O pesquisador Benedito Medeiro em visita a um dos pontos de inclusão digital
do Programa GESAC
INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL:
Análise da apropriação dos usuários do Programa GESAC
- Benedito Medeiros Neto
- Consultor para Inclusão Digital
- Ministério das Comunicações/ Secretaria de Telecomunicações
- Antonio Miranda
- Professor Doutor
- Universidade de Brasília/ Departamento de Ciência da Informação
- Diretor da Biblioteca Nacional de Brasília
Objetivos
Descrever a apropriação do uso das tecnologias e do acesso á informação na Internet de uma amostra de usuários das comunidades escolares e excluídas, atendidas pelos pontos de inclusão digital públicos, Telecentros e Laboratórios de Informática dos Pontos GESAC em todo território nacional.
O Programa GESAC, conveniados e parceiros nos níveis dos Governos Federias e Municipais promoveram a Inclusão Digital nos usuários de instituições públicas de ensino, instituições públicas de saúde, unidades do serviço público localizadas em áreas remotas, de fronteira ou de interesse estratégico e outras instituições públicas.
Metodologias
O estudo investigou os sujeitos supostamente alfabetizados, ou melhor, usuários de um ponto de inclusão nas 5 (cinco) regiões geográficas. Foi selecionada uma amostra da população de alunos e usuários que passaram por um processo de alfabetização digital dos 3570 pontos de inclusão digital do GESAC, sendo 2.500 laboratórios de informática em escolas públicas estaduais e municipais, 670 Telecentros comunitários, pontos instalados em instituições da Sociedade Civil, e 400 Unidades Militares com computadores conectados à Internet. O questionário foi especificamente elaborado para esta pesquisa e desenvolvido com a participação de convidados das Instituições Responsáveis (parceiros), de Universidades, auto-administrado online, coletando observações tanto quantitativas quanto qualitativas sobre o acesso, uso, conhecimento e domínio das TICs. Utilizou-se o software estatístico R versão 2.7.0 para Mac (Apple)
Resultados
Quanto ao uso da tecnologia, 18,4% sabem e aplicam no dia a dia o Linux, 78,6% a Internet, 62,4% o Windows e Word. Observa-se que, enquanto a Internet é uma ferramenta amplamente utilizada, independente da faixa etária e escolaridade, o Linux é uma tecnologia pouco inclusiva, praticamente independente da faixa etária e escolaridade, atingindo 30% de aplicação entre 25 e 59 anos e cerca de 30% entre aqueles com nível superior.
Tabela 6: Percentual e total de indivíduos maiores de 10 anos segundo domínio de conhecimento do Linux, Windows, Word ou Internet, por escolaridade.
Escolaridade |
Habilidade no uso de |
Total |
Linux2 |
Windows2 |
Word2 |
Internet2 |
No |
% |
Fundamental incompleto |
17,8 |
48,6 |
51,9 |
60,3 |
3030 |
100,0 |
Fundamental completo |
24,3 |
53,0 |
52,2 |
62,4 |
423 |
100,0 |
Médio incompleto |
23,9 |
57,9 |
59,1 |
64,2 |
2359 |
100,0 |
Médio completo |
30,2 |
62,3 |
62,3 |
66,9 |
1009 |
100,0 |
Superior incompleto |
35,0 |
51,5 |
51,0 |
57,3 |
569 |
100,0 |
Superior completo |
34,6 |
55,9 |
56,5 |
58,6 |
1093 |
100,0 |
Total |
24,6 |
54,2 |
55,7 |
61,8 |
8483 |
100,0 |
Quanto ao acesso à informação, verificou-se que 60% dos participantes fazem uso de mensageiros, 55,6% visitam sites de relacionamento, 47.2% jogam na internet e 44,7% usam correio eletrônico. Identificou-se acesso à informação com menor valor para: pesquisa de emprego (20%), consulta a portais de governo (22%) e operações bancárias (9%). O jogo na internet e visita a sites de relacionamento se concentram nas faixas etárias mais jovens e o uso de correio eletrônico nas mais elevadas.
Tabela 10: Percentual e total de indivíduos maiores de 10 anos segundo interesse em localizar Informação na Internet quando pesquisa vaga de emprego, consulta a portais de governo, realização de operações bancárias e trabalhos escolares, por escolaridade.
Escolaridade |
Acesso á Informação |
Total |
Pesquiso
vaga de
emprego |
Consulto
portais do Governo |
Localizo
endereço ou telefone |
Na Internet p/ Trabalhos
escolares |
No |
% |
Fundamental incompleto |
7,9 |
7,5 |
20,5 |
58,9 |
3030 |
100,0 |
Fundamental completo |
15,4 |
12,5 |
5,0 |
62,6 |
423 |
100,0 |
Médio incompleto |
18,3 |
11,1 |
22,9 |
67,6 |
2359 |
100,0 |
Médio completo |
37,7 |
33,6 |
16,3 |
56,5 |
1009 |
100,0 |
Superior incompleto |
40,2 |
48,9 |
12,3 |
82,6 |
569 |
100,0 |
Superior completo |
32,9 |
66,1 |
23,0 |
73,6 |
1093 |
100,0 |
Total |
20,1 |
22,2 |
24,0 |
64,7 |
8483 |
100,0 |
Discussão e Conclusão
- Necessita-se de melhores esclarecimentos e uma revisão na prática da utilização de tecnologia de software livre;
- Os indicadores de uso da tecnologia, quando observamos em uma ferramenta isolada, são mais elevados, à medida que cresce o nível de escolaridade. Esta apropriação deve-se às capacitações dos agentes de inclusão, ao esforço próprio e a maturidade e conhecimento acumulado.
- Internet, quando apropriado pelas comunidades, favorece o acesso à informação e permite a construção de redes sociais do cidadão;
- As ações de inclusão digital em tela são motivadores e têm poder de promover a alfabetização digital dos excluídos, mas não está ocorrendo a contento, no entanto, encorajam o processo de letramento informacional.
Não basta ao Governo formular políticas públicas para os propósitos da inclusão digital. Além de garantir a infra-estrutura e os recursos digitais, requer um projeto sólido de avaliação e acompanhamento de longo prazo, visando aprofundar o conhecimento dos processos de inclusão digital em populações com forte componente de exclusão social.
Referências
AUN, Marta Pinheiro (Org.); MOURA, Maria Aparecida; SILVA, Helena Pereira; JAMBEIRO, Othon. Observatório da Inclusão Digital: descrição e avaliação dos indicadores adotados nos programas governamentais de infoinclusão. Belo Horizonte: Orion, 2007
BARZILAI-NAHON, Karine. Gaps and Bits: Conceptualizing measurements for digital divides. The Information Society, v. 22, n. 5, p. 269-278, 2006.
______. Ministério das Comunicações. Portaria nº 483, de 12 de agosto de 2008. aprova a Norma Geral do Programa GESAC. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 de ago. 2008a. Disponível em: < http://www.idbrasil.gov.br/ >
MENDONÇA, Ana Valéria M. Informação e Comunicação para Inclusão Digital: análise do Programa GESAC - Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão. Brasília, DF: Editora do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da UnB, 2008.
SIRIHAL DUARTE, Adriana Bogliolo. Inclusão Digital e Competência Informacional: Proposta de Abordagem Metodológica para estudos de usuários da Informação Digital. VIII [s.n.], CINFORM. 2008.
Página publicada em janeiro de 2011 |