ESPANHA NA VIDA DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO E MURILO MENDES
Resenha de livro por
ANTONIO MIRANDA
Ricardo Souza de Carvalho
A ESPANHA DE JOÃO CABRAL E MURILO MENDES
São Paulo: Ed. 34, 2011. 288 p. ilus.
ISBN978-85-7326-463-0
João Cabral de Melo Neto e Murilo Mendes vivenciaram, cada um à sua maneira, a Espanha de seu tempo. E a amaram e verteram suas impressões e interpretações em sua obra poética. João Cabral parecia reconhecer aspectos de seu Pernambuco na paisagem de Andaluzia, tema que desenvolveu em vários de seus poemsa e até em livros inteiros de poesia, entre eles Poemas Sevilhanos e Sevilha Andando. Murilo Mendes escreveu um livro interpretando a essência e a história espanhola em livro que chegou a ser perseguido pelo franquismo e até a tê-lo como persona non grata: Tempo Espanhol (Lisboa: Círculo de Poesia; Livraria Morais Editora, 1959).
RIcardp Souza de Carvalho vai mais além da poesia dos dois mestres. Revisou cartas, fotografias, entrevistas, catálogos e até dedicatórias para consubstanciar e explicitar a relação dos poetas com o país em todos os seus aspectos, e também com intelectuais como Joan Brossa (tema de uma dos livros de João Cabral editados por sua editorial caseira O Livro Inconsútil), assim também com Antoni Tàpies, Dámaso Alonso, Rafael Alberti, etc., inclusive Ángel Crespo, que esteve ligado à Revista de Cultura Brasileña, à época o principal veículo de difusão da cultura brasileira na Espanha. No caso de Murilo, ele penetrou no tecido mais íntimo de obras de Quevedo e de outros autores para entender a alma espanhola e desvendar o sentido de sua história e civilização.
O livro de Ricardo Souza de Carvalho é uma adaptação de sua tese de doutorado defendida no Curso de Pós Graduação em Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo. Na opinião de Antonio Carlos Secchin, na orelha do livro, “Estamos diante de um trabalho exemplar: claro, organizado, fruto de transoceânica e meticulosa pesquisa, realizada em mais de uma dezena de instituições, além de envolver numerosos contatos pessoais, na busca incansável da informação pertinente e comprovada”.
O autor contou com uma bolsa da CAPES durante 9 meses na Espanha e agora nos apresenta um trabalho extenso e meticuloso, com documentação que inclui exemplos inéditos e desconhecidos, além das análises e interpretações do próprio pesquisador.
|