EDNARDO
José Ednardo Soares Costa Sousa, cujo nome artístico é Ednardo (Fortaleza, Ceará, em 17 de abril de 1945)1 , é um cantor e compositor brasileiro – MPB.
Capa de cordel de autoria de Franklin Maxado Nordestino, capa em xilogravura de J. BARROS, e na contracapa a letra da música de EDNARDO.
• A música "Pavão Mysteriozo", teve grande projeção após sua utilização como tema da novela "Saramandaia" (1976), havendo hoje mais de 20 regravações. Inspirada no romance de cordel "O Romance do Pavão Misterioso", continha críticas veladas ao governo militar.2 A música é considerada sagrada pelos índios do Xingu nos rituais religiosos; tem regravações na Europa orquestrada por Paul Mauriat; por grupos chilenos (Inti-Aymará e Nacha), por Elba Ramalho, Ney Matogrosso, por bandas de rock e maracatu, e muitos outros. Também usada por outros tantos como hino à liberdade, a beleza humana e sua capacidade de realizar a vida acima das aparentes impossibilidades. (Wikipedia)
O Romance do Pavão Misterioso (controvérsia sobre a origem do cordel que inspirou a célebre música de Ednardo)
Há uma controversa discussão sobre a autoria do folheto O Romance do Pavão Misterioso. Átila Augusto F. de Almeida afirma que esse cordel foi plagiado por João Melchíades do original de José Camelo de Melo Rezende, mas essa versão não é partilhada por outros estudiosos, considerando que os dois poetas populares tinham o romance como parte do repertório comum de suas cantorias.
A versão de João Melchíades tem 32 páginas enquanto a de José Camelo, rara hoje em dia, tem 40 páginas. Há sensíveis diferenças na estrutura das duas histórias e a versão resumida de Melchíades apresenta erros de métrica, característica inexistente na obra de Camelo. Naquela época, a versão do Cantor da Borborema popularizou-se e por muitos era considerada a original, fazendo mais sucesso que a de Camelo. De acordo com Expedito Sebastião da Silva, chefe gráfico da Lira Nordestina, esse desgosto motivou o poeta José Camelo a destruir o próprio folheto.
Fonte: (Wikipedia)
Vejam o vídeo:
Cem letras de músicas de EDNARDO estão à disposição em:
http://letras.mus.br/ednardo/
Página publicada em agosto de 2014.
|