| POESIA SURREALISTA  PORTUGUESA   
 ANTÓNIO  DACOSTA(1914-1880)
   António  Dacosta (Angra do Heroísmo, 3 de Novembro de 1914 – Paris, 2 de Dezembro de  1990) foi um poeta, critico de arte e pintor português. A  sua obra pictórica é constituída por duas fases distintas. Entre 1939 e 1948  trabalha essencialmente dentro de um idioma surrealista, afirmando-se como uma  figura de referência do movimento em Portugal. Essa fase encerra-se com  pinturas realizadas em Paris – onde fixa residência a partir de 1947 –, em que  se aproxima da abstração. Segue-se um hiato de trinta anos em que interrompe  quase por completo a prática artística, dedicando-se à crítica de arte. Retoma  a pintura de forma consistente apenas no final da década de 1970. A partir daí  e até à data da sua morte irá realizar um conjunto de obras diversas,  identicamente notáveis, "cujo intimismo e a poesia são ímpares na pintura  portuguesa contemporânea"1 . A sua presença duplamente prestigiada, pelo  passado e pela nova visibilidade que adquire na década de 1980, seria marcante  na sensibilidade pictural desses anos em Portugal.Fonte: wikipedia
         O  TRABALHO DAS NOSSAS MÃOS   EU ERA NOVO E TU SIMULAVAS. TARDES IMÓVEIS Â PORTA DO NOSSO MEDO  NAS MAIS DIFÍCEIS EM QUE TE OCUPAVAS COM GESTOS E UMA INVENCÍVEL  ENTREGA TE   FAZIA INVEJAR AS CHA- MINÉS E OS SEUS FUMOS. TU, O TEU SANGUE CRESPUSCULAR,  DISSOLVIA O MEU REMORSO DE TER NASCIDO E DISSOLVIA O PEZ QUE OS OUTROS  COLAVAM AO NOSSO CORPO. O TEU GESTO DE MOLHAR A LUZ NA TUA  PELE DISFARÇAVA COM CUIDADO QUAL- QUER ASA DE PECADO.         O NOSSO RECEIO NÃO ERA JÁ DAS CINZAS  QUE NOS APOU- CAM. A LIMPIDEZ DO CÉU, TRABALHO DAS NOSSAS MÃOS,  ENTREABRIRA-TE OS LÁBIOS DOUTRA SEDE, PERMA- NENTE COMO A CHUVA.   EU ERA NOVO E TU SIMULAVAS OS MEUS  DEDOS DESFO- LHANDO-SE. PORQUE O NOSSO PESO ERA DE SÍMBOLOS,  DECIDISTE CRIAR OUTROS. A DORMIR REFIZEMOS OS NOSSOS FRUTOS  DE ALEGRIA E NUNCA NINGUÉM NOS IM- PORTUNOU COM TARJAS TRISTES À NOSSA  PORTA. A VIVER REFIZEMOS AS COISAS E O SEU GUME, NA EVIDÊNCIA DO QUE  EXISTE. DESPIAS SORRIDENTE, DESLUMBRADA,  AQUELE QUÊ DE AUSENTE NA CARNE DAS ESTÁTUAS, E NADA QUE NÃO FOSSE  EXACTO TURBAVA OS TEUS OLHOS. A TERRA ABRIA-SE PARA A CHUVA ENQUANTO A  SEMENTE DO DIA ENTRAVA NO BICO DOS PÁSSAROS. HAVIA UM GESTO DE  ELEVAÇÃO.   EU SIMULAVA VER UM BARCO INCENDIADO,  UM MAR DE LIXÍVIA A ARDER E AS REN- DAS DA NOITE CREPITANDO. OUVES AINDA  O RUMORDAS ESTRELAS DE QUE, NOS DECLIVES, DEPENDIAM NOSSOS PASSOS?  UM PEDESTAL DE ÓCIO SUSTINHA AS ES- TÁTUAS DO VALE, INERTES DE DESTERRO,  TODAS DE ROSTO SEMELHANTE, EXISTIN- DO DE AUSÊNCIA ERGUIDA. NESSA HORA O LINHO QUE NOS COBRIA  TINHA QUALQUER COISA DE FEROZ E RECLA- MAVA SANGUE. O BRANCO ENSINOU-NOS A ESPADA. A  ESPADA A CORAGEM DE A SABER INÚTIL. UM DIA DISSESTE A FITAR OS OLHOS DE  IMENSAS COISAS - QUE AO MENOS NOS SALVEMOS NÓS! - DÓI-ME O CORPO DE  ESPERAR...     Página publicada em dezembro de 2013   |