DAISY JUSTUS
Psicanalista, poeta, Mestre em Antropologia Social (UFRJ), pesquisadora da articulação entre literatura e psicanálise e orientadora de grupos de estudos nesta área. Responsável pelo Programa Cidades Literárias, que promove viagens e cursos sobre escritores e/ou poetas que tiveram forte ligação com sua cidade. Biografia em Biografia: em Linkedin..
Texto e poemas extraídos de
POESIA VIVA em revista. v. 6 / Leda Miranda Hühne et al. Rio de Janeiro: Uapê, 2010.
166 p.
TERRA E ÁGUA
sem a transparência dos vidros e das fontes
a chuva cai. Seu ruído apaga
outros ruídos. Um segredo sem
mistério e juramento é levado
pela intimidade da água com
as folhagens — pela serenidade de um
jardim inscrito como verso
com portões retos que alongam
sua sombra na praça de terra
as luzes iniciam os riscos no ar
as palmeiras sacodem os insetos
absorto o lago apenas se deixa molhar
A SOLISTA
tinha sido solista no coral da escola
era apaixonada por tudo que vinha do Oriente
o rosto opaco da mãe a visitava com frequência
não quis conviver com o novo romance do pai
dos investimentos no mercado financeiro
fez seu enredo
mantinha as janelas sempre fechadas
à noite
ao ler os versos de Kaváfis
buscava um lugar
seguro e quente
por um instante, só
AFINAÇÃO
como uma linguagem de perfumes úmidos que
falava de felicidade e indiferença
derramou com seus olhos profanos
instantes de alegria
depois arrependido calou
— Obrigado, não tenho
audácia
nem o direito à coisa amada
o coração necessita de afinação
como os violinos
Poemas de Daisy Justus In Sala de ensaio
DA SALA DE ENSAIO, POR ONDE O PENSAMENTO NÃO SE TRAMA NUMA LINHA
Solange Rebuzzi
Há alguns personagens à nossa espera no livro Sala de ensaio, de Daisy Justus. Eles deslizam pelas linhas dos versos vestidos com uma voz — feminina ou masculina —, e nos contam as coisas da vida, as coisas da casa, os "pormenores", o "desalento". Fui percorrendo com essas vozes o "texto da pele", e na "rotina" aonde, por vezes, também circulam as despedidas, li que "faltavam algumas pedras nas calçadas desviadas/ ou cegas de sua função".
Não sabemos nada de um livro quando iniciamos a sua leitura. Mas, em poesia, podemos buscar constatar algo da experiência do poeta com a escrita. É assim que procuro traduzir a minha surpresa com esta Sala de ensaio. Eu diria que, na persistência do ritmo curto, e com o uso das minúsculas e da pontuação mais rarefeita de alguns poemas, o livro alcança um efeito de linguagem em trânsito, linguagem que vai buscando reinventar a própria trama. Tal qual "o livreiro" que "abriu um sebo na Place des Vosges", "o ciclista" que pedala sua velocidade ou, ainda, "a solista" que vivia visitada pelo rosto opaco da mãe, os personagens transitam entre versos que pedem para "dançar entre os ruídos da memória".
Daisy incorpora as cenas do mundo cotidiano que vazam ao seu redor, escrevendo também em primeira pessoa. São alguns desses seus personagens que nos deixam à porta, e a cortina movente confere espaço, ocasionalmente, para a voz da autora. Os "entreatos I" e "II" repetem, após ligeiros intervalos, os gestos da vida anunciados, ora "fora de esquadro depois de atirar/ o Ali Star surrado para o canto da sala", ora como se estivéssemos sendo levados "num ato de ousadia", como no poema "Angola", quando o que surge foi lido com "o irremediável das cinzas".
Um livro que pode ser conferido em muitas direções, mas a escrita afirma o ato: "o maior movimento é a volta que/ busca soltura na fluidez do vento".
INIMIGO RUMOR – revista de poesia. Número 19 –
2º SEMESTRE 2007. Editores: Carlito Azevedo, Aug1usto Massi.
Rio de Janeiro, RJ: Viveiros de Castro Editora, 2007. 166 p. ISSN 415-9767. Ex. biblioteca de Antonio Miranda
BUSCA
1
num ato de ousadia
pede para ver seu rosto
vira-se assustada
(tentação de existir)
diante da vitrine levanta
o véu bordado da burca
2
lâmpadas de óleo estão acesas
esquece as convenções
e o livro de química
convida a jovem afegã para almoçar
no restaurante pedaços de
cenas e memórias
a busca está camuflada por uma
luz de empréstimo
sobrenome: doce de pistache
*
Página ampliada em dezembro de 2023
Página publicada em novembro de 2018
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