TRILHA POÉTICA ANTONIO MIRANDA
NO JARDIM BOTÂNICO DE BRASILIA
O Jardim Botânico de Brasília celebra seus 24 anos de amor ao Cerrado inaugurando novos espaços de visitação, nos dias 28 e 29 de março de 2009, com a presença do governador José Roberto Arruda e do vice-governador Paulo Otávio. Da programação fazem parte uma exposição fotográfica, mostras de artes plásticas e vídeo, exposição de orquídeas, música ao ar livre, e trilhas como a que foi dedicada ao poeta Antonio Miranda, com placas onde aparecem versos do autor e fotos de bromélias, colocadas em diversos pontos da reserva florestal, abertas ao público em caráter permanente.
São 500 hectares de área de visitação onde é possível reconhecer várias fitofisionomias e 4.500 hectares de Reserva Ecológica do bioma e que abriga 35 % de todas as espécies de fauna e flora nativas do Brasil. O Jardim Botânico promove pesquisas visando a preservação do meio ambiente, a educação ambiental e o lazer ecológico.
Montagem das placas
A Trilha foi projetada com painéis usando placas metálicas restauradas com imagens plotadas sobre acrílico pelo jovem Washington Siqueira (TOM) em oito estações da trilha principal do Jardim Botânico por onde passam visitantes e milhares de pessoas que praticam esportes no local.
Fotos de Juvenildo Barbosa Moreira
PRIMEIRA ESTAÇÃO
SEGUNDA ESTAÇÃO
TERCEIRA ESTAÇÃO
QUARTA ESTAÇÃO
ÁREA DE PICNIC
QUARTA ESTAÇÃO
QUINTA ESTAÇÃO
SEXTA ESTAÇÃO
SÉTIMA ESTAÇÃO
OITAVA ESTAÇÃO
Antonio Miranda na trilha
(O poema da trilha – O CERRADO – pode ser lido clicando aqui.)
ANTONIO MIRANDA e o artista gráfico Washington Siqueira (TOM), autor do projeto e da execução das placas das trilhas.
Comentário recebido:
Neste domingo, Evi e eu tivemos uma bela e agradável surpresa: ao entrarmos no Jardim Botânico, para uma caminhada bucólica de final de tarde de domingo, nos deparamos com a Trilha Poética Professor Antônio Miranda. Que coisa linda, maravilhosa. Que homem extraordinário, que figura ímpar esse Poeta! É a própria personificação da Alma do Poeta, em toda a sua variedade de beleza, grandeza e visão., VIRIATO GASPAR, poeta
(Em e-mail para Angélica Torres, 25/5/2009)
==========================================================================
Diploma de Defensor do Cerrado, outorgado pelo Jardim Botânico de Brasília por sua poesia ecológica, em 19 de novembro de 2009, em cerimônia durante evento comemorativo científico e cultural na Semana da Árvore. A entrega inclui a leitura (tipo jogral) do poema “O Cerrado” de Antonio Miranda por especialistas e colaboradores da instituição, idealizada e comandada por Angélica Quemel (na foto,
Página publicada em março de 2009, republicada em novembro de 2009. |