ANTONIO MIRANDA É HOMENAGEADO NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
O Ciclo de Palestras da Primavera, promovido pelo Espaço Cassiano Nunes, dedicou a sessão do dia 8 de setembro de 2009, a uma homenagem ao Professor Doutor Antonio Miranda. Teve lugar no auditório da Biblioteca Central da Universidade de Brasília, em cerimônia pública presidida por Maria de Jesus Evangelista (Majú, que dirige o Espaço dedicado à coleção de livros e à memória do professor e poeta Cassiano Nunes), a Dra. Sely Costa (diretora da BCE) e os encarregados da apresentação do homenageado foram as doutoras Elga Pérez-Laborde (do Depto. de Teoria Literária) e Elmira Simeão (chefe do Depto. de Ciência da Informação), que apresentaram os perfis literário e científico de Antonio Miranda, que também fez uso da palavra para falar de sua trajetória como escritor e pesquisador. Os textos farão parte de uma publicação do ciclo de palestras.
O texto da Dra. Elga Pérez-Laborde, relativo ao esperpentismo e à anti-poesia, privilegiou fragmentos das obras mais representativos do autor, com destaque para Tu País está Feliz, espetáculo poético-musical em cuja estréia , em 1971, na Venezuela, a palestrante esteve presente e rememorou o impacto causado pela obra naquele período de mudanças de valores em todo o mundo. Foi também lembrado que Tu País está Feliz, cuja primeira edição é de 1969, completa 40 anos.
Maria de Jesus Evangelista (Majú), Sely Costa, Elmira Simeão, Antonio Miranda e Elga Pérez-Laborde na cerimônia. Foto de Anibal Perea.
|