FREI THOMAS DE SOUSA
(século XVIII)
Pregador do Rei Dom Henrique.
LABIRINTO DE LETRAS
Ilustração extraída do livro “A experiência do prodígio: bases teóricas e antologia de textos-visuais portugueses dos séculos XVII e XVIII”, org. de ANA HATHERLY, 1983, p. 312 (ex. na bibl. Antonio Miranda)
Texto do tipo labirinto, no qual a frase palindrômica "ORE FERO NITE SOL, FLOS ET IN ORE FERO" ["Sol, brilhai com [vossa] face feroz, assim como uma flor em boca fera", em tradução de Leni Ribeiro) preenche toda a quadrícula:
Na obra, a frase destacada anteriormente pode ser lida da esquerda para a direita e da direita para a esquerda, bem como de cima para baixo e de baixo para cima. A letra "O", que inicia e finaliza a frase mantendo sua circularidade, aparece no quadrado verbal de forma estratégica: no centro e nas pontas, reforçando as múltiplas direções da leitura e o processo labiríntico da composição”. (LEITE, p. 25-26)
Texto e imagem extraídos do libro:
LEITE, Marli Siqueira. Ronaldo Azeredo: o mínimo múltiplo (in)comum da poesía concreta. Vitória (ES): EDUFES, 2013. 132 p. 20x20 cm. ilus. Projeto gráfico e diagramação: Isabelly Possatto. Capa: Isabelli Possatto e Willi Piske Júnior. Texto baseado na “ Marli Siqueira Leite “ Ex. na bibl. Antonio Miranda
Página publicada em agosto de 2014
|