MARLI CALDAS
Marly dos Santos Caldas — Mestra em Literatura e Diversidade Cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana, pesquisadora da cultura regional de Feira de Santa e da Literatura de Cordel sobre esta cidade, possui graduação em Licenciatura em Letras com Inglês pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1983) e graduação em Comunicação Social - Jornalismo - pela Universidade Federal da Bahia (1999). É pós graduada em Política do Planejamento Pedagógico - Didática, Avaliação e Currículo - pela Universidade do Estado da Bahia.
Trabalhou como Coordenadora dos Cursos Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - e Jornalismo da Faculdade Anísio Teixeira - FAT de 01/ 2013 a 03/2018. É professora de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Professora da Pós-graduação Docência do Ensino Superior, da FTC, ministrando a disciplina Didática do Ensino Superior Membro titular, do Colegiado Setorial da Literatura da Bahia e diretora regional do Sindicato dos Jornalistas da Bahia. Tem experiência na área de Letras (como professora de Língua Portuguesa, Redação e Literatura Brasileira), em Jornalismo, com ênfase em criação de textos jornalísticos e em Radiojornalismo. Também tem experiência em produção em Rádio e criação de texto para rádio, além de ministrar curso de extensão de Formação e Capacitação de Profissionais em Radialismo, pela UEFS. Orientadora de trabalhos monográficos de conclusão de cursos (graduação e pós) e projetos experimentais e participa de bancas de trabalhos de conclusão de cursos.
Participação em bancas de seleção de docentes da FAT, Avaliadora de trabalhos do Intercom e parecerista, na área de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, da avaliação de cursos superiores do Guia do Estudante da Editora Abril. Revisora de livros e textos acadêmicos. Aluna especial no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (2017.1 e 2018.1). Prefacista do livro Luiz Gonzaga - Um contador do Nordeste do Brasil, da escritora Nildecy Nascimento.
HERA 1972-2005. Antonio Brasileiro et al.. organizadores. Salvador, BA: Fundação Pedro Calmón; Feira de Santana, UFES Editora, 2010. 712 p. fac-símile. ilus. (Memória da Literatura Baiana). ISBN 978-SS85-99799-14-7 Ex. bibl. Antonio Miranda
)apenas o iludível
e dissimulado momento
de regressar à estrela(
COMUNICADO
p/ Edvaldo Dantas
A negritude de teus olhos
invadindo os sonhos
e alma
(enchendo a manhã de lembranças azuis)
MOMENTO SÍSMICO
não tenho ilusões
tenho mãos
e tempestades
DA SOLIDÃO
a porta fechada
o tictac do relógio
e o quadro de Charles Chaplin
a repetir o silêncio
na madrugada chuvosa.
Página publicada em janeiro de 2019
|