LABORATÓRIO QUASE CINEMA NA BIBLIOTECA NACIONAL ANTECIPANDO-SE À
II BIENAL INTERNACIONAL DE POESIA
O Laboratório de Experimentação Multimídia Quase-Cinema firmou essa semana uma parceria com a Biblioteca Nacional de Brasília e o Museu Nacional do Complexo Cultural da República. A parceria contempla a execução de ações de pesquisa, desenvolvimento e difusão de conhecimento.
O espaço permanante de desenvolvimento é localizado na Biblioteca Nacional de Brasília. A Biblioteca conta com modernas instalações multimídia para a realização de oficinas e cursos gratuitos. O Museu sediará mostras de vídeo, debates e oficinas durante o ano de 2010. Ambas instituições possuem vínculos ativos com a o público e a comunidade artística, permitindo uma grande envergadura das nossas ações conjuntas.
A parceria e os novos espaços nos possibilitarão juntar as mentes criativas dos nossos colaboradores para desenvolver projetos nas áreas de audiovisual, arte e tecnologia, tais como:
- Desenvolvimento continuado do software Quase-Cinema
- Cinema ao vivo
- Interfaces físicas para performances eletrônicas
- Intervenção urbana
- Instalações 3D interativas (Brasília 3D)
- Integração audio/visual ao vivo
- Pintura em vídeo ao vivo (pintura com luz)
- Poesia visual
- Software audiovisual portátil
- Tecnologias expositivas museológicas
Sob a direção técnica e artística de Alexandre Rangel, o Laboratório Quase-Cinema reúne os esforços de pesquisa e desenvolvimento dos artistas, produtores e desenvolvedores Alisson Vale, André Santangelo, Antonio Miranda, Arthur Cordeiro, Komka, Lawrence Sarkis, Marcius Barbieri, Miguel Ferreira, Mayra Miranda, Rodrigo Paglieri e Tiago Botelho.
O Laboratório certamente vai oferecer oficinas de animação de poesia durante a II Bienal Internacional de Poesia (de 3 a 7 de outubro de 2010) e muitos dos trabalhos desenvolvidos vão ser aproveitados na mostra Obranome 2 e serão divulgados em DVD, além da internet.
Laboratório Quase-Cinema - Biblioteca Nacional de Brasília
Sala de cursos - Biblioteca Nacional de Brasília (Oficina de animação de poesia visual)
Auditório 2 - Museu Nacional do Complexo Cultural da República (Palestra de lançamento Quase-Cinema 2)
Sids Oliveira, Cezar Rocha, Fernando Camargos, Arthur Cordeiro, Alexandre Rangel, Solymar Cunha, Francisco Kaq, Nildo Moreira, Elmira Simeão, Antonio Miranda e Paulo Kauim (em baixo).Participantes do Curso de Animação de Poesia oferecido por Alexandre Rangel na sala de treinamento da Biblioteca Nacional de Brasília, em outubro de 2009.
Vejam o registro do Curso de Animação de Poesia Visual, dndo início às atividade de criação do Laboratório:
http://www.youtube.com/watch?v=ae78sWRiMz8
Página publicada em outubro de 2009
|