etza Jara León e Miriam Pazmino.
Ruth Bazante Chiriboga. Antonio Miranda no
Centro de Investigación e Información Cultural "Leonidas Proanõ"
do Ministério de Cultura.
Além dos passeios pelo centro histórico da cidade, com suas igrejas coloniais e palácios, ruas e estreitas e monumentos históricos, caberia destacar a região de La Ronda com seus casarões coloniais e republicanos restaurados e transformados em instalações de lazer e cultura, houve uma visita ao célebre Palácio de Cristal, um pavilhão de exposição de ferro e vidro que abrigava, na oportunidade, uma concorridíssima Feira do Livro Infantil.
Detalhe do salão de leitura da Biblioteca Nacional
Vista do Palacio de Cristal e da zona histórica de Quito, Equador.
|