BODY TYPE: INTIMATE MESSAGES ETCHED IN FLESH
Ina Saltz. New York: Abrams Image, 2006. 190 p. ilus color
19x22 cm. ISBN 978-0-8109-7050-2 Col. A.M.
Um livro recomendável, impecável, com um conjunto admiravel de imagens!!!
Este é o mais completo liVro sobre tatuagens na pele que existe no mercado (até prova em contrario…). Ina Saltz fotografou e reuniu fotos de tatuagens que cobrem uma gama fantástica de temas e situações: “Literature, Poetry, & Lyrics” (litertura, poesía e letras de músicas), “Typography” (tipografía, letrismo, símbolos gráficos), “Self-expression” (auto-expressão), “ Self-love” e “Love” (auto-estima, narcisismo, amor ao próximo…), “Politics” and “Religion” (temas políticos e religiosos), “Belief systems” e “Homage” (convicção e ideias, exortações… homenagens, tributos…). Tudo sobre tudo em tatuagens por toda parte. Inclui imagens de palíndromos, ou seja, textos que podem ser lidos em qualquer direção; também criação de símbolos, logotipos, em braços, pernas, ombros, seios, umbigos, pés e até em línguas!!!
Lógico que a tatuagem é uma expressão antiga, não é apenas uma moda atual. Está em civilizações antigas e em povos indígenas do Brasil. Tatuados na carne de presos como em gado no pasto, como sinônimo de propriedade, mas também como expressão artística, religiosa, de fanatismo de torcedores de futebol, de amantes do rock~n~roll e de fervor religioso mais extremado. Vale tudo.
Ficamos aqui com exemplos que vêm de amantes da poesia, em diversas expressões:
“Inferno”, de Dante Alighieri. Fotógrafo: Reyes Meléndez.
Versos de Wallace Stevens em estilo caligráfico, extraídos do poema “Credences of Summer”. Artista: Marcus Pacheco. Fotógrafo: Scott Mackie.
Canto LXXXI, de Ezra Pound: para ser lido no espelho... Artista: Koré Grate. Fotógrafa: Suzanne Szucs.
E não podia faltar Walt Whitman!!!
|