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Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ROGACIANO LEITE

 

Rogaciano Bezerra Leite (Itapetim, Pernambuco, 1 de julho de 1920 — Rio de Janeiro, 7 de outubro de 1969) foi poeta e jornalista brasileiro. Filho dos agricultores Manoel Francisco Bezerra e de Maria Rita Serqueira Leite, iniciou a carreira de poeta-violeiro aos 15 anos de idade, quando desafiou, na cidade paraibana de Patos, o cantador Amaro Bernadino.

 

Em seguida, o poeta seguiu para Rio Grande do Norte, onde conheceu e iniciou amizade com o renomado poeta recifense Manuel Bandeira. Aos 23 anos de idade mudou-se para Caruaru, no agreste pernambucano, onde apresentou um programa diário de rádio. De Caruaru, seguiu para Fortaleza, onde tornou-se bancário e casou-se com Maria José Ramos Cavalcante, natural de Aracati, que a conhece ainda quando aluna do Colégio Estadual Liceu do Ceará, com quem teve seis filhos: Rogaciano Leite Filho, Anita Garibaldi, Roberto Lincoln, Helena Roraima, Rosana Cristina e Ricardo Wagner.

 

Ingressou na Maçonaria no dia 14 de julho de 1951, através da Loja Direito e Liberdade, de Fortaleza (Revista Mosaico, ed. nº 80, de 2001 – Coluna Eles fizeram a história da Maçonaria no Ceará, do jornalista Zelito Magalhães).

 

Em 1968 deixou o Brasil para uma temporada na França e outros países da Europa. Na Rússia, deixou gravado, em monumento na Praça de Moscou, o poema Os Trabalhadores. Alguns dos poemas mais conhecidos de Rogaciano Leite são Acorda Castro Alves, Dois de Dezembro, Poemas escolhidos, Os Trabalhadores e "Eulália”.

 

Rogaciano Leite foi, ainda, jornalista. Ingressou na Faculdade de Filosofia do Ceará no ano de 1955, onde formou-se em Letras Clássicas três anos depois.

 

Faleceu no Hospital Souza Aguiar, no Rio de Janeiro no dia 7 de outubro de 1969. O corpo foi trazido para Fortaleza através do jornal “A Folha”, acompanhado pela jornalista Neuza Coelho.

Em dezembro de 2007 foi lançado em Pernambuco, na cidade de Itapetim, pela jornalista Tacianna Lopes o documentário "Reminiscência em Prosa e Versos", o vídeo conta um pouco da história de Rogaciano Leite. Um trabalho inédito, um curta-metragem de aproximadamente 23 minutos e que conta com a participação de familiares, admiradores e amigos contemporâneos do Poeta, entre eles está o escritor Ariano Suassuna, que junto com Rogaciano, na década de 40, foi responsável pela realização do I Congresso de Cantadores Repentistas do Brasil.

 

Livro publicado: Carne e Alma, Irmãos Pongetti Editores, Rio de Janeiro, 1950, prefácio de Luís da Câmara Cascudo.                              Fonte: wikipedia

 

 

 

LEITE, Rogaciano.  Carne e alma.  Recife, PE: Governo do Estado de Pernambuco, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes – FUNDARPE, CEPE- Companhia Editora de Pernambuco, 178 p.  14x21 cm. 

 

 

OS TRABALHADORES

 

Uma língua de fumo, enorme, bamboleante,

Vai lambendo o infinito — espessa e fatigada.. .

É a fumaça que sai da chaminé bronzeada

E se condensa em nuvens pelo espaço adiante!

 

Dir-se-ia uma serpente de inflamada fronte

Que assomando ao covil, ameaçadora e turva,

E subindo... e subindo... assim, de curva em curva,

Fosse enrolar a cauda ao dorso do horizonte!

Mas, não! É a chaminé da fábrica do outeiro

 

— Esse enorme charuto que a amplidão bafora —

Que vai gerando monstros pelo céu afora,

Cobrindo de fumaça aquele bairro inteiro.

 

Ouve-se da bigorna o eco na oficina,

O soluço da safra e o grito do martelo...

Como tigres travando ameaçador duelo

As máquinas estrugem no porão da usina!

 

É o antro onde do ferro o rebotalho impuro

Faz-se estrela brilhante à luz de áureo polvilho!

É o ventre do Trabalho onde se gera o filho

Que estende a fronte loura aos braços do Futuro!

 

Um dia, de uma ideia uma semente verte,

Resvala fecundante e, se agregando ao solo,

Levanta-se... floresce... e ei-la a suster no colo

Os frutos que não tinha — enquanto estava inerte!

 

Foi o germe da Luz, a flor do Pensamento

Multiplicando a ação da força pequenina:

— De um retalho de bronze ergueu uma oficina!

