EDSON GUEDES DE MORAIS
De
Edson Guedes de Morais
PARAGONANDO CAIXA DE SOBRAS
"Diferente de todas as experiências que se fizeram até agora com a palavra composta graficamente em forma de poema, os textos trabalhados no computador são arquitetados de forma a sugerir diversas leituras, tendo em vista a exploração de uma mesma letra ou de uma mesma sílaba em várias palavras. O efeito é deveras surpreendente. O autor consegue conciliar a multiplicidade semântica com o inusitado jogo visual dos poemas, em que as palavras parecem compor a dança." (...) "E tudo isso é resultado de trabalho paciente, de puro artesanato poético, o que vem escorado na experiência de Edson Guedes de Morais ue, com bem anota o escritor Jaci Bezerra na intocável apresentação que faz de Caixa de Sobras: "(na condição de editor e inventor de livros, é dotado de "saber de experiência feito" (...) saber que inclui o conhecimento acadêmico e o conhecimento vivenciado durante anos no dia-a-dia das artes gráficas, idealizando, produzindo, criando, imprimindo cartazes, planejando exposições e audiovisuais, dirigindo jornais e revistas, ensinando jornalismo, editoração, publicidade, desenhando, esculpindo, gravando, trabalhando em editoras e jornais do Rio de Janeiro e de Brasília, sem deixar, em nenhuma circunstância, a sua cumplicidade com as letras."
 |
MORAIS, Edson Guedes de. Tipoeta / Tipoteta paragonando caixa de sobras. [Jaboatão, PE: Editora Guararapes, 2018./ 46 p. ilus. col. 12x15 cm. Edição artesanal, tiragem limitada. Ex. bibl. Antonio Miranda.
O autor explica: “ OS TIPOS, caracteres móveis, de imprensa ou tipográficos, criados por Pi-Cheng, na China, entre 1041 e 1049, com o emprego de porcelana e depois de madeira, recriados, três séculos depoisss, na Europa, Gutenberg (...)” Edson Guedes de Morais aqui experimenta montar poemas visuais com os caracteres (letras) disponíveis na composição digital.
Veja o e-book: https://issuu.com/antoniomiranda/docs/edson_guedes_de_moraes
Edson Guedes de Morais vive atualmente em Joabotão dos Guararapes, em Pernambuco, onde mantém a Editora Guararapes - EGM dedicada a edições especiais e de arte.
Ver mais no e-book:
|