Biblioteca Nacional de Brasília é aberta ao público
Faça uma visita virtual à Biblioteca Nacional de Brasília: http://videolog.uol.com.br/video.php?id=275692&ordem=7¶metro=animacao
Visite o site oficial da BNB: http://www.bnb.df.gov.br
Visite o vídeo da abertura feito pelo jornal Correio Brasiliense ( correioweb ): http://www.correioweb.com.br/tvbrasilia/index.htm?id=1466
Oscar Niemyer e o Governador Arruda
A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) foi aberta à comunidade no dia 11 de dezembro de 2008, a partir de solenidade realizada com a presença dos ministros da Cultura, Juca Ferreira, e do TST, do senador Marco Maciel, do governador do DFl, José Roberto Arruda, do secretário de Cultura/DF, Silvestre Gorgulho, do diretor do Ibict, Emir Suaiden e de várias outras autoridades. O arquiteto responsável pelo projeto da BNB, Oscar Niemeyer, participou indiretamente da festa, lançando, após o encerramento da cerimônia na BNB, a revista Nosso Caminho, no Museu Nacional, para onde se dirigiram os convidados da Biblioteca, cerca de 300 pessoas, entre representantes do corpo diplomático, docentes da UnB, escritores, artistas, jornalistas, crianças etc.
O diretor da Biblioteca, professor e poeta Antônio Miranda, prevê que, a partir do início do período letivo de 2009, deverão circular pela BNB cerca 3,5 mil pessoas diariamente. Além de um acervo de mais de 50 mil livros de todas as áreas do conhecimento, os freqüentadores também terão acesso a um Centro de Inclusão Digital, chamado Espaço Clic. Com 51 computadores os usuários poderão navegar gratuitamente pela Internet e dispor de acomodações para leitura de revistas, periódicos e jornais nacionais e estrangeiros, além de participar de cursos de capacitação na área de editoração e internet.
Durante a semana, o horário de funcionamento da Biblioteca é de 9h a 21h; aos sábados e domingos, o expediente se encerra às 18h. De início, a Biblioteca Nacional não trabalhará com empréstimos, mas um acervo a parte, do programa Mala do Livro, estará disponível para quem quiser levar o livro para casa.
Para as crianças com idade entre cinco e dez anos foi criado o Espaço Infantil, onde receberão o acompanhamento de pedagogos e orientadores educacionais em oficinas de alfabetização digital e rodas de leitura. No andar térreo, foi reservado um espaço especial de atendimento ao turista.
O edifício de quatro andares oferece um auditório com capacidade para 94 pessoas e uma sala de reuniões, ambos equipados com tecnologia de videoconferência. Apenas o quarto pavimento continua em obras e, segundo o diretor Antonio Miranda, assim que estiver pronto para uso, será destinado a pesquisadores e estudiosos.
Foto da cerimônia de abertura da BNB ao público com a presença do governador José Roberto Arruda (abrindo a fita de inauguraçao) com o vice-governador Paulo Otoavio. Ao centro, o senador Marco Maciel e demais autoridades presentes. À esq. (de verde) a doutora Sylvia Cyntrão, da UnB. Antonio Miranda, diretor da Biblioteca, aparece ao fundo entre o senador e o governador Arruda.
|