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MANIFESTO PROPOSIÇÃO - 1967

PROPOSIÇÃO

QUANTIDADE+QUALIDADE

 

SÓ O CONSUMO É LÓGICA.

CONSUMO IMEDIATO COMO ANTINOBREZA

FIM DA CIVILIZAÇÃO ARTESANAL (INDIVIDUALISTA)

SÓ O REPRODUTÍVEL ATENDE, NO MOMENTO EXATO.

ÀS NECESSIDADES DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

DAS MASSAS.

 

A MANIFESTÇÃO SERIAL E INDUSTRIAL DA

CIVILIZAÇÃO TÉCNICA DE HOJE.

 

TÉCNICA

 

HUMANISMO FUNCIONAL PARA AS MASSAS.

A TÉCNICA JÁ CRIANDO NOVA LINGUAGEM UNIVERSAL

(E NÃO LÍNGUA) - NOVO HUMANISMO

COM O RACIONAL NÃO HAVERÁ FOME NO MUNDO

 

FORMA ÚTIL

 

NOVAS POSSIBILIDADES PARA CADA NOVO MATERIAL.

VISUALIZAÇÃO DA ESTRUTURA / LEITURA DO

PROCESSO.

 

NÍVEL TÉCNICO IGUAL A EVOLUÇÃO: O DESUSO DO

OBJETO ÚNICO

 

OPERATÓRIO

 

NÃO SE BUSCA DEFINITIVO.

NEM "BOM" NEM "RUIM", PORÉM OPÇÃO.

OPÇÃO: ARTE DEPENDENDO DE PARTICIPAÇÃO.

O PROVISÓRIO: O RELATIVO.

ATO: SENSAÇÃO DE COMUNICAÇÃO, CONTRA O

CONTEMPLATIVO

 

ATO: OPERAÇÃO DAS PROBABILIDADES.

PERMUTAÇÃO SEM SUAS FACILIDADES

INTEGRAÇÃO COM O OBJETO: OPOSTO DE ALIENAÇÃO.

 

ÉPOCA

 

AS IMAGENS COTIDIANAS TRANSFORMANDO-SE EM

SIGLAS:

 

POESIA PARA SER VISTA E SEM PALAVRAS

(SEMIÓTICA)

 

PINTURA SÓ ESTRUTURA (GEOMETRIZAÇÃO-SER1AL).

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E HUMOR, SEM LEGENDAS.

QUADROS SERVINDO DE PADRÕES TÊXTEIS.

RUÍDO (INDUSTRIAL) LEVADO À CATEGORIA DE MÚSICA.

COMPUTADOR ELETRÔNICO: COMO PESQUISA

MUSICAL.

 

Fonte:

GALVÃO, Dácio.  Da poesia ao poema: leitura do poema-processo. / Dácio Tavares de Freitas Galvão.  Natal, RN: Zit Gráfica e Editora, 2004.  188 p.  ISBN 85-89907-60-0   Dissertação de mestrado, Departamento de Letras da UFRN.  Col. A.M. 

Comentários p. 35-36:

 

          “O manifesto Proposição-67 salientava no estatuto teórico marcas complexas, sob as quais se produziriam,  dentre diversos itens, "poesia para ser vista e sem palavras  (semiótica)", e "história em quadrinhos e humor sem legendas". Ou seja, a absoluta prevalência do poema gráfíco-visual — "a palavra considerada como elemento dispensável ao poema"— e a posição não contemplativa do leitor diante do artefato artístico.

 

          A Proposição-67 pontuava cinco itens básicos: QUANTIDADE X QUALIDADE; TÉCNICA; FORMA ÚTIL; OPERATÓRIO e ÉPOCA. Em cada um deles, desdobramentos teóricos apontavam assertivas a serem desenvolvidas pelos poetas. Trazia o coletivismo criativo e propugnava o fím do individualismo. Concluía-se, portanto: "o processo do poeta é

individualista". Contudo, a massificação era o alvo predileto: "o que interessa, coletivamente, é o processo do poema". Era imperiosa a informação serial e industrial, para as massas, na participação de versões de poemas estimados a nascer na era da civilização técnica. A obra reprodutível, a efemeridade da própria, colocaria na prática a perspectiva de derrocada da tradição de unicidade do objeto.*

 

Em seu caráter propugnador, a Proposição-67 acreditava na eficácia da arte tendo a interferência participativa e sendo os resultados vislumbrados num

horizonte do precário, do relativo.

 

*A propósito, lembramos que Walter Benjamim, em seu célebre texto sobre a reprodutibilidade das obras artísticas, já afirmava que “Seria impossível dizer, de modo geral, que as técnicas de reprodução separam o objeto reproduzido do âmbito da tradição”; contudo, a atualidade permanente possibilitada pela reprodução acontece em estreita correlação com um “abalo considerável da realidade transmitida — a um abalo da tradição, que se constitui na contrapartida da crise por que passa a humanidade e sua renovação atual”. A discussão sobre a derrocada da unicidade do objeto remonta, pois, à discussão sobre a noção de aura: “na época das técnicas de reprodução, o que é atingido na obra é a sua aura”    [“A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução.” In: BENJAMIN, Walter et al. Textos escolhidos. Traduções de José Lino Grunewald et al. ... 2 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.  p. 3-28]


 

 

 
 
 
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