Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
POESIA MUNDIAL EM PORTUGUÊS

Foto: /wkdhaikutopics.blogspot.com

KUSATAO NAKAMURA

(1901 – 1983)

 

Nakamura Kusatao ( japonês , nascido em 27 de julho de 1901 em Xiamen , † 5 de agosto de 1983 em Tōkyō ), na verdade Nakamura Seiichirō ( 一郎 ), era um poeta haiku japonês.

Nakamura Kusatao nasceu em Xiamen , na província de Fujian , China , como o filho mais velho do cônsul japonês na China, Nakamura Osamu ( ). Em 1904, quando Kusatão tinha quatro anos de idade, ele se mudou com sua mãe para Masaki , Condado de Iyo , Prefeitura de Ehime , a verdadeira casa da família Nakamura. Dois anos depois, uma mudança para Matsuyama aconteceu. A maior parte do tempo do ensino fundamental passou Kusatao em Tōkyō , onde frequentou a Escola Elementar do Seinan, no distrito de Minato .

Para frequentar o ensino médio, ele retornou novamente para Matsuyama e frequentou a Escola Secundária de Matsuyama e a Escola Secundária de Matsuyama. Depois de se formar em 1925, ele começou a estudar literatura alemã na Faculdade de Filosofia da Universidade Imperial Tōkyō . Em 1929 ele foi ensinado sob Takahama Kyoshi no selo Haiku e se tornou um membro da comunidade haiku da universidade. Por recomendação de Mizuhara Shūōshis , ele publicou sua poesia na revista de haiku Hototogisu . Durante seus dias de estudante, ele visitou sua antiga escola primária depois de muito tempo e escreveu durante esse tempo o famoso poema Yuki para Meiji ( Snow 明治 , dt "Snow and the Meiji time"), que atualmente está em uma pedra memorial na escola primária Seinan.

Em 1933 graduou-se e tornou-se professor na Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas da Universidade Seikei , onde lecionou até sua aposentadoria em 1967. Ele também foi incluído no círculo da revista Hototogisu em 1933 e trabalhou em sua coluna para poemas sem tema fixo ( , Zatsuei ).

Em 1936 ele publicou sua primeira compilação haiku, Chōshi ( the , "o filho mais velho"), a segunda compilação em 1939, Hi no tori ( Fir , "Firebird") e em 1941 a terceira compilação, Banryoku ( , "Verde onipresente") seguido.

Em 1944 ele parou o lançamento do haiku no Hototogisu de insatisfação com a revista e fundou em 1946 sua própria revista haiku, que ele também chamou de Banryoku . Em 1953, sua quinta compilação haiku, Ginga izen ( still 依然 , "ainda a Via Láctea"), saiu. Em 1959, ele assumiu a tarefa de selecionar haiku para o jornal Asahi . Em 1967, ele publicou sua sétima compilação de haicai, Biden (beautiful , "campo de arroz bonito / fértil").

Em 5 de agosto de 1983, Nakamura Kusatao morreu em conseqüência de uma pneumonia aguda. No dia anterior à sua morte, ele foi batizado e adotou o nome de batismo Johannes Maria Vianney Nakamura Seiichiro ( Jean-Marie Vianney ). Seu local de descanso está localizado no cemitério Itsukaichi em Akiruno , Tōkyō .

 

Extraído de

 

POESIA SEMPRE. Revista semestral de poesia. Ano 10.  Número 17. Dezembro 2002. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, Ministério da Cultura, Departamento Nacional do Livro, 2002.  260 p. ilus. col. Editor geral Marco Lucchesi.  ISSN 0104-0626   Ex. bibl. Antonio Miranda

 

O HAICAI NO SÉCULO XX

Tradução de Ban´ya Natsuishi  e Casimiro de Brito

 

 

 

Página publicada em agosto de 2018


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar