POESIA MUNDIAL EM PORTUGUÊS
SEICHI YAMAGUCHI
Yamaguchi Seishi, japonês 子 誓 子 em Quioto , nascido em 3 de novembro de 1901 , † 26 de março de 1994 ), na verdade Yamaguchi Chikahiko ( 山口 新 比 古 ), era poeta haiku japonês do tempo de Taisho e Shōwa .
Yamaguchi Seishi nasceu como o filho mais velho de Yamaguchi Shinsuke ( 山口 新 助 ) e sua esposa Mineko ( 岑 子 ). Desde sua infância, no entanto, ele foi criado por seu avô materno, Wakita Kaichi ( 脇 田 嘉 一 ), e viveu alternadamente em Kyoto , Tóquio , Sakhalin , então parte da área administrativa do Japão, e novamente em Kyoto. Depois de frequentar a Primeira Escola Secundária em Kyoto, ele foi matriculado na Terceira Escola Secundária . Ao juntar-se à comunidade de haicai, ele começou a escrever haiku sério.
Em 1922 ele se matriculou para estudar na Faculdade de Direito da Universidade Imperial de Tóquio . Lá também ele participou da comunidade haiku e foi pessoalmente instruído por Takahama Kyoshi . Em 1926 ele terminou seus estudos e trabalhou para a Sumitomo KG em Osaka . Dois anos depois, em 1928, ele se casou com Asai Umeko ( 浅井 梅子 ), mais conhecido pelo pseudônimo de Yamaguchi Hatsujo . Na Sumitomo KG, Seishi era o principal responsável pelos recursos humanos, mas devido a uma doença pulmonar que o atormentava desde que ainda era estudante, ele abandonou a escola em 1940 e finalmente desistiu do trabalho em 1942, quando uma estada no spa não melhorou sua condição. Ele então se dedicou à literatura.
Já no início do tempo Shōwa ele se tornou ativo no publicado por Takahama Kyoshi , seu professor, revista de haiku Hototogisu e foi contado junto com Awano Seiho , Mizuhara Shūoshi e Takano Suju aos "quatro S". Ele usava freqüentemente temas modernos e defendia, assim como Kyoshi, o esboço objetivo (natural) como um meio de representação. No chamado movimento Shinko Haiku , ele interpretou um dos papéis principais, mas ele sempre se distinguia nitidamente do haiku sem palavras sazonais . Em 1935 ele participou como co-editor da revista de haiku Ashibi e representou, junto com Mizuhara Shūōshi e alguns outros, uma forma fixa de haiku com palavras sazonais.
Em 1948 ele fundou a revista Tenro ( 天狼 , dt " Sirius ", literalmente "Sky Wolf"), que ele próprio liderou, e reuniu inúmeros haikuists e estudantes amistosos, fazendo uma contribuição significativa para o renascimento do haiku depois da guerra. feita. Em 1976 recebeu a Ordem do Tesouro Sagrado da terceira classe, em 1987 o Prêmio da Academia de Belas Artes e um ano depois o Prêmio Asahi . Em 1992, ele foi homenageado publicamente por grande mérito cultural.
Como um haikuista, Seishi escreveu numerosos trabalhos importantes. Doou sua biblioteca de aproximadamente 20.000 volumes ao Departamento de Estudos Japoneses da Universidade de Kobe , pela qual foi o primeiro a receber um doutorado honorário da universidade em 16 de junho de 1988.
Biografia (traduzida) e foto da wikipidia
Extraído de
POESIA SEMPRE. Revista semestral de poesia. Ano 10. Número 17. Dezembro 2002. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, Ministério da Cultura, Departamento Nacional do Livro, 2002. 260 p. ilus. col. Editor geral Marco Lucchesi. ISSN 0104-0626 Ex. bibl. Antonio Miranda
O HAICAI NO SÉCULO XX
Tradução de Ban´ya Natsuishi e Casimiro de Brito
Página publicada em agosto de 2018
|