Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

POEXÍLIO
edições especiais, livros-de-artista

CATÁLOGO

 

 

A POEXÍLIO não é uma editora comercial, não faz lançamento de livros, nem vende exemplares em livrarias ou pela internet. As edições são artesanais, em tiragens limitadas, numeradas e assinadas pelos autores e ilustradores; parcialmente impressas em gráfica digital caseira, completadas com gravuras e outras ilustrações (fotos, xilogravuras, etc). Algumas versões inconsúteis (páginas soltas e acondicionadas em caixas artesanais) ou encadernadas com papeis de bananeira e papelão pela artesã Giselma...   . Os exemplares são reservados para os autores e ilustradores, para os editores — Antonio Miranda e Zenilton Gayoso — e cedidos para bibliófilos e amantes da poesia, e um exemplar é doado para o acervo especial da Biblioteca Nacional de Brasília.

 

2018

 

MIRANDA, Antonio. DO ACERVAMENTO FÍSICO AOS REPOSITÓRIOS DIGITAIS NA EVOLUÇÃO DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA NO BRASIL por ANTONIO MIRANDA, palestra ilustrada apresentada no XX SNBU – Salvador, Bahia, 17 de abril de 2018. Veja o texto e ilustrações no PREZI: 

 

https://prezi.com/-9mz-5kwa3db/do-acervamento-fisico-aos-repositorios-digitais-na-evolucao

 

2017

MIRANDA, Antonio; RODRIGUES, Ricardo - Flagrantes de Leitura – Livro-de-artista de Antonio MIRANDA.  Fotos: Ricardo Rodrigues.  Versos:  Antonio Miranda. Brasília, DF: Poexílio, 2017.  Livro-de-artista, edição inconsútil de 27 folhas (soltas) fine-art, acondicionadas em caixa artesanal. 6 exemplares assinados pelos autores. Material previamente exposto na Casa do Brasil, em Madri, Espanha, em 2017. Ilus.          P&b.  23x31,5 cm.  

E-book: https://issuu.com/antoniomiranda/docs/flagantes_de_leitura

 

MIRANDA, Antonio.  AOS ENTES seguindo Karl R. Popper (poema-ensaio).  Brasília, DF: Poexilio, 2017.  Edição artesanal do poemário, ilustrado com poemas visuais de Antonio Miranda, encadernação especial de Giselma....  , costura japonesa. Tiragem: 9 exemplares.
E-book:
https://issuu.com/antoniomiranda/docs/aos_entes

 

2016

MIRANDA, AntonioArte Verbal 1959-2015. Brasília, DF: poexilio, 2016.  Livro inconsútil. ilus. col. Acondicionado em caixa de papel artesanal. Inclui folheto "2 textos sobre Arte Verbal / Poesia visual / Animaverbivocovisual" e um CD com poemas animados; e um exemplar do livro  "Poesia e ciberpoesia – Leitura de poemas de Antonio Miranda" de José Fernandes. Tiragem 30 exs.

 

MIRANDA, Antonio.  Controversos.  Brasília, DF: poexílio, 2016.  Livro de arte, 64 folhas em edição inconsútil (folhas soltas, sem costura), com 30 poemas de Antonio Miranda e 30 xilogravuras de Abraão Batista, acomodadas em caixa artesanal, revestida de folhas de bananeira. Seis (6) exemplares (para a Biblioteca Nacional de Brasília e bibliófilos amigos) e dois exemplares extras, para a biblioteca do poeta.  Edição em e-book:  https://issuu.com/antoniomiranda/docs/controversos

 

 

MIRANDA, Antonio.  Jesucristo astronauta: autosacramental sobre lo profano y lo divino. ANTONIO MIRANDA Texto poético e letras de músicas; XULIO FORMOSO Música; CARLOS GIMÉNEZ Direção teatral.  Brasília, DF: poexilio, 2016.  Inclui os textos em espanhol do espetáculo poético-musical de Antonio Miranda, da estreia no teatro do Ateneo de Caracas, Venezuela, sob a direção de Carlos Gim[enzes, com o grupo Rajatabla, em 1972. Inclui as imagens e textos da repercussão em jornais e revistas da cidade, e um CD com as músicas  compostas por Xulio Formoso. Editores: Zenilton de Jesus Gayoso Miranda e Antonio Miranda. Tiragem: 7 (sete) exemplares.  Texto integral em pdf:

http://www.antoniomiranda.com.br/obras_publicadas/consagradafamilia.pdf

 

2015

 

DELIRIUM TREMENS – tríade poética: ANTONIO MIRANDA, ZENILTON GAYOSO, SALOMÃO SOUZA.  Brasília, DF: Editora Poexílio, 2014. [45] p. 16,5x16,5 cm.  Projeto gráfico e ilustrações de Zenilton Gayoso.  Edição alternativa de 12 exemplares, confeccionados manualmente. Impressão sobre papel Marrakech, Linha Plus 120 g/m2, na cor Noz Moscada, e capa executada em papel Clear Plus, 230 g/m2, acondicionamento em luva artesanal.

