HERB LUBALIN
Mother and child, 1966
Como interpretar as criações tipográficas de Heb Lubalin? Os franceses classificam-no na categoria da "typoésie"", uma espécie de poesia tipográfica, segundo Jérôme Peignot. Uma denominação ambígua. Mas revela o aspecto visual da escritura pela composição tipográfica.
De fato, no primeiro caso ele cria uma imagem sugestiva que não pode ser considerada um ideograma, embora use o engenhoso recurso de incluir "child" (criança, bebê) e "&" no interior da letra"O" para compor um discurso transformado em figuração. Um achado tipográfico.
"Families" é uma peça sugestiva. As letras "i" e "l" "visualizam três "pessoas", de diferentes tamanhos (de letras) sugerindo mãe, pai e filho(a), como destaques da palavra "families" (famílias).
Este tipo de experiência letrística é um dos desdobramentos da poesia concreta e da visual sobre as artes tipográficas e publicitárias, embora seja possível encontrar antecedentes em épocas anteriores ao concretismo e à poesia visual... Mas as experiências recentes certamente estão relacionadas com a pretensão de usar letras para compor imagens, ou sugeri-las. (A. M.)
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