POESIA MUNDIAL EM PORTUGUÊS
Foto: /wkdhaikutopics.blogspot.com
KUSATAO NAKAMURA
(1901 – 1983)
Nakamura Kusatao ( japonês 中 村 草 田 男 , nascido em 27 de julho de 1901 em Xiamen , † 5 de agosto de 1983 em Tōkyō ), na verdade Nakamura Seiichirō ( 中 村 清 一郎 ), era um poeta haiku japonês.
Nakamura Kusatao nasceu em Xiamen , na província de Fujian , China , como o filho mais velho do cônsul japonês na China, Nakamura Osamu ( 中 村 修 ). Em 1904, quando Kusatão tinha quatro anos de idade, ele se mudou com sua mãe para Masaki , Condado de Iyo , Prefeitura de Ehime , a verdadeira casa da família Nakamura. Dois anos depois, uma mudança para Matsuyama aconteceu. A maior parte do tempo do ensino fundamental passou Kusatao em Tōkyō , onde frequentou a Escola Elementar do Seinan, no distrito de Minato .
Para frequentar o ensino médio, ele retornou novamente para Matsuyama e frequentou a Escola Secundária de Matsuyama e a Escola Secundária de Matsuyama. Depois de se formar em 1925, ele começou a estudar literatura alemã na Faculdade de Filosofia da Universidade Imperial Tōkyō . Em 1929 ele foi ensinado sob Takahama Kyoshi no selo Haiku e se tornou um membro da comunidade haiku da universidade. Por recomendação de Mizuhara Shūōshis , ele publicou sua poesia na revista de haiku Hototogisu . Durante seus dias de estudante, ele visitou sua antiga escola primária depois de muito tempo e escreveu durante esse tempo o famoso poema Yuki para Meiji ( Snow と 明治 , dt "Snow and the Meiji time"), que atualmente está em uma pedra memorial na escola primária Seinan.
Em 1933 graduou-se e tornou-se professor na Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas da Universidade Seikei , onde lecionou até sua aposentadoria em 1967. Ele também foi incluído no círculo da revista Hototogisu em 1933 e trabalhou em sua coluna para poemas sem tema fixo ( 雑 詠 , Zatsuei ).
Em 1936 ele publicou sua primeira compilação haiku, Chōshi ( the , "o filho mais velho"), a segunda compilação em 1939, Hi no tori ( Fir の 鳥 , "Firebird") e em 1941 a terceira compilação, Banryoku ( 緑 緑 , "Verde onipresente") seguido.
Em 1944 ele parou o lançamento do haiku no Hototogisu de insatisfação com a revista e fundou em 1946 sua própria revista haiku, que ele também chamou de Banryoku . Em 1953, sua quinta compilação haiku, Ginga izen ( still 依然 , "ainda a Via Láctea"), saiu. Em 1959, ele assumiu a tarefa de selecionar haiku para o jornal Asahi . Em 1967, ele publicou sua sétima compilação de haicai, Biden (beautiful 田 , "campo de arroz bonito / fértil").
Em 5 de agosto de 1983, Nakamura Kusatao morreu em conseqüência de uma pneumonia aguda. No dia anterior à sua morte, ele foi batizado e adotou o nome de batismo Johannes Maria Vianney Nakamura Seiichiro ( Jean-Marie Vianney ). Seu local de descanso está localizado no cemitério Itsukaichi em Akiruno , Tōkyō .
Extraído de
POESIA SEMPRE. Revista semestral de poesia. Ano 10. Número 17. Dezembro 2002. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, Ministério da Cultura, Departamento Nacional do Livro, 2002. 260 p. ilus. col. Editor geral Marco Lucchesi. ISSN 0104-0626 Ex. bibl. Antonio Miranda
O HAICAI NO SÉCULO XX
Tradução de Ban´ya Natsuishi e Casimiro de Brito
Página publicada em agosto de 2018
|