 

MOISÉS, Carlos FelipeANIMALIA.  Brasília, DF: Poexilio, 2015. Gravuras originais de Zenilton Goyoso. Obra inconsútil, em caixa artesanal.  E-book:

https://issuu.com/antoniomiranda/docs/animalia_574898bde87c98

 

MIRANDA, AntonioPoemas. Versão russa e notas por Oleg Almeida.  Brasília, DF: Poexilio, 2015. Inclui originais de poemas de Antonio Miranda em português extraídos de diversos livros do autor e as respectivas traduções ao russo. Inclui as ilustrações (fotos e desenhos de amigos do poeta) que estão na seção "Poesia Ilustrada" no Portal de Poesia Ibero-americana (www.antoniomiranda.com.br), comemorando os 75 anos de vida do poeta.

https://issuu.com/antoniomiranda/docs/poemas

 

 

2014

MIRANDA, Zenilton de Jesus Gayoso. Semina.  Brasília, DF: poexilio, 2014.

Livro de Artista de Zenilton Miranda, composto a partir de aparas de papéis especiais de fibras naturais, com três xilogravuras, cinco desenhos em bico de pena, um desenho em grafite e onze poemas. Para a composição dos poemas foram utilizados tipos em carimbo e letras cursivas manuscritas. Do livro foram feitos dois exemplares: um com as gravuras, desenhos e manuscritos originais, doados ao poeta Antonio Miranda e outros com reprodução em giclê, para a coleção do artista. Acabamento da capa em tecido com costura japonesa.  E-book:

https://issuu.com/antoniomiranda/docs/semina

 

SEI NÃO – poiesofia poemas de ANTONIO MIRANDA e fotografias de SILVIO ZAMBONI. Brasília, DF: poexílio, 2014. 26 exemplares assinados pelos autores. 32X23 cm. Edição inconsútil, em caixa de papelão revestida de papel artesanal. Foi produzido em impressora Epson Stylus Pro 3880, fotografias em papel fine art Hahnemühle Photo Luster 260 gsm, sendo 26 fotos em índice, poesias sobre papel Marrakech 90g/m2, em edição inconsútil (folhas soltas), E-book do livro no ISSUU:
https://issuu.com/antoniomiranda/docs/sei_n__o

 

ZAMORA, Gómez de; MIRANDA, Antonio.  Laberinto  - veinte y ocho caligramas y un poema.  Brasília: Poexilio, 2014.  Livro inconsútlil, folhas soltas com 28 caligramas de Gómez de Zamora e um poema de Antonio Miranda, bilíngue português e espanhol, impresso sobre papel  Filipaper Granito 180 g/m2, nas cores natural, blue e green. Os textos foram compostos em fonte Arial. Acompanha a edição caixa artesanal (e projeto gráfico de Zenilton de Jesus Gayoso Miranda) recoberta com tecido. Edição limitada a 30 exemplares, numerados e assinados pelos autores.

Obs. este livro de arte foi executado a partir de uma caixa original, exemplar único, elaborado pelo artista espanhol Gómez de Zamora.

O texto está disponível em formato de e-book no portal http://issuu.com/antoniomiranda

 

MIRANDA, Antonio. INFÂNCIA. Brasília: Poebiblio, 2014.  04 exemplares. Livro de Antonio Miranda, com poemas da infância do poeta e ilustrações de Roland Grau, com fotos e imagens, seguidos de um texto de Lilian Bernardes "Pesquisador brasileiro eminente: trajetória  de desenvolvimento e realizações  - Eminent Brazilian researcher: career development and achievements",  incluindo uma xilogravura original de Abraão Batista.

Projeto gráfico de Zenilton de Jesus Gayoso Miranda Brasil. Papéis especiais. Livro de arte, com um e-book:  http://issuu.com/antoniomiranda

 

2012


IVO, Lêdo.
  Poesia breve.  Brasília, DF: Poexílio, 2012.  Ilustrações originais de Zenilton Gayoso. Inclui trinta poemas de Lêdo Ivo selecionados pelo autor, um poema e um estudo crítico de Antonio Carlos Secchin homenageando o poeta da Academia Brasileira de Letras, e nove ilustrações de Zenilton de Jesus Gayoso Miranda, impressas sobre papel Evenglow 120 g/m2, com guarda de papel Clear Plus 92 g/m2. Texto composto em fontes Candara e Calibri e impresso sobre papel Marrakech 90 g/m2. Capa em tecido, com costura japonesa. Editores Antonio Miranda e Zenilton de Jesus Gayoso Miranda. Edição limitada de 40 exemplares, numerados e assinados pelo autor e pelo ilustrador. E-book:

https://issuu.com/antoniomiranda/docs/poesia_breve

 

MIRANDA, Antonio.  PANTANAL – MAR DE XARAÉS :  poema de Antonio Miranda, foi publicado em homenagem ao educador Pedro Chaves dos Santos. Brasília, DF: poexilio, 2012

Inclui 11 fotografias do poeta que registram uma "comitiva" de pantaneiros, tomadas em 2006, e uma imagem do homenageado (fotógrafo Miguel Palácios), impressas sobre papel Evenglow 120 g/m2, com guarda de papel Clear Plus 92 g/m2.

