DEFESA DE TESE DE DOUTORADO NA UNIVERSIDAD COMPLUTENSE DE MADRID
ANTONIO MIRANDA – Dr. Antonio Lisboa Carvalho de Miranda - participou da banca de defesa da tese de doutoramento da seguinte tese, no dia 13 de novembro de 2016, na Facultad de Ciencias de la Comunicación da Universidad Complutense de Madrid:
As Competências Informacionais na Educação a Distância na Universidade: Estudo de caso na Universidade Tiradentes
de
PABLO BOAVENTURA SALES PAIXÃO
bajo la dirección de los Doctores:
Aurora Cuevas Cerveró y Ronaldo Nunes Linhares
Membros da banca examinadora, os professores doutores María Teresa Bajón, Antonio Miranda, María Pinto Molina, Iuliana Botezan e José Antonio Gómez Hernández.
Inclui uma revisão de literatura compondo o estado da arte do tema, incluindo a FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E CONCEITUAL sobre a
ALFABETIZAÇÃO INFORMACIONAL NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO e um exaustivo estudos das COMPETÊNCIAS INFORMACIONAIS E A RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM EM CONTEXTOS INFORMACIONAIS À DISTANCIA NA UNIVERSIDADE TIRADENTES (Aracaju, Sergipe) e o MODELO EDUCATIVO para a ALFABETIZAÇÃO INFORMACIONAL PARA A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA.
A avaliação da experiência de construção do Modelo foi de abordagem quali-quantitativa, utilizando-se de métodos estatísticos para analisar a autopercepção dos participantes quanto às contribuições da prática formativa e da realização de entrevistas com os participantes. Os dados quantitativos foram analisados por meio da técnica de Análise de Aglomerados ou Cluster Analisys (Loesch & Hoeltgebaum, 2012). Já os dados qualitativos foram analisados segundo a perspectiva da Análise de Conteúdo (Bardin, 2000).
A tese foi aprovada por unanimidade e mereceu o reconhecimento de MAGNA CUM LAUDE pela sua excelência acadêmica.
|