— De uma esteira de cal gerou um monumento!

 

 

EULÁLIA

 

Deixei-a solitária, por uns dias,

Enquanto melhorava do ciúme,

E saí pra evitar muitas porfias

Que entre nós já se davam — de costume.

 

Nesse tempo eu andava arrumado!

As brigas entre nós, frequentemente,

Transformaram a abelha do passado

Numa aranha de dor — sempre presente!

 

Então o inseto que fazia, outrora,

Mel de carícias na feliz colmeia,

Vinha fazendo entre nós dois, agora,

O fel da vida — numa horrível teia!

 

Corri mundos... andei por terra estranha

Procurando renúncia, esquecimento...

Mas dia-a-dia se infiltrava a aranha

Na teia enorme do meu pensamento!

 

Mandava-lhe presentes de onde estava,

Escrevia-lhe cartas carinhosas

Pedindo que esperasse que eu voltava

E novamente nasceriam rosas...

 

Mas, uma noite, (Triste noite, amigo!)

Eu entrei num Cassino.. . (Que amargura!)

Ai! Não chores de ouvir o que te digo

Nem te rias da minha desventura!

 

A sala estava cheia do cinismo

Dos que, no vício, vão matar a sede. ..

Era um antro de fumo e de alcoolismo,

Com visões sensuais pela parede!

 

Um perfume de bétulas e sândalos

Rescendia da carne em sedas finas,


 

E a luz — envergonhada dos escândalos —

Parecia tremer... sob as cortinas!

 

A dona do Cassino, a abelha-mestra

Do cortiço infeliz, torpe e devasso,

Dava bebida aos maganões da orquestra

E mandava agitar sempre o compasso...

 

Enquanto os instrumentos gargalhavam

Na frivolência do pagode insano,

Eu distinguia as notas que choravam

Nas cordas ultrajadas de um piano!

 

Mais tarde, (Era o intervalo do pecado!)

Enquanto a orquestra demorava o ensaio,

A pianista, curvando-se ao teclado,

Dedilhava a canção ROSA DE MAIO...

 

Era aquela canção — quando partimos —

A que Eulália tocava todo mês...

Pois foi no mês de maio que nos vimos,

Eulália e eu — pela primeira vez!

 

Recordação. .. Saudade... Sofrimento...

Aproximei-me sem saber por quê...

— Era Eulália que estava no instrumento!

Sim, Eulália... vestida de "soirée"!

 

Quando me viu eu vi também seu vulto

Afogar-se nas brumas de um desmaio...

E até hoje em minh'alma um piano oculto

Vive sempre a tocar ROSA DE MAIO!...

 

A bordo do "Rio-Mar" — Amazonas, 26-01-48

 

 

 

 

 

ACORDA, CASTRO ALVES!

 

(No Centenário do Poeta)

 

Condor, que é de tuas asas

Que os astros arremessaram?

As plumas da águia soberba

Que no infinito brilharam?

Que é do teu grito altaneiro

Que atravessava o nevoeiro

Para vibrar junto a Deus?

Renasce, Fénix altiva!

Que outra senzala aflitiva

Precisa dos cantos teus!

 

Oh, sim! Foi Deus que em seu trono

Entre florões e alabastros

Levou-te, pássaro imenso,

Para o ninho azul dos astros!

Antes que a dor nos consuma

Faze da lira uma pluma,

Uma. só... pra nos cobrir!

E os trapos que nos restarem

Daremos aos que chegarem

Com as gerações do Porvir.

 

Acende o verbo de fogo!

Vibra tua lira de ouro!

Acorda os anjos no espaço!

Transmite a Deus nosso choro!

Dize lá pelo Infinito

Que na terra um povo aflito

Precisa de remissão!

Tu, que a Deus pediste tanto,

Interpreta o nosso pranto!

Conta-Lhe a nossa aflição!

 

 

INVERSÃO DE RACISMO

 

"Amor não é racista..." — Ela dizia,

Quando em beijos ardentes me abrasava.

Ao seu peito, nervosa, me apertava,

Ao meu peito, nervoso, eu lhe prendia.

 

Era noite na praia. Ninguém via

Aquele par que se beijando estava...

Nos braços do cristão — ela sonhava!

E eu sonhava — nos braços da judia!

 

No templo azul daquela noite calma

Eu lhe dei uma Pátria, na minh'alma,

E ela deu-me, em su'alma, a Canaã...

 

Desde então o racismo se inverteu:

 

— Vivo pensando que fiquei judeu,

E ela jurando que ficou cristã!

 

Santos, 16/08/1950.

 

 

Página publicada em junho de 2014

 

 

 

 

 

 


 

 

 
 
 
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