RECENSÃO
MENDONÇA, Ana Valéria Machado.
Informação e comunicação para inclusão digital - análise do Programa GESAC: Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão.
Brasília: Editora do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília, 2008. 202 p.il.
ISBN 978-85-61157-06-7
Recensão elaborada por Benedito Medeiros Neto, Consultor de Inclusão Digital - Programa GESAC.
O livro da pesquisadora Ana Valéria Machado Mendonça aprofunda a questão da apropriação das tecnologias pelo cidadão, usuário de programa de inclusão digital e trata da construção dos conteúdos pelas comunidades. As redes sociais resultantes do processo de inclusão digital são o principal foco do trabalho. Obras como essa assumem um valor estratégico e devem ser pesquisadas em seus instrumentos de acompanhamento e avaliação. O estudo deve ser utilizado ou explorado na sua aplicabilidade para inclusão digital, notadamente no programa Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC), coordenado pelo Ministério das Comunicações, que tem por objetivo promover a inclusão digital em todo território nacional, por meio de uma plataforma de rede, serviços e aplicações, oferecendo ferramentas de tecnologia da informação e comunicações, recursos digitais e capacitação.
A obra mostra no capítulo sobre A Compreensão Possível dos Fatos, o lado mais real do GESAC, destacando as dificuldades, na sua maioria, comuns a outros projetos e programas no Brasil. Apesar disso, foi capaz de identificar bons resultados e a garantia de avanço em quatro anos de existência. O GESAC revela-se favorável a um cenário hipermoderno para o futuro da inclusão digital no país. Caminhos Trilhados no Encontro dos ujeitos da Pesquisa destaca o exitoso esforço de trazer mais luz e entendimento sobre a complexidade da Inclusão Digital, podendo o leitor encontrar fundamentos para a sua argumentação e obter mais informações para continuar a sua jornada. Uma Agenda para a Consolidação do GESAC:
Idéias em Ação traz uma grande contribuição aos dirigentes e operadores do GESAC e também gestores de outros programas. Aqui, a autora foi além ao fazer um diagnóstico criterioso e completo, tornando-se uma referência na busca de um futuro mais eficiente para o GESAC, e, ao mesmo tempo, útil para outros projetos em fase de implantação.
O presente trabalho tem o intuito de contribuir na compreensão da inclusão no seu universo multidisciplinar, característica marcante da Ciência da Informação, com metodologias que perpassam o ciclo comunicacional e o compartilhamento das experiências de gestão neste novo campo de atividade, carente de acompanhamento e avaliação. O trabalho de analise é complexo, e todas as práticas de campo tornam-se visíveis e conhecidas, tanto internamente como externamente ao Programa, de modo mais amplo possível e com a maior fidelidade, facilitando e aperfeiçoando realização da inclusão digital no Brasil. Muitas pessoas reconhecem a necessidade de mudar as suas práticas no processo de inclusão digital, mas não percebem bem as oportunidades ou como empregar metodologias de forma eficaz. Muitas conhecem os detalhes dos vários métodos pedagógicos e as tecnologias que estão disponíveis para facilitar o processo ensino-aprendizagem, mas lhes faltam o entendimento completo do processo, detalhado na presente obra. Este livro cria a ponte entre a teoria e a prática, o caminho da formulação do modelo até a sua aplicação. Podemos assim compartilhar a visão colocada aqui.
O livro nos apresenta a inclusão digital no cenário brasileiro, como evoluíram as idéias dentro de um contexto onde o resgate pela cidadania e direitos básicos são ditos como prioridade de Estado. As oficinas de capacitação analisadas no trabalho permitem validar o modelo Todos - Todos para processo de comunicação na inclusão digital, como forma de representar a integração de redes sociais e a tecnologia na comunicação.
Publicado originalmente em:
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação (RICI), v.1 n.1, p.233-234, jan./jun. 2008
Página publicada em janeiro de 2011
|