Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

BNB 2022

PROGRAMA DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO, EXTENSÃO E INOVAÇÃO DA BIBLIOTECA NACIONAL DE BRASÍLIA 

Aconteceu na Biblioteca Nacional de Brasília, no dia 29 de maio de 2014, a reunião de especialistas para o restabelecimento do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Biblioteca Nacional de Brasília — BNB 2022/Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal, em cooperação com a Universidade de Brasília, a Universidade Complutense de Madrid, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia — IBICT/MCT, com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP. A cerimônia pública deverá acontecer, com a presença de autoridades, no final de junho ou início de julho. Cabe ressaltar que o grupo de pesquisa trabalhou e formulou projetos nas áreas de tecnologia da informação e biblioteconomia, de forma multivocal e interinstitucional, chegando aos testes com o ALFIN-BRASIL, voltado para o letramento e a capacitação informacional de usuários. Na fase inicial, contou com pesquisadores contratados pelo MINC: Edgar Costa Oliveira (atualmente no campus Gama, da UnB) e Ana Valéria Machado Mendonça (Professora do programa de Saúde Coletiva da UnB).

Participaram da reunião do dia 03 de junho de 2015, e discutiram as premissas básicas:

Antonio Miranda - Diretor da Biblioteca Nacional de Brasília

Tadao Takahashi TELEÓLOGO CRIADOR DO “PROGRAMA E DO LIVRO VERDE da SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO NO BRASIL” a exemplo do que fizera no Japão  IONEJI MASUDA.

Agora comprometido com o projeto BSB 100, parceria GDF-UNB que pretendemos se instale no 2º andar da BNB e reative o Centro de Criação Digital com desdobramento no CONIC para incentivar a criação digital e o letramento informacional, além de montar uma rede inteligente de apoio à educação, à ciência, à saúde e outras áreas de interesse da comunidade do DF, ENTORNO, como modelo transferível a outras regiões do país.

Carlos Alberto Xavier convidado pela SC para remontar a Comissão do Conjunto Cultural da República, com vistas a institucionalizar e promover uma base de sustentação mais republicana que englobe o GDF, ministérios da Cultura, Educação, C&T, etc e a iniciativa privada em forma consorciada e mais autonomia, visando alcançar um cenário de atuação mais nacional e internacional.

Yuri BarquetteGraduado em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado Latu Sensu em Biblioteconomia pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ). Tem experiência na publicação de fichas catalográficas e revisão de citações e referências bibliográficas na Revista de Informação Legislativa (RIL), na Subsecretaria de Edições Técnicas do Senado Federal, por meio de estágio. Avaliador de acervo pelo projeto Uma biblioteca em cada Município; projeto ligado à Fundação Biblioteca Nacional, Ministério da Cultura e do então Departamento de Ciência da Informação e Documentação da UnB. Atualmente é bibliotecário Gestor em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Distrito Federal (DF), foi Diretor da Biblioteca Nacional de Brasília de 2012 a 2015 e atualmente é Coordenador de Políticas do Livro e da Literatura da Secretaria de Estado de Cultura do DF.

Elmira Simeão – diretora da FCI-UnB, com quem trabalhamos há tempos na dimensão da COMUNICAÇÃO EXTENSIVA, base conceitual de sua tese de doutorado sobre fatores como a hipertextualidade , a  intertextualidade e a  multivocalidade na criação e difusão do conhecimento científico, que se transformou em livro. Agora estamos engajados no paradigma da ANIMAVERBIVOCOVISUALIDADE e da capacitação informacional  através do ALFIN-BRASIL.

Benedito Medeiros – professor da UnB, com pós-doutoramento e atividade com a Escola do Futuro da UsP e organizações internacional ligadas à tecnologia da informação e comunicação, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do GESAC – programa do MINC para a instalação e funcionamento de pontos de inclusão digital e social em escala nacional.  Agora comprometido com o estudo das “esferas semânticas” de Pierre Lévy...

Fátima Brandão – Professora do Departamento de Ciência da Comunicação e Diretora Técnica de Graduação da Universidade de Brasília.

Márcia Marques – Professora de Comunicação da Universidade de Brasília.

Ricardo Rodrigues – presidente da Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal- ABDF, representando o IBICT.

Zenilton de Jesús Gayoso Miranda – da Embrapa, artista plástico e  cientista da informação, estudioso da questão da inteligência territorial.

Luciano Goes – Médico e músico, mestre em saúde coletiva.

Jane Arisawa - Gestora em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Distrito Federal, Bibliotecária, atuando na Coordenação de Políticas do Livro e da Literatura da Secretaria de Cultura;

Marcela Araújo - Gestora em Políticas Pública e Gestão Governamental do Distrito Federal, Bibliotecária, atuando como Gerente de Atendimento da Biblioteca Nacional de Brasília.

Sabrina Amorim - Gestora em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Distrito Federal, Bibliotecária, atuando como Gerente da Gestão da Informação do Sistema de Bibliotecas Públicas do DF.

A ideia original da reunião foi a de iniciar um grupo de discussão presencial e pelas redes sociais, no modelo do “BA”, sugerido por Nonaka no sentido da promoção da ‘BA”  —  inteligência coletiva, ou do “conhecimento solidário” anteriormente previsto por Ioneji Masuda (o formulador do Programa Sociedade da Informação do Japão). Pretende-se que seja uma atividade  aberta a públicos nacionais e internacionais, com apoio de videoconferência e outros dispositivos tecnológicos das redes sociais e interativas.

*A documentação original das atividades e as propostas do BNB 2022 foi publicada no livro: CERVERÓ, Aurora Cuevas; SIMEÃO, Elmira (Org.).Biblioteca Nacional de Brasília: pesquisa E inovação. Brasília, DF: Thesaurus, 2011. 352 p.

Carlos Xavier(esquerda), Ricardo Rodrigues, Marcia Marques, Luciano Goes (direita)

Elmira Simeão(esquerda), Antonio Miranda (centro), Fátima Brandão (direita)

Tadao Takahashi(esquerda), Yuri Barquette,  Zenilton de Jesús Gayoso Miranda e Antonio Miranda (direita)

 


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar