Patricia L. Boero em Brasília: a parceria pela Internet
“O que agrega os internautas são afinidades intelectuais
ou espirituais, formando coletivos de interesses comuns”.
André Lemos
“Surfando” na Internet, como de costume, acabei descobrindo um sitio com poesia venezuelana, assunto de meu permanente interesse. Escrevi para os editores parabenizando a seleção de poemas. Logo descobri que a revista eletrônica contactada – Zona Moebius –, para minha surpresa, está sediada em Buenos Aires e é dirigida por Patrícia L. Boero., uma poeta, cantora e compositora, artista plástica, webmaster, psicóloga... argentina.
Quem leu o Editorial anterior já sabe que logo nos tornamos amigos, que ela publicou meus poemas por lá e que eu aproveitei a onda e desembarquei em Buenos Aires em agosto passado, dando seguimento a uma amizade que nasceu pela troca de e-mails e que cresce no plano pessoal e também na parceria criativa e editorial.
Patrícia esteve em Brasília (de 17 a 24 de agosto passado) para participar do VIII Congresso Internacional de Humanidades, promovido pelo Instituto de Letras da Universidade de Brasília, e assistir a estréia de nosso recital Canções Perversas. Uma semana intensa. A cidade vivia dias de temperatura excepcionalmente alta, desconfortável, mas não inibiu nossa movimentação.
O ponto alto foi a magnífica exposição retrospectiva de Henri Moore no Centro Cultural Banco do Brasil. Percorremos a cidade, visitamos a editora Thesaurus e o editor Victor Alegria. Ela fez contato com poetas da cidade e ainda encontramos tempo para um fim de semana em PIrenópolis.
Patrícia anunciou aos participantes do já citado VIII Congresso Internacional de Humanidades a conexão ZONA MOEBIUS – ANTONIO MIRANDA: um projeto de edição conjunta de poetas ibero-americanos, publicados simultaneamente na Argentina e no Brasil, para ampliar os espaços de divulgação de nossa poesia. Os leitores lerão em castelhano na revista da Patrícia e em português em nossa página, transitando de uma para a outra instantaneamente, de forma hipertextual. Apostamos nesta estratégia para aproximar nossos autores e leitores, para vencer as barreiras lingüísticas que nos separam e promover a poesia de forma cooperativa, solidária.
Patrícia escolheu o título da seção conjunta: LUAR. E ficou encarregada da diagramação e da arte final dos textos, com a marca de qualidade de Zona Moebius. E já começamos a escolha dos poetas: Antonio Mengs, da Espanha; Affonso Romano de Sant´Anna, do Brasil; Jorge Eduardo Eielson, do Peru, residente na Itália e uma plêiade de autores que desejamos dar a conhecer ao nosso público, patrocinando as traduções requeridas no processo.
Autores contemporâneos, consagrados ou emergentes, que não tenham ainda um volume grande de traduções na Internet. De preferência, poemas ainda inéditos na web.
Mas temos outros projetos em mente, que revelaremos oportunamente, dando continuidade a um relacionamento criativo e afetivo.
|