Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

EDIÇÕES HIPOCAMPO

 

Os (jovens) poetas e editores Geir Campos e Thiago de Mello.

 

Geir Campos [ 1924-1999] , escritor brasileiro incluído pela crítica na famosa Geração de 45, que renovou a poesia brasileira sob "um estatuto ambíguo de tradicionalismo e modernidade", foi considerado por Alfredo Bosi "um dos 'virtuoses' de sua geração".

Em 1951, Geir Campos criou, em Niterói, com o poeta Thiago de Melo, as Edições Hipocampo. A iniciativa se insere num dos momentos mais significativos da história das artes gráficas do país. Na mesma época surgiram outras editoras artesanais de livros artísticos: no Rio de Janeiro, a Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil, dois anos antes; em 1950, em Salvador, a Dinamene, de Pedro Moacir Maia; em 1954, em Recife, O Gráfico Amador, de Gastão de Holanda, Aloísio Magalhães, Orlando da Costa Ferreira e Sebastião Uchoa Leite; em 1955, no Rio de Janeiro, a Philobiblion, de Manuel Segalá. Em Barcelona, na Espanha, o poeta e cônsul João Cabral de Melo Neto continuava a fazer as tiragens das belas edições de O Livro Inconsútil.

As Edições Hipocampo foram um empreendimento nascido do amor à poesia e às artes gráficas. Geir e Thiago alcançaram, em dois anos, a marca de vinte edições. Foram publicados textos poéticos, em prosa e verso, de autores consagrados e novos, todos ilustrados primorosamente por grandes artistas. Os livros eram compostos tipograficamente e diagramados pelos próprios editores, numa gráfica de fundo de quintal, na mesma casa da Rua Riodades, no bairro do Fonseca, em Niterói, onde se reunia o Grêmio Literário Humberto de Campos. A oficina era dirigida por Antônio Marra e Armando Cabral Guedes, que permitiam a Geir e Thiago que trabalhassem após encerrar o seu expediente. Os editores, que usavam sempre o papel Ingres, algumas vezes conseguiam vencer a resistência dos donos da gráfica e eles mesmos manejavam a prensa manual para imprimir os exemplares. O processo de acabamento era feito em casa de Geir, com a colaboração de toda a família. Dobravam-se as capas em forma de envelope, onde se inseriam as folhas soltas.

As edições tiveram tiragens que variaram entre 70 e 150, mas, em sua maioria, foram de 116 exemplares. As vendas, também a cargo dos editores, eram feitas antecipadamente, por subscrição, para assinantes, e os livros logo se esgotavam.  ANIBAL BRAGANÇA, in:

http://www.escritoriodolivro.com.br/oficios/geir.html


“Hipocampo” tem duas significações: a figura mitológica grega e fenícia de um cavalo-marinho com cauda de peixe; e de uma  estrutura localizada nos lobos temporais do cérebro humano. Embora a primeira, lembrando o cérebro, pudesse referir-se ao hábito da leitura, foi o cavalo-marinho que se impôs aos editores. Thiago diz ter visto a figura do cavalo na gravata de um passageiro da barca que os conduzia do Rio de Janeiro a Niterói, quando iam trabalhar na edição de um livro, embora Geir não tem certeza de ter visto... mas este foi o título adotado para as edições.

 O primeiro livro foi o longo poema de Carlos Drummond de Andrade “A mesa”, em 1951 e o último, em 1953, foi ”Os endereços”, de Izacyl Guimarães Ferreira: “livros sem costura, “inconsúteis”, compostos e arrumados por ele, Thiago, e por mim; e por nós entregues aos assinantes, em número de cem. Só não sabíamos ainda quantos livros iríamos editar: dez, vinte, não sabíamos”, confessou Geir Campos. Pretendiam publicar textos inéditos, de novos autores; publicaram muitos textos inéditos, mas a maioria de autores consagrados.


Depois do casamento de Thiago de Melo, Geir relata que ele começou a publicar autores “endinheirados”, e decidiram acabar com as Edições Hipocampo e teve início a Editora Hipocampo, com outro padrão gráfico, mais industrial, e a parceria acabou, mas não a amizade entre eles.

 

LISTA DOS TÍTULOS PUBLICADOS PELA EDIÇÕES HIPOCAMPO-,,

(1951-1953) extraída da obra: CRENI, Gisela. Editores artesanais brasileiros. Rio de Janeiro: Autêntica; Fundação Biblioteca Nacional, 2013, p. 68-70. Em vermelho, os títulos de poesia.

 

1951

 

1

ANDRADE, Carlos Drummond de. A mesa. Niterói, Hipocampo, 1951. Ilustração, fora do texto, de Eduardo Sued. Tiragem de 70 exemplares impressos sobre papel Ingres, numerados e assinados pelo autor.

 

2

MELLO, Thiago de. Silêncio e palavra. Niterói, Hipocampo, 1951. Gravura de Yllen Kerr para os exemplares de luxo. Tiragem de 150 exemplares, numerados e assinados pelo autor; de i a 50, impressos sobre pape] Ingres para subscritores e de 51 a 150, sobre papel apergaminhado.