 

Texto composto em fonte Book Antiqua Italic e impresso sobre papel Marrakech 90 g/m2. Capa em tecido, com costura japonesa. Editores Antonio Miranda e Zenilton de Jesus Gayoso Miranda. Edição limitada de 50 exemplares, acondicionados em luvas de cartão revestidas com papel artesanal, numerados e assinados pelo autor. Livro pioneiro nas atividades editoriais de Zenilton Gayoso e Antonio Miranda, não aparece ainda o nome da editora Poexílio. E-book livre:

https://issuu.com/antoniomiranda/docs/pantanal

  

 

 

NUNES, Cassiano. Prisioneiro do arco-írisBrasília, DF: Poexilio, 2012.  Edição Comemorativa dos 50 anos de criação da Universidade de Brasília e do cinquentenário da primeira edição de Prisioneiro do Arco-Íris (recriação a partir da edição da Massao Ohno Editora, São Paulo, 1972). Impressa especialmente para o lançamento no I Seminário sobre o futuro do livro: a trajetória do livro de arte no Brasil. (Brasília, DF, 29 e 30 de outubro de 2012), organizado pela Faculdade de Ciência da Informação. PATROCÍNIO Comissão do Cinquentenário da Universidade de Brasília APOIO Biblioteca Central da Universidade de Brasília — MSc. Neide Aparecida Gomes REALIZAÇÃO Faculdade de Ciência da Informação — Dra. Elmira Simeão Núcleo de Editoração e Comunicação NEC / FCI / UnB — Dra. Cláudia Neves Lopes, — Dra. Maria de Jesus Evangelista, curadora do Espaço Cassiano Nunes na Biblioteca Central da UnB. Projeto editorial de Zenilton Gayoso e Antonio Miranda. Tiragem: 40 exemplares. E-book:

https://issuu.com/antoniomiranda/docs/prisioneiro_do_arco_iris_2

 

 

MIRANDA, Antonio.  IMAGEM&AÇÃO (poema-ensaio – um poema textual sobre o imagismo).  Brasília: Poexílio, 2012.

 

Texto produzido em Madri, Espanha, em abril de 2011. Inclui 56 folhas formato A4 impressas a laserjet sobre papel couchê e 10 vinhetas em papel Canson laminado.  Volume costurado à mão, recoberto de polietileno transparente e acondicionado em caixa de plástico. Todos os exemplares assinados pelo autor.

 

Edição de 22 exemplares, sendo dois para o autor, para os editores (Antonio Miranda e Zenilton de Jesus Gayoso Miranda), e um exemplar para os poetas e críticos Antonio Carlos Secchin, Elga Pérez-Laborde, Ésio Macedo Ribeiro, José Fernandes, Oto Dias Reifschneider, Salomão Sousa, Sylvia Cyntrão, Zélia Bora e 10 para a reserva técnica. E-book:

https://issuu.com/antoniomiranda/docs/imagemeacao

 

 

2010

 

 

MIRANDA, Antonio.  artefício  artefacto. Poemas até então inéditos e fotografias de um artefacto de Gómez de Zamora,  Edição artesanal

de 12 exemplares: para os autores e seus amigos Antonio Carlos Secchin, Ésio Macedo Ribeiro, José Fernandes, Oto Dias Becker Reifschneider, Sylvia Cyntrão, Wlademir Dias Pino / Regina Pouchain, Zelia Bora e  1 exemplar para a Biblioteca Nacional de Brasília e 2 exemplares para a reserva técnica. Editores Antonio Miranda e Zenilton de Jesus Gayoso Miranda.

 

Um e-book: https://issuu.com/antoniomiranda/docs/arteficio2

 

 

 

 

 

EDIÇÕES DE LIVROS-DE-ARTISTA
que anteciparam e que levaram á criação da editora POEXILIO:

 

 

 

MIRANDA, AntonioNO HOSPITAL. Poema de Antonio Miranda em edição artesanal de 08 exemplares, registrando texto do poeta escrito durante sua internação em hospital em Brasília, 2010. Fora de comércio, para amigos. Foto design da capa, por Juvenildo Barbosa Moreira.

Capa costurada com papel reciclado. Exemplares assinados pelo Autor.
Edição anterior à criação da Poexilio....

Texto integral em:

http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_ilustrada/portugues/no_hospital.html

 

 

SOMENTE EM FORMATO DE E-BOOK:

 

BOMFIM, Renata.  Impermanência.   Brasília, DF: Poexilio, 2015.  E-book a partir de um livro-de-artista (ilustrado) da autora, disponibilizado como e-book no Portal de Poesia Ibero-americano:

https://issuu.com/antoniomiranda/docs/impermanencia

 

 

DIAS-PINO, WLADEMIR.  A AVE. Poema concreto de Wlademir Dias-Pino.  Brasília, DF: Poexilio, 2015.  E-book a partir do fac-simile do célebre poema de 1956, com um texto introdutório de Rogerio Camara

https://issuu.com/antoniomiranda/docs/wlademir_dias_pino

 



 
 
 
  Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar