CÉSAR FIGUEIREDO
(Porto, Portugal)
César Figueiredo (1954-) é natural do Porto, Portugal.
Na sua obra, tem explorado as potencialidades da tecnologia copigráfica. Os seus textos visuais caracterizam-se pela sobreposição de diferentes texturas gráficas, jogando na fronteira entre a sugestão de padrões visuais e textuais perceptíveis e a dessemantização da linguagem escrita e da linguagem gráfica.
A figuração da ilegibilidade é feita através da fragmentação e sobreposição de partes de diferentes textos, como se os diversos tipos de mensagem gráfica dos materiais apropriados (frequentemente despojos da sociedade de consumo) se aglutinassem aleatoriamente. Em alguns dos seus trabalhos o grão da própria trama gráfica torna-se a unidade mínima significante. Uma parte significativa da produção do autor, primeiro sob o nome de Art & Tal e mais tarde tendo por albergue as worm productions, assenta na criação colaborativa de artefactos seriais que contribuem para a desestabilização das linguagens convencionais das artes e os seus protocolos canonizados.
Os seus trabalhos são marcados pela radicalidade dos processos de inscrição mediática, os quais se expressam através de constantes mecanismos de justaposição, acumulação e atomização. A experiência da manipulação da letra e da imagem (ou dos seus resquícios) operacionaliza-se sobretudo através de mecanismos de fragmentação, remistura e rasura, atribuindo aos artefactos finais uma estética processual que se erige particularmente no sentido de uma reflexão crítica sobre as linguagens dos média (verbais e visuais) e o quotidiano político dessas mesmas linguagens.
(Extraido de https://po-ex.net/tag/cesar-figueiredo/
Solar I
Extraído de Dimensão – Revista Internacional de Poesia,
Uberaba, Brasil, Ano XI. No. 21/1991
Imagem extraída de
[ AGUIAR, Fernando ] IMAGINÁRIOS DE RUPTURAS / POÉTICAS VISUAIS. Org. Fernando Aguiar; Jorge Maximino. Lisboa: Insituto Piaget, 2002. 88 p. ilus. p&b "Bienal Internacional de Poesia do Douro e Vale do Côa" Ex. bibl. Antonio
DIMENSÃO – REVISTA INTERNACIONAL DE POESIA. ANO XI – No. 27. Uberaba, Minas Gerais, Brasil: 1991. 130 p. Editor: Guido Bilharino 192 p. Ex. biblioteca de Antonio Miranda
DIMENSÃO – REVISTA INTERNACIONAL DE POESIA. ANO XII. No. 22. Editor Guido Bilharino. Uberaba, MG: 1992. 147 p.
Ex. biblioteca de Antonio Miranda
carta comercial tipo XI
calcular o calor --------
ANALisar em definitivo?
--------------------------
--------------------------
--------------------------
tudo e bem visto-------
visto bom---------------
não será
não será
não----------------------
não o diga dessa forma
afasta tudo--------------
não
não------------------não
não o diga dessa forma
afasta tudo-------------
derrota os números---o
objetivo------o objetivo
o------------------------
-------------------------
-------------------------
*
Página ampliada e republicada em maio de 2024
****
|