 

3

IVO, Lêdo. Ode Equatorial. Niterói, Hipocampo, 1951. Ilustração, fora do texto, de A. Medeiros. Tiragem de 70 exemplares impressos sobre papel Ingres, numerados e assinados pelo autor.

 

4

SCHMIDT, Augusto Frederico. Ladainha do mar. Niterói, Hipocampo, 1951. Ilustração de Farnese. Tiragem de 70 exemplares impressos sobre papel Ingres, numerados e assinados pelo autor.

 

5

MACHADO, Aníbal Monteiro. ABC das catástrofes e Topografia da insônia. Niterói, Hipocampo, 1951. Ilustração Cágua-forte) de Darei Valença. Tiragem de 106 exemplares impressos sobre papel Ingres, numerados e assinados pelo autor.

 

6

CAMPOS, Paulo Mendes. A palavra escrita. Niterói, Hipocampo, 1951. Gravura, fora do texto, de Athos Bulcão. Tiragem de 126 exemplares impressos sobre papel Ingres, numerados e autenticados pelo autor.

 

7

MEIRELES, Cecília. Amor em Leonoreta.Niterói, Hipocampo, 1951. Xilogravura, fora do texto, de YJJen Kerr. Tiragem de n6 exemplares impressos sobre papel Ingres, numerados e autenticados pelo autor.

 

1952

8

LIMA, Jorge de. As ilhas. Niterói, Hipocampo, 1952. Ilustração, fora do texto, de Jorge de Lima. Tiragem de n6 exemplares impressos sobre papel Ingres, numerados e autenticados pelo autor.

 

9

CAMPOS, Geir. Arquipélago. Niterói, Hipocampo, 1952. Ilustração, fora do texto, de Santa Rosa. Tiragem de 116 exemplares impressos sobre papel Ingres, numerados e autenticados pelo autor.

 

10

BANDEIRA, Manuel. Opus 10. Niterói, Hipocampo, 1952. Ilustração (água-tinta) de Fayga Ostrower. Tiragem de 116 exemplares impressos sobre papel Ingres, numerados e autenticados pelo autor. Edição comemorativa do primeiro aniversário das Edições Hipocampo.

 

11

ROSA, João Guimarães. Com o vaqueiro Mariano. Niterói, Hipocampo, 1952. Ilustração (água-forte) de Darei Valença Lins. Tiragem de 116 exemplares impressos sobre papel Ingres, numerados e autenticados pelo autor.

 

12

VASCONCELOS, Dora. Palavra sem eco. Niterói, Hipocampo, 1952. Ilustração (bico de pena) de Adolfo Pastor. Tiragem de 116 exemplares impressos sobre papel Ingres, numerados e autenticados pelo autor.

 

13

CARDOZO, Joaquim. Prelúdio e elegia de uma despedida. Niterói, Hipocampo, 1952. Ilustração, fora do texto, de José Pedrosa. Tiragem de 116 exemplares impressos sobre papel Ingres, numerados e autenticados pelo autor.

 

14

MORAES, Emanuel de. Catedral de barro. Niterói, Hipocampo, 1952. Ilustração (bico de pena) de Santa Rosa. Tiragem de 116 exemplares impressos sobre papel Ingres, numerados e autenticados pelo autor.

 

15

LISBOA, Henriqueta. Madrinha Lua. Niterói, Hipocampo, 1952. Gravura (água-tinta) de Iberê Camargo. Tiragem de 116 exemplares impressos sobre papel Ingres, numerados e autenticados pelo autor.

 

16

AMADO, Gilberto. Canção das águas claras. Niterói, Hipocampo, 1952. Ilustração, fora do texto, de Santa Rosa. Tiragem de 116 exemplares impressos sobre papel Ingres, numerados e autenticados pelo autor.

 

17

RICARDO, Cassiano. Vinte e cinco sonetos. Niterói, Hipocampo, 1952. Ilustração, fora do texto, de Santa Rosa. Tiragem de 116 exemplares impressos sobre papel Ingres, numerados e autenticados pelo autor.

 

1953

 

18

RUBlÃO, Murilo. A estrela vermelha. Niterói, Hipocampo, 1953. Ilustração, fora do texto, de Nolasco. Tiragem de 116 exemplares impressos sobre papel Ingres, numerados e autenticados pelo autor.

 

19

MOURA, Emílio. O instante e o eterno. Niterói, Hipocampo, 1953. Ilustração, fora do texto, de Farnese. Tiragem de 116 exemplares impressos sobre papel Ingres, numerados e autenticados pelo autor.

 

20

FERREIRA, Izacyl Guimarães. Os endereços. Niterói, Hipocampo, 1953. Ilustração, fora do texto, de Teimo. Tiragem de 116 exemplares impressos sobre papel Ingres, numerados e autenticados pelo autor. Prémio de Poesia: Hipocampo -Diário Carioca, 1952.

 

Página publicada em junho de 2015


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar