CÁRMEN LÚCIA DANTAS
(Cármen Lúcia Tavares Almeida Dantas) é a nossa colaboradora na montagem de nossa página de Poesia alagoana desde 2007. Alagoana de Penedo. Formou-se em Museologia na Univ. Federal do Rio de Janeiro e fez Mestrado em Literatura, na UFAL. É membro do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. Atua nas seguintes áreas culturais: Museologia, Patrimônio Histórico, Artes Plásticas e Cultura Popular. Mas sua vida profissional está intimamente ligada à história do Museu Théo Brandão, da UFAL, por ter conseguido, em um espaço de 2 anos, recuperar esse museu, depois de 14 anos fechado ao público. Hoje o Théo Brandão é uma referência nacional. Também é profa. de História da Arte e escreve sobre Artes Plásticas, Artesanato e Patrimônio Histórico e Artístico.
Publicações: Carrapicho – Cerâmica e Arte; Aspectos da Cultura Popular Alagoana; Pinacoteca Universitária – Uma Trajetória de Arte; Alagoas- Roteiro Cultural e Turístico; Renda de Riacho Doce – Alagoas; Guia Turístico Cultural de Penedo; Arte Sacra de Alagoas – Um Tesouro da Memória
Áreas de Atuação (como professora, museóloga e administradora cultural): História Geral da Arte; História da Arte no Brasil; História da Cultura; História da Cultura e da Arte em Alagoas; Museologia; Cultura Popular; Literatura Brasileira e Patrimônio Histórico e Artístico.
|